Estado do tempo melhora a partir de hoje

Estado do tempo melhora a partir de hoje

image_pdfimage_print

Depois de o mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana, em especial no domingo, prevê-se, a partir do início da tarde de hoje, céu pouco nublado ou limpo, neblinas ou nevoeiros e sem precipitação.

Segundo o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje prevê-se céu muito nublado na região sul e no interior da região centro, tornando-se depois pouco nublado ou limpo a partir da tarde.

A chuva forte de domingo causou inundações e quedas de árvores um pouco por todo o país, sendo os distritos de Lisboa e Setúbal os que registaram mais ocorrências (400 inundações em casas e estradas), segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

“Os valores de quantidade de pluviosidade ainda não foram validados, mas no domingo tivemos máximos acumulados em 24 horas na Pampilhosa da Serra (Coimbra) de 152,7 milímetros. Isto foi um extremo. Mas, de um modo geral, nas nossas estações os níveis de maior pluviosidade acumulada situaram-se entre os 60 e os 68 milímetros”, adiantou o meteorologista.

De acordo com Bruno Café, em Lisboa os valores acumulados em 24 horas rondaram os 65 milímetros em duas estações (Cabo Raso e Gago Coutinho).

“Em Lisboa por ano temos mais ou menos 600 milímetros acumulados”, ou seja no domingo, em Lisboa, caiu 10% dessa precipitação. “Só aí já vemos que foi muita precipitação”, disse.

No entanto, segundo Bruno Café, o pior já passou e a partir de hoje o estado do tempo vai melhorar significativamente.

“Hoje ainda há probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, mas serão pontuais e no litoral durante a manhã e no sotavento algarvio, mas de um modo geral serão fracos, se ocorrerem na Serra da Estrela (que é pouco provável) serão de neve. O vento vai soprar fraco do quadrante norte moderado a partir da tarde nas terras altas e de manhã neblinas ou nevoeiros matinais”, disse.

O meteorologista destaca também que está prevista uma descida acentuada da temperatura mínima em relação aos dias anteriores da ordem dos 7/9 graus celsius, sendo de 8 a 9 graus em alguns locais.

“Para terça-feira já se prevê um dia de céu pouco nublado ou limpo, prevendo-se uma maior nebulosidade na região sul, neblinas ou nevoeiros matinais, mas não se prevê precipitação. De um modo geral nos próximos dias não vai haver precipitação, salientou.

Bruno Café adiantou ainda que está também prevista uma subida gradual das temperaturas da ordem os 2 a 4 graus a partir de terça-feira.

Previous Quase 500 ocorrências no país devido ao mau tempo
Next Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”

Artigos Relacionados

Sociedade

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Informação

António Costa lançou requalificação do IP3

O primeiro-ministro presidiu, esta manhã, ao lançamento da empreitada de requalificação do IP3  entre os nós de Penacova e Lagoa Azul, no distrito de Coimbra.

Sociedade

Queimada provocou incêndio em Santa Ovaia

Vinte e seis bombeiros e sete viaturas combateram hoje um incêndio rural que deflagrou cerca das 11h35, na Quinta da Cal, Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital.

Região

“Não faltam verbas” para reconstruir casas destruídas pelos incêndios de 2017

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, no passado sábado, que mais de metade das casas destruídas pelo incêndio de outubro de 2017 estão concluídas e

Informação

Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

ESTGOH colocou 49 alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 49 novos alunos, mais nove do que no ano passado. Contabilidade e Administração foi o

Educação

Alunos de Oliveira do Hospital de visita ao Zoológico

Mais de 700 alunos dos jardins de infância e 1º Ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital estão hoje de visita ao Jardim Zoológico, em Lisboa.

Sociedade

Greve dos motoristas de matérias perigosas já esgotou combustíveis em muitos postos no país

O abastecimento de combustível está, hoje, a ser afetado pela greve dos motoristas de matérias perigosas, contando-se já com centenas de postos de combustíveis paralisados.

Informação

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Última Hora

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.

Região

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra.