Escolas de Oliveira do Hospital sobem no ranking, com exceção de Lagares da Beira

Escolas de Oliveira do Hospital sobem no ranking, com exceção de Lagares da Beira

image_pdfimage_print

O ranking das escolas divulgado este fim de semana, dá conta de uma melhoria conseguida em 2018 nos exames da Escola Secundária de Oliveira do Hospital. A subida no ranking também se verifica…

… ao nível do ensino básico (exames do 9º ano) na ESOH (média 3,10) e nas Escolas Básicas da Ponte das Três Entradas (média 2,83) e Cordinha (média 2,81). A EBI de Lagares da Beira assiste a uma descida no ranking (média de 2,68).

A subida mais significativa verifica-se ao nível do ensino secundário. De acordo com o Ranking publicado pelo Jornal Público, a ESOH passou da 452ª posição para a 248º e apresenta uma média de 10,54 (em 2017 a média era de 9,58).

Confrontado com estes números, o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, convidado desta manhã na Rádio Boa Nova, referiu que “os rankings são o que são”, e que é importante ter em atenção as comunidades onde as escolas estão inseridas, bem como o número de alunos subsidiados. Sem dar grande valor aos rankings, Carlos Carvalheira assegurou que a direção da escola “tem muito orgulho” no trabalho que é feito e que “é muito bem feito por professores, comunidade e os próprios alunos”.

“Houve melhoria significativa nos exames do Secundário. Isso para nós é um orgulho. É o sentir que estamos no bom caminho, que a escola está a fazer um bom papel e com a ajuda de todos vamos conseguir atingir os objetivos”, afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas, lembrando que “uma percentagem elevada de alunos entra na 1ª opção no ensino superior”. Carlos Carvalheira mostra-se, contudo, preocupado com o abandono escolar no secundário, informando porém que a Escola tem disponíveis os cursos EFA, para que os adultos tenham possibilidade de concluir o ensino secundário e concorrer ao ensino superior.

Em entrevista na Rádio Boa Nova, Carvalheira enaltece também a subida significativa conseguida ao nível do ensino básico (exames 9º anos) pela ESOH, Ponte das Três Entradas e Cordinha. “Em Lagares da Beira houve um decréscimo”, lamentou, confessando não estar satisfeito e assegurando que toda a escola está a trabalhar para a melhoria dos resultados. “Há dois anos, a Escola de Lagares foi a que teve melhores resultados nacionais”, lembrou o diretor, verificando ainda que não há uma explicação muito objetiva para a descida da EBI de Lagares no ranking das escolas.

Previous Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00
Next Coimbra: Recluso condenado a 13 anos de prisão por ter matado companheiro de cela

Artigos Relacionados

Destaque

Presidente da República entende que “região mostrou uma força de vontade enorme que ultrapassou as expectativas”

No dia em que se assinalam dois anos após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017 que devastou a região Centro,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia escolas com o projeto “Escola + Feliz”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”,…

Nacional

Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Nacional

17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o

Última Hora

Coimbra quer Ministério da Coesão Territorial a tutelar autarquias

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra disse, hoje, esperar que o recém-criado Ministério da Coesão Territorial tutele áreas como as autarquias, …

Região

Incêndios: Apenas 172 pessoas pediram ajuda ao Estado para recuperação das casas

Apenas um décimo das famílias com casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 formalizaram os pedidos de ajuda do Estado a duas semanas do fim do prazo,…

Última Hora

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Última Hora

Cruz Vermelha de Coimbra apoia sem-abrigo com kits de produtos alimentares e de higiene

A delegação da Cruz Vermelha de Coimbra apelou à participação da comunidade na construção de um ‘kit’ com produtos alimentares e de higiene a distribuir pela população em situação de

Destaque

Eptorádio: Quarta temporada arrancou no dia em que a EPTOLIVA comemora 28º aniversário (com vídeo)

O Programa de rádio da Eptoliva iniciou hoje a 4ª temporada, em direto, na Rádio Boa Nova.  Cátia Viegas, professora…

Última Hora

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Informação

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.