Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a “individualidade de cada uma”.

Cláudia Madeira, mentora do projeto, contou à Rádio Boa Nova que a escola é a “concretização de um sonho” que pretende “acolher cada criança”. Para já, com incidência no 1º ciclo, pré-escolar, centro de explicações e “todas as dinâmicas”, futuramente o objetivo passa pela continuação “até ao 12º ano”. “O nosso objetivo é respeitar a individualidade de cada um, não haver uma educação generalista. Cada criança é uma criança, tem os seus talentos, as suas mais-valias, mas também tem as suas dificuldades”, reforçou.

O Ninho de Amor surge como “alternativa” ao ensino tradicional, que “está estagnado há vários anos”. “As crianças têm excesso de carga horária, excesso de trabalhos de casa. Não há tempo para ser criança. As pedagogias alternativas permitem que cada criança tenha exatamente as mesmas bases curriculares, mas com uma avaliação contínua”, explicou Cláudia Madeira.

Com a aprovação do Ministério da Educação, “cumpre-se o currículo da mesma forma”, contudo, “com métodos diferentes”. “Há um regime de aulas, manhã ou tarde e não o dia inteiro e é intercalado com dinâmicas de desenvolvimento”, referiu a mentora, reforçando a ideia de que “as crianças têm de brincar e ser felizes”, seguindo o mote “aprender brincando”.

No arranque do novo espaço, situado na Quinta do Margarido, na cidade de Oliveira do Hospital, a responsável adianta que, para que as crianças frequentem a escola, é necessário uma entrevista com os pais para que seja possível “acompanhar a criança da melhor forma” e, posteriormente, prossegue-se a matrícula e respetiva inscrição que é gratuita.

Cláudia Madeira revela, ainda, que o projeto pretende proporcionar uma vida equilibrada e, por isso, vai promover a “alimentação biológica, cuidada e saudável”. A mentora sente-se confiante nesta que é uma “novidade em Oliveira do Hospital e a primeira no distrito de Coimbra”. “Será uma mais-valia para o concelho naturalmente”, acrescentou.

Previous BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo
Next “Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com José Monteiro na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Nelas apresentou 25ª Feira do Vinho do Dão no “Dão Capital”

O Município de Nelas apresentou, no dia 15 de julho, a 25ª da Feira do Vinho do Dão que se vai realizar de 2 a 4 de setembro, na Mostra

Última Hora

António Campos, Paulo Campos e Dulce Pássaro marcaram presença em almoço de apoio a José Sócrates

José Sócrates, ex-secretário geral do PS, esteve ontem num almoço com apoiantes, em Lisboa, onde marcaram presença Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas, e os oliveirenses Paulo Campos, ex-secretário de

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Sociedade

Operação ‘Todos os Santos’ regista mais acidentes e mais mortos

GNR intensificou a patrulha nas estradas portuguesas entre a passada sexta-feira e esta terça-feira, dia 1 de novembro. Neste período, morreram sete pessoas vítimas de acidentes.

Informação

Região: Homem de 22 anos foi detido por tráfico de droga

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem, dia 13,  um homem, de 22 anos, …

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, da chegada da “Etapa Vida”, que teve partida na Sertã e percorreu o território afetado pelos incêndios do ano passado. Marcelo Rebelo de

Última Hora

Taxa de desemprego baixa no primeiro trimestre para os 10,1%

A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.

Região

Coimbra: Julgamento de caso de tráfico na prisão obriga a segurança reforçada

Na próxima segunda-feira, dia 14, o Tribunal de Coimbra vai contar com segurança reforçada devido ao julgamento de 28 arguidos acusados de tráfico de droga dentro da prisão de Coimbra.

Informação

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

A Câmara Municipal de Seia distinguiu ontem, no Feriado Municipal, alunos e pessoas e entidades que se notabilizaram…

Informação

Tábua recebe o “Mercado Noturno”

Tábua vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Mercado Noturno”, que irá ter lugar no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h30.