Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas
8 Junho, 2018 1113 Views

Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Dirigentes e técnicos do Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da FNAPF – Federação Nacional das …

… Associações de Proprietários Florestais realizaram esta quinta feira uma visita às áreas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital e parte do concelho de Seia com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir o surgimento de novas pragas e doenças na fileira do pinho no pós incêndio.

No decorrer da visita de campo, o presidente do Centro Pinus, João Gonçalves, deu conta precisamente do “impacto brutal”, que iniciativas desta natureza podem ter em futuras ações na região. “Estamos aqui com o envolvimento da FNAPF para abastecer informação e garantir que a informação chegue aos técnicos que vão dar suporte às ações nesta região” sublinhou o dirigente, que face à “desgraça” que atingiu “profundamente” a região o ano passado, quer poupar de novas pragas e doenças o que resta do património florestal. “Interessa-nos dar suporte técnico aos técnicos que vão interagir com a recuperação desta região para a proteger de futuros ataques do ponto de vista sanitário, que agravem ainda mais as perdas”, referiu, lembrando que a fileira do pinho representa mais de 80% das empresas e do emprego do setor florestal na região interior Centro. E por isso, concluía “ não podemos correr o risco de a perder”.

Também o presidente do INIAV, Nuno Canada, reforçou a importância, nesta altura – uma fase propícia ao surgimento de pragas e doenças, de vir ao terreno partilhar e transferir o “muito conhecimento” que o instituto tem nesta matéria, com os técnicos e produtores florestais. “Há áreas que arderam e outras que não arderam e essas têm de ser tratadas para evitar novas pragas e doenças”, afirmou, mostrando-se “fortemente empenhado” em apoiar a FNAPF neste trabalho.

Anfitrião e parceiro desta iniciativa, o presidente da FNAPF, Vasco Campos, destacou, por sua vez, o “grande conhecimento técnico” daquelas duas instituições em termos de pragas e doenças do pinheiro, conhecimento esse que é “importante” nesta “nova fase que estamos a viver”, pois nunca tinha havido antes um fogo com as dimensões do ocorrido a 15 de outubro.

image_pdfimage_print
Previous "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Next Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança aplicação de comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disponibiliza, agora, de um novo canal de comunicação, inserido no seu site institucional, que visa estreitar a proximidade com os cidadãos, ao estimular

Informação

Um militar da GNR morto a tiro e outro ferido. Suspeitos estão em fuga

Um militar da GNR foi hoje morto e outro ferido com gravidade em Aguiar da Beira, durante uma tentativa de assalto, disse à agência Lusa …

Última Hora

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Última Hora

Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, promove no dia 29 de abril, pelas 21h30, “VI fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas cidade Oliveira

Informação

“Água Hotels” vai explorar “Hotel Nelas Parq” nos próximos 10 anos

O Hotel Nelas ParQ vai ser explorado pelo Grupo Internacional de hotéis, “Água Hotels”, nos próximos 10 anos, com início neste mês de julho..

Programas

“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2018-19, uma produção do Clube

Última Hora

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Região

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Informação

Município de Oliveira do Hospital investe na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai equipar as escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico e os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública municipal com novos

Sociedade

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.

Sociedade

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Informação

Rotary Clube de Oliveira do Hospital homenageia Luís Falcão de Brito

O Rotary Club de Oliveira do Hospital vai distinguir Luís Falcão de Brito, na Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 10 de fevereiro de 2018, pelas 19h30,…

Última Hora

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …

Região

Sensibilização para a limpeza de terrenos em Góis

A Associação Florestal do Concelho de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo Florestal Permanente e à

Sociedade

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Região

Prazo para candidaturas para reconstrução de casas ardidas termina no final de janeiro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) fixou no último dia do mês de janeiro, a data limite para a apresentação das candidaturas…

Informação

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Informação

Guarda: homem ferido com gravidade após ter sido eletrocutado em posto de energia

Um homem ficou gravemente ferido após ter sido eletrocutado em posto de transformação de eletricidade que serve o Instituto Politécnico da Guarda.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Região

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Região

“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Eletricidade assinala amanhã, dia 11, o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário.

Politica

Alexandrino diz que ausência de candidato do PSD no debate “envergonha a democracia”

O candidato do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que, depois do debate, os oliveirenses “ficaram esclarecidos…

Última Hora

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.