Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra estuda saúde das populações atingidas pelos incêndios
4 Abril, 2018 445 Views

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra estuda saúde das populações atingidas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está a realizar um estudo sobre a saúde das populações atingidas pelos incêndios de 2017.

O grupo da instituição é constituído por 41 elementos entre estudantes, docentes e não docentes e pretende incidir o seu estudo em cerca de 30 concelhos.

Segundo o comunicado enviado pela escola às redações, o protocolo de cooperação prevê analisar dois projetos distintos: um estudo nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande; e outro a envolver 26 concelhos da região Centro.

“No primeiro estudo serão avaliados os efeitos a longo prazo dos incêndios na saúde de 330 indivíduos, previamente identificados. O programa prevê a aplicação de um inquérito, a realização de provas respiratórias e de uma radiografia ao tórax”. O segundo, ainda de acordo com a mesma informação, “pretende conhecer as opiniões e necessidades das populações na área da saúde mental”, lê-se no comunicado.

Durante duas semanas vão ser realizados inquéritos a 75 indivíduos residentes nos concelhos de Arganil, Castanheira de Pera, Carregal do Sal, Figueiró dos Vinhos, Góis, Gouveia, Lousã, Marinha Grande, Mira, Mortágua, Nelas, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Santa Comba Dão, Seia, Sertã, Tábua, Tondela, Vagos, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

A realização destes dois estudos por parte da Administração Regional de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde decorre de uma resolução do Conselho de Ministros, em julho de 2017, que determinou a implementação de um plano estratégico de saúde pública para avaliar os efeitos dos incêndios na população.

O objetivo passa por adquirir conhecimentos que auxiliem a tomada de decisões em saúde, bem como minimizar os riscos de exposição das populações vulneráveis.

Previous Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018
Next Misericórdia de Galizes promove 3º Encontro do Desporto Adaptado

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem detido em Pedrogão Grande por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, e com a colaboração da GNR de Pedrogão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, …

Região

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Informação

Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com “casa cheia”

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu hoje as boas vindas ao cerca de 70 novos alunos dos cursos de desporto, turismo, mecatrónica, design e

Informação

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Região

Pombal: Um morto e um ferido grave em colisão no IC8

Uma jovem de 19 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas no Itinerário Complementar 8 (IC8) no concelho de Pombal.

Última Hora

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Informação

ADIBER promove região em Coimbra

 A ADIBER, em parceria com o espaço Aromas da Sé, irá realizar a iniciativa “Beira Serra +IN City”, com o objectivo de divulgar a Região da Beira Serra na cidade

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital tem a “Cultura em Movimento”

O programa “Cultura em Movimento”, que visa a descentralização da oferta cultural do Município de Oliveira do Hospital, prossegue amanhã, dia 19 de maio, em Meruge.

Última Hora

Luís Lagos apresentou candidatura à Distrital de Coimbra do CDS (com vídeo)

Luís Lagos é candidato à liderança da Distrital de Coimbra do CDS-PP. As eleições acontecem no dia 25 de maio, devendo o jovem oliveirense suceder a Paulo Almeida, dada a

Informação

António Campos diz que Pedro Coimbra “está a mais dentro do partido” e que “é lixo” que “contamina”

Está instalada a polémica na Federação distrital do Partido Socialista. O ainda dirigente e recandidato à Federação, Pedro Coimbra, acusou António Campos de querer “controlar” a estrutura e desafiou aquele

Última Hora

Governo estende período crítico de incêndios até 15 de outubro

O Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 15 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, faz saber o Executivo

Última Hora

Cinco distritos em aviso amarelo por causa de trovoada na sexta-feira

Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da possibilidade de trovoadas, …