Especialistas debatem em seminário  “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

image_pdfimage_print

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos ao conhecimento científico”, realizado pela Equipa de Saúde Mental Comunitária do Pinhal Interior Norte, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, (CMOH), a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital (CPCJ) e a Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços (UCC PA).

Este seminário, para além de comemorar um ano de atividades da Equipa de Saúde Mental Comunitária do Pinhal Interior, coordenada pela psiquiatra Célia Franco, traz à Casa da Cultura César Oliveira a reflexão necessária sobre o trabalho desenvolvido, a realidade em que se insere e os desafios que se colocam na prestação de cuidados de saúde nos vários segmentos da população.

A iniciativa trará a Oliveira do Hospital alguns dos grandes especialistas nas áreas da Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Psicologia e Investigação, que refletirão sobre a Perturbação de Hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA), nas vertentes cientifica e prática do termo, ou seja, o que diz a ciência e como se vive com PHDA, relato na “primeira pessoa”.

A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais questões da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. “Cerca de 5% dos jovens em idade escolar têm dificuldade em se concentrar nas aulas.”

Este seminário destina-se a Médicos, Técnicos de Saúde, Professores e Educadores, Técnicos de IPSS, CPCJ, Pais e Encarregados de Educação e comunidade educativa em geral.

Hiperatividade

Previous ADIBER mantém abertas candidaturas para investimentos no sector primário
Next Hóquei em Patins - Definido o calendário do Nacional da III Divisão . Técnico Pedro Dias Mateus regressa ao hóquei do FCOH

Artigos Relacionados

Informação

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

São Silvestre de Oliveira do Hospital junta este sábado centenas de participantes

Várias centenas de pessoas vão participar, este sábado, dia 22 de dezembro, na  “Corrida e Caminhada de São Silvestre”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o

Região

Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”

A Câmara Municipal de Arganil, em conjunto com o Coimbra Gospel Choir, vai realizar um espetáculo solidário, intitulado “A Diferença Num Só Gesto”, a acontecer dia 8 de dezembro, pelas

Informação

Rodrigues Gonçalves lança livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria”

No próximo sábado, 9 de dezembro, é apresentado o livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria” da autoria de António Rodrigues Gonçalves.

Informação

Empresa Secil doa material para reconstrução de casas em Góis

A Autarquia de Góis recebeu da parte da Secil, uma das principais empresas produtoras de cimento em Portugal, uma avultada quantidade de cimento.

Última Hora

Homem apanhado a traficar droga em bairro da Figueira da Foz

A PSP deteve esta quarta-feira um homem, de 45 anos, na Figueira da Foz pela prática de tráfico de estupefacientes.

Região

Altice inaugura novo contact center em Viseu

A Altice inaugura esta sexta-feira (22 de junho) o seu novo contact center em Viseu, uma estrutura que resulta de uma parceria com a Randstad e que irá criar cerca

Sociedade

Oliveira do Hospital quer bater record de visitantes na EXPOH

É elevada a fasquia em torno da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital. A apostar num cartaz equilibrado e num bilhete geral, a Câmara Municipal …

Informação

Oliveira do Hospital está fora do mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de fogo

O Governo divulgou esta quinta-feira em Diário da República o mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

Última Hora

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Num fim-de-semana em que o Campeonato Nacional esteve interrompido para se realizaram jogos a contar para a Taça de Portugal, a Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira,…

Última Hora

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.