“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Este é o último programa do ano letivo 2016/17, dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Gonçalo, o Francisco e o Martim Fernandes, a Beatriz, o Martim Pegado e o Martim Rodrigues, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes meninos, também finalistas do pré-escolar, vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes. A educadora Filomena encerra a entrevista com uma análise do seu trabalho pedagógico com as crianças.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, as Nações Unidas e diversas organizações não-governamentais insistiram na urgência de abolir as situações de menores a trabalhar, muitos deles em condições de escravidão. Cerca de 168 milhões de crianças trabalham no mundo, das quais mais de metade faz trabalhos perigosos colocando em risco as suas vidas.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim aborda a importância das escolhas no acesso ao ensino superior, e sobretudo após a conclusão do ensino básico. É importante conhecer-se a si mesmo, as suas capacidades, ambições, interesses e aptidões. E o mais importante de tudo, não se deixar influenciar. A escolha no secundário define o futuro, logo, é importante ser bem refletida e não ser imposta por ninguém.

Na rubrica sobre política, faz referência às recentes eleições em França e no Reino Unido, com o Presidente Emmanuel Macron está em curso uma “revolução” em França. Já Theresa May, do Partido Conservador, teve mais votos mas não conseguiu eleger 326 deputados que lhe garantiria a maioria absoluta para governar.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na feira do Livro de Oliveira do Hospital.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que junho é um mês de festa, com a comemoração dos Santos Populares. Mas a festa não tem que ser sinónimo do desperdício, de descartável e de sujidade. Podemos comemorar poupando recursos e reduzindo o impacto no Ambiente. Nestas celebrações a Quercus dá uma dúzia de conselhos para tornar esta época festiva mais amiga do Ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere os motivos do abandono de um animal de estimação e alerta para a situação lamentável, no nosso país,  do abandono animal nas férias de Verão.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda, para as férias grandes, quatro obras magistrais da literatura portuguesa: Amor de Perdição, os Maias, Felizmente há Luar e Memorial do Convento. Todas de leitura obrigatória no ensino secundário.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia as novidades tecnológicas da Audi.  Seguidamente reporta as notícias do desporto motorizado, premiando a sua regularidade, o estoniano Ott Tänak venceu o Rali da Sardenha, já na Formula 1 Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá. A finalizar chama a atenção para as provas que se avizinham.

Na rubrica “viagens”, a Patrícia Correia sugere aos ouvintes que nestas férias de Verão partam à descoberta do melhor do nosso concelho. Temos um concelho rico em tradições, festas populares e património ambiental e cultural, muitos munícipes ainda não o conhecem.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira, é um filme de ação e aventura “ Mulher Maravilha”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 3.ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo, o MEGA 5,  que sairá brevemente e onde se podem encontrar as notícias dos principais acontecimentos que marcaram a vida escolar.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
Next Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Artigos Relacionados

Cultura

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Nacional

Primeiro Ministro compromete-se com visita a Oliveira do Hospital até ao final do mês de março

O primeiro Ministro, António Costa, comprometeu-se, esta manhã, num contacto com presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a realizar uma visita oficial ao concelho até ao final do

Última Hora

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Informação

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Informação

Sete bombeiros feridos em incêndio em Abrantes

Dois incêndios lavram, esta segunda-feira, perto da Base Aérea de Tancos, no distrito de Santarém, de onde foram roubadas armas e munições na passada quinta-feira.

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Informação

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

Última Hora

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Última Hora

Mais de 230 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público…

Última Hora

Adiber divulga apoios às empresas da Beira Serra

Na sequência da abertura do Aviso de Concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), através do qual é disponibilizado o apoio à criação, …

Última Hora

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Informação

Tábua prescinde de iluminação de Natal e faz reverter o investimento para o apoio às vítimas do incêndio

O Município de Tábua decidiu não proceder à iluminação de Natal na vila, revertendo o investimento aplicado na iluminação das principais artérias e rotundas…

Educação

Seia avança com Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia foram convidados pela Autarquia de Seia a participar no Orçamento Participativo Escolar, apoiando os processos e tomadas de decisão que

Informação

ESTGOH capta 41 alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 41 novos alunos. Engenharia Informática foi o curso com mais alunos colocados.

Informação

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Destaque

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Politica

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Informação

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Região

Unidade de Missão apresenta Programa de Revitalização do Pinhal Interior

A Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou, ontem, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior, …

Informação

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Informação

Cyril Barthe venceu 1ª etapa da Volta Liberty Seguros em Oliveira do Hospital

O francês Cyril Barthe (Fundación Euskadi) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro, 146,1 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Oliveira do Hospital, e assumiu o