Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

image_pdfimage_print

Vinte e cinco anos depois das suas fundações, as Escolas Básicas (EB) da Cordinha e de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, “continuam a ser iguais e a oferecer ensino de qualidade”.

Integradas no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) desde 2013, ano da concretização do mesmo, assumem, nos dias de hoje, a mesma importância. Quem o garante é Carlos Carvalheira, atual diretor do AEOH e antigo diretor da EB da Cordinha.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirma que a criação destas escolas, há 25 anos, “foi um projeto inovador”, que promoveu a “aglomeração de todos os alunos do 1º ciclo até ao 9º ano”. “Foi uma novidade na altura”, diz, evidenciando também a “melhoria das condições para os alunos daquela zona”. “Foi um prenúncio dos agrupamentos”, afirma.

A estas escolas básicas, Carlos Carvalheira atribui fortes características, uma vez que “são escolas com uma dinâmica muito própria” e que “têm feito um trabalho excelente a todos os níveis, tanto pedagógico, como de inserção e articulação com a comunidade”.

Com a criação do Agrupamento, que inclui todas as escolas do concelho, o diretor adianta que uma das principais preocupações foi “preservar a identidade de cada escola e reforçar o seu papel”. Uma das estratégias, admite, foi continuar a realizar “as atividades que eram emblemáticas e desenvolvidas naqueles estabelecimentos de ensino”, de forma a “chamar a comunidade, mantendo a sua identidade”. “Fazer com que nestes estabelecimentos se mantivesse a qualidade. E essa qualidade assenta em turmas com o número muito reduzido de alunos”, explica.

No momento em que se assinalam 25 anos de existência, Carlos Carvalheira considera que, atualmente, o grande desafio passa pelas escolas “continuarem a ser iguais a elas próprias e a oferecer ensino de qualidade”.

“É importante mantermos, a todos os níveis, a escola como agente cultural e de interligação com toda a comunidade. Vamos continuar com o êxito que estas escolas têm tido e o mesmo sucesso, no sentido de oferecer aos habitantes e alunos daquelas zonas, as mesmas condições que usufruem os alunos que frequentam a escola sede”, garante à Rádio Boa Nova.

No dia 12 de novembro, de forma a assinalar a data de aniversário, foram hasteadas bandeiras e procedeu-se ao descerramento de placas comemorativas nas respetivas escolas.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra
Next Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

Artigos Relacionados

Destaque

Peregrinos de Fátima encontram apoio no “Stop Solidário” do Senhor das Almas

A casa da Irmandade do Senhor das Almas, junto à EN17, no concelho de Oliveira do Hospital está por estes dias convertida em ponto de abrigo para os…

Informação

Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu fim-de-semana cultural

A Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu um conjunto de atividades que visaram, essencialmente, a promoção da prática desportiva, a valorização  cultural e a convivência entre a população. 

Região

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Última Hora

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Sociedade

Incêndio em habitação desalojou casal e o filho em Arouca

Um casal com um filho ficou desalojado devido a um incêndio na habitação, ao início da noite de ontem, tendo pernoitado em casa de familiares.

Última Hora

Empresário que adquiriu Pousada de Santa Bárbara é acusado de falsificar documentos para obter subsídios

O Ministério Público está a acusar o empresário de Seia que, em 2010 adquiriu a Pousada de Santa Bárbara à ENATUR, de falsificar documentos para obter subsídios …

Região

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

Informação

11 Distritos sob alerta devido à ondulação, chuva e vento

11 Distritos de Portugal continental estão sob avisos meteorológicos devido à agitação marítima, precipitação e vento.

Sociedade

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Região

Maus tratos a idosos aumentaram em Leiria

O aumento do número de casos de maus tratos a idosos levou a Câmara de Leira a apelar a todas as entidades e instituições do concelho para agirem em defesa

Informação

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.