“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, realizou, este fim-de-semana, o 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, que ficou marcado por palavras de conforto, solidariedade e esperança aos cerca de 30 pastores/ criadores que participaram.

Na sessão de encerramento, onde decorreu a entrega de prémios, Manuel Marques, presidente da Associação, mostrou-se preocupado com o futuro da profissão de pastor. “Tenho receio do que poderá acontecer depois de os idosos partirem”, disse, lançando um “repto” aos representantes do governo presentes na cerimónia. “Nós temos que pensar nas raças autóctones deste país. Não podemos, de forma alguma, subsidiar uma ovelha lacaune e não uma ovelha Serra da Estrela porque qualquer dia nós não conseguimos aliciar novos jovens. A agricultura, nomeadamente a pastorícia, é um trabalho muito difícil. Se não for sustentável e rentável os jovens não vêm para esta atividade”, afirmou Manuel Marques.

Para o responsável, deve haver uma majoração, “no sentido de os pastores poderem ter um benefício diferente daqueles que têm as raças exóticas”.

Fernando Bernardo, diretor-geral de Alimentação e Veterinária, em representação do Secretário de Estado da Agricultura, na ocasião, dirigiu palavras de solidariedade às gentes de Oliveira do Hospital pelo “flagelo” ocorrido no dia 15 de outubro. Posteriormente, enalteceu o trabalho desenvolvido pela ANCOSE, “no sentido de recuperar o que se perdeu com os incêndios, em relação ao efetivo de ovelhas Serra da Estrela”.

“É um trabalho que reconhecemos com muito meritório e terão sempre, da parte do ministério da agricultura, apoio incondicional sobretudo nestas atividades que se relacionam com a preservação das raças autóctones”, garantiu.

O trabalho da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela voltou a ser reconhecido, desta vez por José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense que salientou “o empenho, apoio e profissionalismo” prestado aos criadores. “Eu sou testemunha deste empenho dos técnicos da ANCOSE, de uma forma coletiva e unida à sua direção”, afirmou.

Quanto ao Centro de Recria, que já proporcionou a entrega de 400 borregas aos pastores que perderam os seus animais no grande incêndio, o autarca defende que “foi um passo importante na defesa da raça bordeleira”, garantindo que a Câmara Municipal continuará “disponível para continuar a apoiar”.

José Carlos Alexandrino mostrou ainda o seu desagrado perante a falta de apoios aos agricultores, por parte do estado. “Ninguém se preocupe por eu ser eleito por um governo que é da mesma cor da minha Câmara Municipal. Os interesses das minhas pessoas são mais importantes do que qualquer interesse partidário”, referiu.

Na ocasião, o presidente adiantou que, “em Oliveira do Hospital, foi aprovado um PROVER do Queijo, com cerca de três milhões de euros”, “que vai fazer a diferença no futuro”, como uma outra ajuda aos criadores lesados do incêndio.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa
Next Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Artigos Relacionados

Última Hora

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Informação

Homem encontrou cannabis quando apanhava míscaros no concelho de Oliveira do Hospital

Um homem encontrou um porta sacos com mais de dois quilos de cannabis, quando procedia à apanha de míscaros na localidade de Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira

Última Hora

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Informação

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Educação

Oliveira do Hospital recebe 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital vai receber, pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra.

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Última Hora

DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

A Direção-Geral da Saúde recomenda a população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas muito elevadas até ao fim de semana, que poderão atingir

Nacional

Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou, desde as 00h00 até às 20h00 de quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Cultura

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Sociedade

Oliveira do Hospital investe “forte” no incentivo às compras e animação de Natal

Em plena quadra natalícia, aposta do município e da ADI volta a ser de incentivo às compras no comércio local. Sorteio de Natal, concurso de Montras surgem a par de