“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, realizou, este fim-de-semana, o 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, que ficou marcado por palavras de conforto, solidariedade e esperança aos cerca de 30 pastores/ criadores que participaram.

Na sessão de encerramento, onde decorreu a entrega de prémios, Manuel Marques, presidente da Associação, mostrou-se preocupado com o futuro da profissão de pastor. “Tenho receio do que poderá acontecer depois de os idosos partirem”, disse, lançando um “repto” aos representantes do governo presentes na cerimónia. “Nós temos que pensar nas raças autóctones deste país. Não podemos, de forma alguma, subsidiar uma ovelha lacaune e não uma ovelha Serra da Estrela porque qualquer dia nós não conseguimos aliciar novos jovens. A agricultura, nomeadamente a pastorícia, é um trabalho muito difícil. Se não for sustentável e rentável os jovens não vêm para esta atividade”, afirmou Manuel Marques.

Para o responsável, deve haver uma majoração, “no sentido de os pastores poderem ter um benefício diferente daqueles que têm as raças exóticas”.

Fernando Bernardo, diretor-geral de Alimentação e Veterinária, em representação do Secretário de Estado da Agricultura, na ocasião, dirigiu palavras de solidariedade às gentes de Oliveira do Hospital pelo “flagelo” ocorrido no dia 15 de outubro. Posteriormente, enalteceu o trabalho desenvolvido pela ANCOSE, “no sentido de recuperar o que se perdeu com os incêndios, em relação ao efetivo de ovelhas Serra da Estrela”.

“É um trabalho que reconhecemos com muito meritório e terão sempre, da parte do ministério da agricultura, apoio incondicional sobretudo nestas atividades que se relacionam com a preservação das raças autóctones”, garantiu.

O trabalho da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela voltou a ser reconhecido, desta vez por José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense que salientou “o empenho, apoio e profissionalismo” prestado aos criadores. “Eu sou testemunha deste empenho dos técnicos da ANCOSE, de uma forma coletiva e unida à sua direção”, afirmou.

Quanto ao Centro de Recria, que já proporcionou a entrega de 400 borregas aos pastores que perderam os seus animais no grande incêndio, o autarca defende que “foi um passo importante na defesa da raça bordeleira”, garantindo que a Câmara Municipal continuará “disponível para continuar a apoiar”.

José Carlos Alexandrino mostrou ainda o seu desagrado perante a falta de apoios aos agricultores, por parte do estado. “Ninguém se preocupe por eu ser eleito por um governo que é da mesma cor da minha Câmara Municipal. Os interesses das minhas pessoas são mais importantes do que qualquer interesse partidário”, referiu.

Na ocasião, o presidente adiantou que, “em Oliveira do Hospital, foi aprovado um PROVER do Queijo, com cerca de três milhões de euros”, “que vai fazer a diferença no futuro”, como uma outra ajuda aos criadores lesados do incêndio.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa
Next Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Artigos Relacionados

Destaque

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Região

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Região

Incêndios: Pampilhosa da Serra apoia reconstrução de segundas habitações

Um regulamento que viabiliza o apoio à reconstrução de segundas habitações de Pampilhosa da Serra, afetadas pelos incêndios de 2017, vai ser apresentado à Assembleia Municipal, na sexta-feira, após ter

Última Hora

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Informação

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Última Hora

Município de Seia com comemorações alusivas ao 25 de abril

A Câmara e Assembleia Municipal de Seia estão a promover um espetáculo musical de modo a assinalar a revolução dos cravos de 1974, que vai decorrer nos dias 24 e

Última Hora

CCDRC entregou chaves de habitações em Seia e garante que até ao final do ano “muitas habitações” estarão concluídas

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu hoje que até ao final do ano possam estar finalizadas as obras de “muitas habitações” que foram

Última Hora

Nelas celebra Dia Europeu do Enoturismo com visita a produtores de vinho afetados pelos incêndios

O Município de Nelas celebra, no próximo dia 11 de novembro, o Dia Europeu do Enoturismo, instituído em 2009 pela Recevin, com a visita a produtores de vinho afetados pelos

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Região

CIM Região de Coimbra promoveu iniciativa inovadora na Gestão do Risco à Escala Intermunicipal

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra promoveu esta terça-feira, uma mesa redonda sobre “Gestão do Risco à Escala Intermunicipal – A Capacitação da CIM-RC” que de forma inédita contou

Informação

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Região

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Informação

Campanha da FPF já reconstrói as sete primeiras casas, uma delas em Oliveira do Hospital

O dinheiro recolhido pela Federação Portuguesa de Futebol na campanha “Tudo por Portugal” está já a ser aplicado na reconstrução de sete casas de primeira habitação nas zonas mais afetadas

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Última Hora

Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

O período antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital ficou marcado pela intensa troca de palavras entre o deputado do PSD, Rafael Costa  e o

Educação

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Sociedade

Governo reconhece fogos como “catástrofe natural”

O Governo reconheceu como “catástrofe natural” os prejuízos causados pelos incêndios nas regiões norte e centro do país em julho e agosto passado,…

Informação

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Informação

Município oliveirense lança concurso para memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abriu um concurso de ideias para a criação de um memorial de homenagem às vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) exigiu este sábado que o ministro da Agricultura e que a direção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Sociedade

“A política de subsídios (por ovino Serra da Estrela) tem que ser alterada”, defende a Ancose

A redução de cerca de 40 mil animais em cinco anos em todo o efetivo da Região Demarcada da Serra da Estrela está a preocupar a Ancose- Associação Nacional de

Sociedade

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, …

Sociedade

Mundo: Acidente rodoviário na Alemanha causou 31 feridos e há desaparecidos

Um autocarro colidiu com um camião e incendiou-se esta manhã na Alemanha, causando pelo menos 31 feridos, informou a polícia, citada pela Associated Press.