Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

Vinte e cinco anos depois das suas fundações, as Escolas Básicas (EB) da Cordinha e de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, “continuam a ser iguais e a oferecer ensino de qualidade”.

Integradas no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) desde 2013, ano da concretização do mesmo, assumem, nos dias de hoje, a mesma importância. Quem o garante é Carlos Carvalheira, atual diretor do AEOH e antigo diretor da EB da Cordinha.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirma que a criação destas escolas, há 25 anos, “foi um projeto inovador”, que promoveu a “aglomeração de todos os alunos do 1º ciclo até ao 9º ano”. “Foi uma novidade na altura”, diz, evidenciando também a “melhoria das condições para os alunos daquela zona”. “Foi um prenúncio dos agrupamentos”, afirma.

A estas escolas básicas, Carlos Carvalheira atribui fortes características, uma vez que “são escolas com uma dinâmica muito própria” e que “têm feito um trabalho excelente a todos os níveis, tanto pedagógico, como de inserção e articulação com a comunidade”.

Com a criação do Agrupamento, que inclui todas as escolas do concelho, o diretor adianta que uma das principais preocupações foi “preservar a identidade de cada escola e reforçar o seu papel”. Uma das estratégias, admite, foi continuar a realizar “as atividades que eram emblemáticas e desenvolvidas naqueles estabelecimentos de ensino”, de forma a “chamar a comunidade, mantendo a sua identidade”. “Fazer com que nestes estabelecimentos se mantivesse a qualidade. E essa qualidade assenta em turmas com o número muito reduzido de alunos”, explica.

No momento em que se assinalam 25 anos de existência, Carlos Carvalheira considera que, atualmente, o grande desafio passa pelas escolas “continuarem a ser iguais a elas próprias e a oferecer ensino de qualidade”.

“É importante mantermos, a todos os níveis, a escola como agente cultural e de interligação com toda a comunidade. Vamos continuar com o êxito que estas escolas têm tido e o mesmo sucesso, no sentido de oferecer aos habitantes e alunos daquelas zonas, as mesmas condições que usufruem os alunos que frequentam a escola sede”, garante à Rádio Boa Nova.

No dia 12 de novembro, de forma a assinalar a data de aniversário, foram hasteadas bandeiras e procedeu-se ao descerramento de placas comemorativas nas respetivas escolas.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra
Next Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

Artigos Relacionados

Última Hora

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

Desporto

Desporto – Resultados

No Distrital de Honra da AFC, o FCOH dividiu pontos ao empatar com o Sourense 0-0. Quem beneficiou foi o Condeixa que venceu o Ançã por 2-0, assumindo o 1º

Educação

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Informação

Cadeia de Coimbra já dispõe de espaço para visitas íntimas

Foi ontem inaugurado, no Estabelecimento Prisional de Coimbra, o espçao de visitas íntimas. A medida deverá ser seguida em todo o território nacional,…

Informação

Aveiro: Despiste na A1 faz quatro feridos. O trânsito está cortado

O despiste de uma viatura ligeira provocou, ao início desta tarde, ferimentos a quatro pessoas que seguiam na A1, na zona de Santa Maria da Feira.

Sociedade

PJ deteve quatro suspeitos de tráfico em Coimbra e Lousã

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens e uma mulher pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes, sendo ainda imputado a um

Última Hora

Seis distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido a chuva

Seis distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do

Última Hora

Opinião: As intervenções e as ironias do “Prós e Contras” em Oliveira do Hospital

Num olhar para aquilo que foi o programa “Prós e Contras” da RTP1, realizado ontem à ontem, na BLC3,  Vítor Neves não hesita em dar “nota positiva” …

Informação

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Última Hora

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.