Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

image_pdfimage_print

Vinte e cinco anos depois das suas fundações, as Escolas Básicas (EB) da Cordinha e de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, “continuam a ser iguais e a oferecer ensino de qualidade”.

Integradas no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) desde 2013, ano da concretização do mesmo, assumem, nos dias de hoje, a mesma importância. Quem o garante é Carlos Carvalheira, atual diretor do AEOH e antigo diretor da EB da Cordinha.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirma que a criação destas escolas, há 25 anos, “foi um projeto inovador”, que promoveu a “aglomeração de todos os alunos do 1º ciclo até ao 9º ano”. “Foi uma novidade na altura”, diz, evidenciando também a “melhoria das condições para os alunos daquela zona”. “Foi um prenúncio dos agrupamentos”, afirma.

A estas escolas básicas, Carlos Carvalheira atribui fortes características, uma vez que “são escolas com uma dinâmica muito própria” e que “têm feito um trabalho excelente a todos os níveis, tanto pedagógico, como de inserção e articulação com a comunidade”.

Com a criação do Agrupamento, que inclui todas as escolas do concelho, o diretor adianta que uma das principais preocupações foi “preservar a identidade de cada escola e reforçar o seu papel”. Uma das estratégias, admite, foi continuar a realizar “as atividades que eram emblemáticas e desenvolvidas naqueles estabelecimentos de ensino”, de forma a “chamar a comunidade, mantendo a sua identidade”. “Fazer com que nestes estabelecimentos se mantivesse a qualidade. E essa qualidade assenta em turmas com o número muito reduzido de alunos”, explica.

No momento em que se assinalam 25 anos de existência, Carlos Carvalheira considera que, atualmente, o grande desafio passa pelas escolas “continuarem a ser iguais a elas próprias e a oferecer ensino de qualidade”.

“É importante mantermos, a todos os níveis, a escola como agente cultural e de interligação com toda a comunidade. Vamos continuar com o êxito que estas escolas têm tido e o mesmo sucesso, no sentido de oferecer aos habitantes e alunos daquelas zonas, as mesmas condições que usufruem os alunos que frequentam a escola sede”, garante à Rádio Boa Nova.

No dia 12 de novembro, de forma a assinalar a data de aniversário, foram hasteadas bandeiras e procedeu-se ao descerramento de placas comemorativas nas respetivas escolas.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra
Next Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

Artigos Relacionados

Última Hora

“Ataques” levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado reeleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, resignou ao mandato naquele órgão. Luís Lagos já comunicou a decisão… … à presidente da Assembleia

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Tolerância

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância, Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral …

Última Hora

FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém-se líder da Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra…

Informação

Região: Homem encontrado morto numa piscina

Um homem foi encontrado morto numa piscina, esta quarta-feira, em S. Martinho das Chãs, no concelho de Armamar.

Politica

Assembleia Municipal votou contra moção de censura apresentada por António Lopes

Foi unânime a votação dos deputados municipais, há instantes, no arranque da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, diante da moção de censura ao executivo de José

Última Hora

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Informação

Turismo Centro de Portugal promove a região na BTL

O Turismo Centro de Portugal (TCP) é a entidade regional responsável pela promoção turística da Região Centro. Esta é a maior região turística nacional, com uma área de intervenção que

Última Hora

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Informação

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje “dentro do contexto das pessoas”, nomeadamente os “sete anos de Zé Conde e Natália Novais” na Rádio

Última Hora

Morte de idoso coloca Hospital da Guarda novamente sob investigação

A morte de um homem de 90 anos, esta segunda-feira, no hospital da Guarda, deu origem a um novo processo de investigação àquela unidade de saúde.

Cultura

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…