“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Este é o último programa do ano letivo 2016/17, dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Gonçalo, o Francisco e o Martim Fernandes, a Beatriz, o Martim Pegado e o Martim Rodrigues, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes meninos, também finalistas do pré-escolar, vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes. A educadora Filomena encerra a entrevista com uma análise do seu trabalho pedagógico com as crianças.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, as Nações Unidas e diversas organizações não-governamentais insistiram na urgência de abolir as situações de menores a trabalhar, muitos deles em condições de escravidão. Cerca de 168 milhões de crianças trabalham no mundo, das quais mais de metade faz trabalhos perigosos colocando em risco as suas vidas.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim aborda a importância das escolhas no acesso ao ensino superior, e sobretudo após a conclusão do ensino básico. É importante conhecer-se a si mesmo, as suas capacidades, ambições, interesses e aptidões. E o mais importante de tudo, não se deixar influenciar. A escolha no secundário define o futuro, logo, é importante ser bem refletida e não ser imposta por ninguém.

Na rubrica sobre política, faz referência às recentes eleições em França e no Reino Unido, com o Presidente Emmanuel Macron está em curso uma “revolução” em França. Já Theresa May, do Partido Conservador, teve mais votos mas não conseguiu eleger 326 deputados que lhe garantiria a maioria absoluta para governar.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na feira do Livro de Oliveira do Hospital.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que junho é um mês de festa, com a comemoração dos Santos Populares. Mas a festa não tem que ser sinónimo do desperdício, de descartável e de sujidade. Podemos comemorar poupando recursos e reduzindo o impacto no Ambiente. Nestas celebrações a Quercus dá uma dúzia de conselhos para tornar esta época festiva mais amiga do Ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere os motivos do abandono de um animal de estimação e alerta para a situação lamentável, no nosso país,  do abandono animal nas férias de Verão.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda, para as férias grandes, quatro obras magistrais da literatura portuguesa: Amor de Perdição, os Maias, Felizmente há Luar e Memorial do Convento. Todas de leitura obrigatória no ensino secundário.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia as novidades tecnológicas da Audi.  Seguidamente reporta as notícias do desporto motorizado, premiando a sua regularidade, o estoniano Ott Tänak venceu o Rali da Sardenha, já na Formula 1 Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá. A finalizar chama a atenção para as provas que se avizinham.

Na rubrica “viagens”, a Patrícia Correia sugere aos ouvintes que nestas férias de Verão partam à descoberta do melhor do nosso concelho. Temos um concelho rico em tradições, festas populares e património ambiental e cultural, muitos munícipes ainda não o conhecem.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira, é um filme de ação e aventura “ Mulher Maravilha”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 3.ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo, o MEGA 5,  que sairá brevemente e onde se podem encontrar as notícias dos principais acontecimentos que marcaram a vida escolar.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
Next Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Artigos Relacionados

Informação

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Região

Incêndio em Oliveira do Hospital (Quintas de S. Pedro), está praticamente resolvido.

Foi graças à pronta intervenção dos bombeiros e de 3 meios aéreos (helicópteros), que o fogo que deflagrou junto às Quinta de S. Pedro em Oliveira do Hospital no início desta

Informação

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Última Hora

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Sociedade

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Politica

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Sociedade

Desfiles de Carnaval animaram Nogueira do Cravo, Lagares e Seixo da Beira

Foram três os desfiles que no domingo (dia 26) e em dia de Carnaval (28) animaram o concelho de Oliveira do Hospital. Nogueira do Cravo e Lagares da Beira…

Última Hora

Primeiro concurso de requalificação do IP3 está previsto avançar este ano

Na Assembleia da República realizada hoje, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que o primeiro concurso para a requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento nas estradas a partir de hoje

A GNR intensifica, a partir de hoje e até ao dia 02 de janeiro, o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego no âmbito da operação Ano Novo.

Informação

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Última Hora

Ludoteca Municipal de Seia com novos cenários inspirados no Universo

O dia do Pai, que se comemorou no sábado passado (dia 19), foi a data eleita para a apresentação dos novos cenários da Ludoteca Municipal de Seia, espaço dedicado aos

Informação

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Informação

Pedro Machado recandidata-se à presidência da Turismo Centro de Portugal

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, formalizou hoje a recandidatura a um segundo mandato do cargo que ocupa.

Última Hora

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Região

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Destaque

Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que a substituição das coberturas com amianto na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai acontecer nas

Região

Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital

O habitual peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com início a 1 de novembro, não se vai realizar no concelho de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Estado do tempo vai agravar-se. Vem aí mais chuva e agitação marítima

A chuva forte vai manter-se em Portugal continental e na Madeira, sendo esperado a partir de amanhã, quarta-feira, um agravamento do estado do tempo, com o aumento da agitação marítima,

Informação

Detidos na Guarda oito suspeitos de integrarem rede de tráfico de droga

Ao longo da última semana, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda em colaboração com outros elementos,…

Informação

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Última Hora

Pedrógão Grande: 157 habitações reconstruídas após um ano da catástrofe

A maioria das casas destruídas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande há um ano já foi reconstruída.

Informação

Festas do Concelho animam centro da cidade de Seia

O Município de Seia realiza,, entre 12 e 15 de agosto, as Festas do Concelho, no centro histórico da sede do concelho,…

Destaque

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.