“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

… presidente da Câmara que foi o “dia mais dramático” da história do concelho.

Cerca de 98 por cento da floresta do concelho foi dizimada por um incêndio de grandes dimensões. “Isto foi um furacão autêntico”, constata José Carlos Alexandrino a propósito de “uma coisa medonha” em que “não há palavras que expliquem”. Num primeiro momento a preocupação  foi proteger as habitações, mas depressa se passou para o plano de defender as pessoas, obrigando à evacuação de centenas de oliveirenses. “Fizemos o que era possível e o impossível. Mas, não foi o suficiente para evitar as oito mortes”, lamenta o autarca, que ainda assim realça as “muitas vidas” que foram salvas pela ação dos bombeiros, sapadores e todos os elementos afetos à Proteção Civil Municipal. “Poderia ter sido uma catástrofe pior que a de Pedrógão”, entende ainda o autarca, para quem o dia 15 de outubro foi “o pior” da história do concelho.

O incêndio causou a destruição de 200 habitações, sendo que mais de metade correspondem a primeira habitação, assim como a morte de mais de três mil ovinos, cavalos e vacas e 3500 perdizes. Várias habitações mantêm-se sem água, nem luz.

À tragédia somam-se ainda várias unidades industriais destruídas. “Poderá ultrapassar as 400 pessoas sem trabalho”, refere o autarca que acredita na recuperação daqueles espaços, por via do esforço dos empresários, com o apoio do Município, de mecanismos do governo e fundos comunitários. “Integraremos as pessoas nas Juntas de freguesia e Câmara Municipal”, admite o autarca até que os empresários recuperem as suas unidades. “Acredito na dinâmica dos empresários de Oliveira do Hospital. Não são homens de desistir e nós não vamos desistir do nosso concelho”, assegura o autarca.

image_pdfimage_print
Previous Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país
Next Falso alarme gerou pânico total na cidade de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Educação

Abertura Solene das Aulas do IPC acontece hoje em Oliveira do Hospital

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinala, com uma cerimónia que se realiza hoje, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, …

Última Hora

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Região

Empresa Secil doa material para reconstrução de casas em Góis

A Autarquia de Góis recebeu da parte da Secil, uma das principais empresas produtoras de cimento em Portugal, uma avultada quantidade de cimento.

Região

GNR desmantelou rede de tráfico de droga na região Centro

A GNR anunciou hoje ter desmantelado uma rede de tráfico de droga na Região Centro na sequência de oito meses de diligências, que levaram à detenção de três homens.

Região

Dois bombeiros feridos, um em estado grave, no combate ao fogo em Arganil

Dois bombeiros ficaram, hoje, feridos no incêndio em Teixeira, concelho de Arganil, na sequência de um acidente com um veículo de combate ao fogo.

Informação

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Desporto

FCOH começa o Distrital de Hora da AFC com uma goleada de 5-1

Depois da taça, a goleada repete-se, agora para o Distrital de Honra. Uma partida que se tornou fácil de mais para os homens da casa, marcando nos primeiros segundos de jogo,

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Região

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Destaque

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Sociedade

Adiber promove sessões de divulgação do PDR2020

A ADIBER vai promover um conjunto de sessões, nos concelhos onde intervém, a propósito das candidaturas ao DLBC no âmbito da implementação …

Destaque

Ricardo Araújo Pereira apoia vítimas de Oliveira do Hospital. Conta solidária já ultrapassa os 58 mil euros

É já no próximo sábado, dia 14 de abril, pelas 21h30, que a Casa da Cultura César Oliveira recebe “Uma conversa sobre assuntos”, um espetáculo de Ricardo Araújo Pereira.

Região

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Informação

Nasceu mais um bebé no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Na tarde de hoje, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “assistiu” a mais um nascimento de uma criança oliveirense.

Região

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Informação

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Sociedade

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Sociedade

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Última Hora

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Informação

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram, hoje de manhã, encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Informação

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva

Informação

Queda de neve obrigou ao corte de duas estradas no distrito de Viseu

A queda de neve no norte do distrito de Viseu obrigou hoje ao corte de duas estradas e ao transporte de crianças de aldeias de Castro Daire…

Informação

“Espaço BLC3” estreia esta terça-feira na Rádio Boa Nova

“Espaço BLC3 – Ciência no Interior” é o novo programa que inicia, hoje, na Rádio Boa Nova, numa parceria com a BLC3- Campus de Inovação e Tecnologia.