Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

O Estado vai investir 560 mil euros nos próximos três anos na recuperação da Mata da Margaraça, em Arganil, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e que foi destruída pelos incêndios.

Luís Paulo Costa, presidente do Município de Arganil entende que “este projeto tem muito a ver com a reconversão de povoamentos florestais em que predominavam as espécies autóctones”, antes dos fogos de 2017.

Com uma área de 68 hectares, a mata constitui “uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural das encostas xistosas da região Centro de Portugal, tal como existiria há séculos, e evidencia-se bem na paisagem alterada pelos fogos florestais da Serra do Açor”, salienta uma resolução do Conselho de Ministros, publicada esta semana no Diário da República.

O programa de recuperação da área ardida da Serra do Açor vai ser concretizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com apoio do município de Arganil, no distrito de Coimbra, que tem a responsabilidade de promover a participação dos pequenos proprietários da freguesia da Benfeita, um trabalho que conta com a ajuda de organizações locais.”O sucesso do projeto depende muito do envolvimento dos privados”, sublinhou Luís Paulo Costa.

Na área protegida da Serra do Açor, com uma extensão de 373 hectares, “encontram-se dois sítios de especial interesse: a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena”, refere a resolução do Conselho de Ministros.

“O interesse na proteção, conservação e gestão deste território está sublinhado pelo facto de incluir a Mata da Margaraça, que integra a Rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa e por ser considerado um Sítio de Importância Comunitária, o Complexo do Açor (PTCON00051), no âmbito da Rede Natura 20002”, salienta.

Luís Paulo Costa realçou a necessidade de reflorestar as áreas ardidas com árvores e arbustos da primitiva flora lusitana, impedindo ao mesmo tempo a propagação de espécies exóticas e invasores, com destaque para o eucalipto e a mimosa.

O autarca do PSD defendeu uma maior divulgação da Mata da Margaraça, com a Câmara Municipal de Arganil a apostar na sensibilização da comunidade para a sua preservação, objetivo em que as escolas do concelho têm vindo igualmente a empenhar-se nos últimos anos.

Além da aquisição de uma viatura e diverso equipamento, o projeto inclui a contratação de cinco pessoas para executar as ações, designadamente nos domínios da prevenção, como gestão de faixas de combustível, recuperação e abertura de acessos, valorização e recuperação de habitats naturais, vigilância no combate a incêndios e operações de rescaldo. A iniciativa é financiada com verbas do Fundo Ambiental e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

com:lusa.pt

Previous SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018
Next Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

Artigos Relacionados

Última Hora

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.

Informação

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, no cumprimento de mandado emitido pelo Departamento de Instrução e Ação Penal de Aveiro,…

Região

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Última Hora

Feira de Tondela vai apoiar na reconstrução de casas destruídas pelos fogos

Três dos dez dias da Feira Industrial e Comercial de Tondela (Ficton) terão entrada paga com o objetivo de apoiar a reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de outubro de

Destaque

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício

Região

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Informação

Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

O prazo para os pedidos de financiamento destinados a recuperar segundas habitações danificadas pelos incêndios do ano passado foi prolongado até 30 novembro, de acordo com uma portaria hoje publicada

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Última Hora

“Água Hotels” vai explorar “Hotel Nelas Parq” nos próximos 10 anos

O Hotel Nelas ParQ vai ser explorado pelo Grupo Internacional de hotéis, “Água Hotels”, nos próximos 10 anos, com início neste mês de julho..

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Última Hora

IP Guarda e Câmara de Fornos de Algodres assinam protocolo em prol da qualidade da água

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à elaboração de um Plano Estratégico de

Última Hora

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso