“Esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”

“Esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”

No dia em que se assinalou um ano após a tragédia que assolou o concelho de Oliveira do Hospital, decorreu ontem, nos Paços do Concelho, uma sessão evocativa em memória das vítimas mortais.

Na sessão, o povo oliveirense e várias entidades foram também homenageados pela força, coragem e vontade em fazer renascer o concelho.

Na abertura da cerimónia, Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal, começou por enaltecer o papel de todas as entidades, na medida em que “têm dado o melhor de si para ajudar o concelho a renascer”. Crente de que o concelho está, de facto, a renascer, Dulce Pássaro compreende, porém, a expectativa dos oliveirenses “relativamente ao processo que todos desejariam que fosse mais depressa”, no que diz respeito à reconstrução das habitações. “Estamos a falar de processos que são demorosos e complexos, com muita burocracia. Mas a burocracia é necessária para garantir que os dinheiros públicos são gastos com controlo”, disse, realçando que “sendo um dia triste, é um dia que, de qualquer das formas, podemos considerar de esperança”.

Por sua vez, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, que ao longo da sua intervenção se mostrou emocionado, dirigiu as suas primeiras palavras às famílias das vítimas mortais, solicitando aos presentes um minuto de silêncio em sua memória.

Depois de pronunciar os nomes das 13 vítimas, o autarca fez questão de anunciar que, após um telefonema com Marcelo Rebelo de Sousa, que não pôde estar presente por estar de visita a outros concelhos afetados, o Presidente da República fez questão de mandar um abraço às famílias e queimados “que foram surpreendidos” pelo fogo.

“Estamos a homenageá-los porque eles foram uns heróis e acabaram por ser sacrificados”, afirmou José Carlos Alexandrino, evidenciando “quantas angústias e quanta dor tiveram as famílias”.

“Percebo a dor das famílias. Não conseguimos amenizar a dor porque não conseguimos trazer de volta os vossos familiares, mas quero dizer que estamos convosco com coração. Sabemos que a vida é difícil e que não volta a ser igual”, disse o autarca, deixando o conselho de que “a dor tem de deixar de ser aquela dor que rasga o corpo e a alma, mas tem que ser uma dor de saudade doce, de recordar os bons momentos”.

Para José Carlos Alexandrino, o grande incêndio “foi a maior tragédia que aconteceu na região” e, por isso, “o povo oliveirense é herói”.

Na ocasião, o autarca enalteceu o papel de várias entidades, entre elas, os bombeiros e GNR pelo empenho e dedicação. “Os bombeiros tiveram uma participação enorme. Há coisas impossíveis e naquela noite era impossível. Os bombeiros não podiam chegar a todo o lado. Fizeram os possíveis e impossíveis”, disse, realçando que é incompreensível o facto de terem sido “alvos de tantas críticas”.

Num balanço deste ano após a tragédia, José Carlos Alexandrino reforça que “o trabalho de recuperação e renascimento é um trabalho coletivo do povo oliveirense”.

Quero que sejam felizes novamente, esquecendo o que é mau. Mas há coisas que nunca esquecemos. E esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”, concluiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes
Next Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

Artigos Relacionados

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Informação

Dois mortos em acidente entre carro e camião em Aveiro

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, esta madrugada, na sequência de um acidente entre um veículo pesado e um ligeiro, em Aveiro

Desporto

Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu mais uma vez, a Taça Hugo dos Santos em Basquetebol, Neste primeiro dia assistiu-se a dois jogos bem diferente e que já deram adversários para as

Nacional

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Última Hora

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Última Hora

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Informação

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Programas

Zé Conde e Natália Novais retomam programação na Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, conhecidas vozes da Rádio Boa Nova, retomam hoje, dia 2 de novembro, os programas em direto na estação.

Destaque

Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos

O Município de Oliveira do Hospital está a apelar aos proprietários de terrenos rústicos, para que “procedam rapidamente ao arranque dos pequenos eucaliptos que, depois do incêndio de 15 de

Informação

Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude

O Município de Penacova associa-se, no dia 12 de agosto, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, este ano dedicado ao tema

Educação

A antecipação do arranque do novo ano letivo na Rádio Boa Nova

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, antecipa amanhã, dia 7 de setembro,  na Rádio Boa Nova o novo ano letivo.

Última Hora

Enxurrada de lama agravou estado da Praia Fluvial de Avô

Uma enxurrada de lama agravou, ontem à tarde, o estado da Praia Fluvial de Avô que já se encontrava interdita a banhos devido ao lodo, cinzas e cascalho que foram

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Informação

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Última Hora

FCOH ganha frente ao Condeixa. Lagares e ADN acabam em empate.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) trouxe, este domingo, para casa uma vitória por uma bola frente ao Condeixa Futebol Clube.

Informação

EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 9 de junho, a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Assunção Cristas defendeu unidade de missão para reconstrução na visita a empresas devastadas pelo fogo em Oliveira do Hospital

Depois de visitar a corporação de bombeiros na cidade de Oliveira do Hospital, Assunção Cristas testemunhou, esta manhã,..

Informação

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa

Destaque

Município de Oliveira do Hospital vai requalificar Bairro Social João Rodrigues Lagos

O Município de Oliveira do Hospital já aprovou os procedimentos concursais para a reabilitação do Bairro Social João Rodrigues Lagos.

Região

Candidatura liderada pelo CDS quer respostas sobre processo de remoção de amianto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A Coligação Construir o Futuro (CDS-PP / MPT / PPM), em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, manifesta a sua “preocupação e apreensão com o desenrolar do processo de substituição