Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a “individualidade de cada uma”.

Cláudia Madeira, mentora do projeto, contou à Rádio Boa Nova que a escola é a “concretização de um sonho” que pretende “acolher cada criança”. Para já, com incidência no 1º ciclo, pré-escolar, centro de explicações e “todas as dinâmicas”, futuramente o objetivo passa pela continuação “até ao 12º ano”. “O nosso objetivo é respeitar a individualidade de cada um, não haver uma educação generalista. Cada criança é uma criança, tem os seus talentos, as suas mais-valias, mas também tem as suas dificuldades”, reforçou.

O Ninho de Amor surge como “alternativa” ao ensino tradicional, que “está estagnado há vários anos”. “As crianças têm excesso de carga horária, excesso de trabalhos de casa. Não há tempo para ser criança. As pedagogias alternativas permitem que cada criança tenha exatamente as mesmas bases curriculares, mas com uma avaliação contínua”, explicou Cláudia Madeira.

Com a aprovação do Ministério da Educação, “cumpre-se o currículo da mesma forma”, contudo, “com métodos diferentes”. “Há um regime de aulas, manhã ou tarde e não o dia inteiro e é intercalado com dinâmicas de desenvolvimento”, referiu a mentora, reforçando a ideia de que “as crianças têm de brincar e ser felizes”, seguindo o mote “aprender brincando”.

No arranque do novo espaço, situado na Quinta do Margarido, na cidade de Oliveira do Hospital, a responsável adianta que, para que as crianças frequentem a escola, é necessário uma entrevista com os pais para que seja possível “acompanhar a criança da melhor forma” e, posteriormente, prossegue-se a matrícula e respetiva inscrição que é gratuita.

Cláudia Madeira revela, ainda, que o projeto pretende proporcionar uma vida equilibrada e, por isso, vai promover a “alimentação biológica, cuidada e saudável”. A mentora sente-se confiante nesta que é uma “novidade em Oliveira do Hospital e a primeira no distrito de Coimbra”. “Será uma mais-valia para o concelho naturalmente”, acrescentou.

Previous BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo
Next “Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com José Monteiro na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Última Hora

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e para a fé.

Educação

Município de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

O Município de Oliveira do Hospital volta a oferecer neste ano letivo as fichas de estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico do Concelho. A medida

Última Hora

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.

Informação

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Região

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Sociedade

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

Última Hora

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Última Hora

Corpo encontrado dentro de tanque em Viseu

Um corpo de um homem foi encontrado dentro de um tanque de um terreno agrícola próximo da Avenida da Bélgica, na cidade de Viseu, esta manhã, em Viseu.

Destaque

Unidade Pastoral leva relíquia de S. João Paulo II a todas as paróquias de Oliveira do Hospital

É já no próximo sábado, dia 22 de outubro, que a relíquia de S. João Paulo II inicia a sua peregrinação pelas várias paróquias de Oliveira do Hospital. Até 26

Informação

Governo sugere eventos de empresas no Interior para relançar turismo

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelou ontem às empresas para realizarem reuniões e outras iniciativas nos concelhos mais afetados…

Última Hora

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …