“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Este é o último programa do ano letivo 2016/17, dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Gonçalo, o Francisco e o Martim Fernandes, a Beatriz, o Martim Pegado e o Martim Rodrigues, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes meninos, também finalistas do pré-escolar, vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes. A educadora Filomena encerra a entrevista com uma análise do seu trabalho pedagógico com as crianças.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, as Nações Unidas e diversas organizações não-governamentais insistiram na urgência de abolir as situações de menores a trabalhar, muitos deles em condições de escravidão. Cerca de 168 milhões de crianças trabalham no mundo, das quais mais de metade faz trabalhos perigosos colocando em risco as suas vidas.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim aborda a importância das escolhas no acesso ao ensino superior, e sobretudo após a conclusão do ensino básico. É importante conhecer-se a si mesmo, as suas capacidades, ambições, interesses e aptidões. E o mais importante de tudo, não se deixar influenciar. A escolha no secundário define o futuro, logo, é importante ser bem refletida e não ser imposta por ninguém.

Na rubrica sobre política, faz referência às recentes eleições em França e no Reino Unido, com o Presidente Emmanuel Macron está em curso uma “revolução” em França. Já Theresa May, do Partido Conservador, teve mais votos mas não conseguiu eleger 326 deputados que lhe garantiria a maioria absoluta para governar.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na feira do Livro de Oliveira do Hospital.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que junho é um mês de festa, com a comemoração dos Santos Populares. Mas a festa não tem que ser sinónimo do desperdício, de descartável e de sujidade. Podemos comemorar poupando recursos e reduzindo o impacto no Ambiente. Nestas celebrações a Quercus dá uma dúzia de conselhos para tornar esta época festiva mais amiga do Ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere os motivos do abandono de um animal de estimação e alerta para a situação lamentável, no nosso país,  do abandono animal nas férias de Verão.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda, para as férias grandes, quatro obras magistrais da literatura portuguesa: Amor de Perdição, os Maias, Felizmente há Luar e Memorial do Convento. Todas de leitura obrigatória no ensino secundário.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia as novidades tecnológicas da Audi.  Seguidamente reporta as notícias do desporto motorizado, premiando a sua regularidade, o estoniano Ott Tänak venceu o Rali da Sardenha, já na Formula 1 Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá. A finalizar chama a atenção para as provas que se avizinham.

Na rubrica “viagens”, a Patrícia Correia sugere aos ouvintes que nestas férias de Verão partam à descoberta do melhor do nosso concelho. Temos um concelho rico em tradições, festas populares e património ambiental e cultural, muitos munícipes ainda não o conhecem.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira, é um filme de ação e aventura “ Mulher Maravilha”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 3.ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo, o MEGA 5,  que sairá brevemente e onde se podem encontrar as notícias dos principais acontecimentos que marcaram a vida escolar.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
Next Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Artigos Relacionados

Informação

Candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Unesco integra Fórum Português de Geoparques

8 A adesão a Geopark foi aprovada pelos restantes membros do Fórum (Geopark Naturtejo, Arouca Geopark, Geopark Açores e Geopark Terras de Cavaleiros), que promoveram o apoio e acompanhamento do

Última Hora

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Destaque

“Quinta de Jugais” entre as 50 maiores empresas do distrito de Coimbra

A “Quinta de Jugais” é a empresa de Oliveira do Hospital que está melhor posicionada no ranking das 1000 maiores empresas” do distrito de Coimbra. A empresa dedicada…

Informação

Distrital de Honra da AFCoimbra. começa este domingo

Começa este domingo pelas 15 horas o Campeonato Distrital da AFC, Divisão de Honra. Nesta  primeira jornada o FCOH recebe em casa o Vinha Rainha e com um objectivo bem

Região

Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção, o Nogueirense foi perder ao Pampilhosa por 1-0 mas, mantém a 2ª posição beneficiando da derrota do Cinfães em S. João da

Informação

Pena suspensa para ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear fogos

O Tribunal de Coimbra condenou ontem um ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear vários fogos entre março e maio de 2015 a quatro anos de prisão com pena suspensa na

Educação

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Informação

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Região

Apreensão de sete toneladas em Oliveira do Hospital “protege o consumidor e a saúde pública”, refere inspetor Geral da ASAE

O Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, destacou hoje em declarações à Rádio Boa Nova a importância da apreensão feita, na semana passada, …

Informação

Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal realiza-se em Oliveira do Hospital dias 11 e 12 de março

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital promete ser o evento nacional mais mediático no segundo fim-de-semana de março, dias 11 e 12

Informação

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Informação

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Região

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Última Hora

Município de Penacova investiu 165 mil euros no apoio à natalidade

O município de Penacova atribuiu o título “Ser Penacova” a todas as crianças que atualmente estão abrangidas pelo Programa de Apoio à Natalidade…

Destaque

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

Região

Oito distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, …

Região

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Última Hora

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Região

Homem esfaqueou os pais em Viseu e entregou-se às autoridades

Um homem de 25 anos esfaqueou pai e mãe, esta terça-feira à noite, em Moimenta da Beira, Viseu. O suspeito entregou-se às autoridades depois de ter cometido o crime.

Última Hora

CTT lançam Inteiro Postal alusivo ao 150º aniversário da Filarmónica Avoense

Os CTT Correios de Portugal associam-se à comemoração dos 150 anos da Filarmónica Avoense, de Avô, com o lançamento de um inteiro postal.

Informação

Neve cria manto branco no Monte do Colcurinho

O Monte do Colcurinho, na freguesia de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital amanheceu, esta sexta-feira, com um manto branco.

Educação

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.