“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Este é o último programa do ano letivo 2016/17, dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Gonçalo, o Francisco e o Martim Fernandes, a Beatriz, o Martim Pegado e o Martim Rodrigues, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes meninos, também finalistas do pré-escolar, vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes. A educadora Filomena encerra a entrevista com uma análise do seu trabalho pedagógico com as crianças.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, as Nações Unidas e diversas organizações não-governamentais insistiram na urgência de abolir as situações de menores a trabalhar, muitos deles em condições de escravidão. Cerca de 168 milhões de crianças trabalham no mundo, das quais mais de metade faz trabalhos perigosos colocando em risco as suas vidas.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim aborda a importância das escolhas no acesso ao ensino superior, e sobretudo após a conclusão do ensino básico. É importante conhecer-se a si mesmo, as suas capacidades, ambições, interesses e aptidões. E o mais importante de tudo, não se deixar influenciar. A escolha no secundário define o futuro, logo, é importante ser bem refletida e não ser imposta por ninguém.

Na rubrica sobre política, faz referência às recentes eleições em França e no Reino Unido, com o Presidente Emmanuel Macron está em curso uma “revolução” em França. Já Theresa May, do Partido Conservador, teve mais votos mas não conseguiu eleger 326 deputados que lhe garantiria a maioria absoluta para governar.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na feira do Livro de Oliveira do Hospital.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que junho é um mês de festa, com a comemoração dos Santos Populares. Mas a festa não tem que ser sinónimo do desperdício, de descartável e de sujidade. Podemos comemorar poupando recursos e reduzindo o impacto no Ambiente. Nestas celebrações a Quercus dá uma dúzia de conselhos para tornar esta época festiva mais amiga do Ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere os motivos do abandono de um animal de estimação e alerta para a situação lamentável, no nosso país,  do abandono animal nas férias de Verão.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda, para as férias grandes, quatro obras magistrais da literatura portuguesa: Amor de Perdição, os Maias, Felizmente há Luar e Memorial do Convento. Todas de leitura obrigatória no ensino secundário.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia as novidades tecnológicas da Audi.  Seguidamente reporta as notícias do desporto motorizado, premiando a sua regularidade, o estoniano Ott Tänak venceu o Rali da Sardenha, já na Formula 1 Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá. A finalizar chama a atenção para as provas que se avizinham.

Na rubrica “viagens”, a Patrícia Correia sugere aos ouvintes que nestas férias de Verão partam à descoberta do melhor do nosso concelho. Temos um concelho rico em tradições, festas populares e património ambiental e cultural, muitos munícipes ainda não o conhecem.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira, é um filme de ação e aventura “ Mulher Maravilha”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 3.ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo, o MEGA 5,  que sairá brevemente e onde se podem encontrar as notícias dos principais acontecimentos que marcaram a vida escolar.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
Next Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Artigos Relacionados

Nacional

Coimbra com nova materinidade

O Ministério da Saúde confirma, há luz verde para construir uma nova maternidade em Coimbra. A notícia foi dada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes na visita que fez este fim-de-semana

Última Hora

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Última Hora

Temperatura vai subir…

Três distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e

Informação

Serra da Estrela: Estradas de acesso encerradas devido à neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve.

Politica

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Nacional

29 Concelhos em risco máximo de incêndio. Aviso amarelo alargado a 15 distritos no fim-de-semana

Vinte e nove concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Aqua Village promove concerto solidário de apoio às vítimas dos fogos

O Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, está a organizar um concerto solidário de apoio às vítimas dos incêndios.

Destaque

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …

Educação

4º Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio em Tábua

Decorre nos dias 1 e 2 de abril, no Centro Cultural de Tábua, um BootCamp destinado às equipas finalistas das finais Municipais do Concurso de Ideias de Negócio,…

Região

Município de Seia disponibiliza 100.000€ para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo.

Última Hora

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Informação

Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

A Serra da Estrela foi o pano de fundo para a 3ª edição da MARATONA do PEDAL – prova que integra o calendário da Taça Regional de XCM da Associação

Informação

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Nacional

Coimbra e mais cinco distritos em aviso amarelo devido à chuva e granizo

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, …

Última Hora

“Toque de entrada” chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de

Última Hora

Exército começou a entregar comida aos animais em Oliveira do Hospital

Uma semana e meia depois dos incêndios que dizimaram centenas de milhares de hectares na zona centro do país, os primeiros camiões do Exército …

Região

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Informação

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Região

ANPC, Município de Góis e Bombeiros de Góis assinam protocolo para constituição da Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Góis, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis assinaram, no passado dia 4 de maio,…

Destaque

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,… … no âmbito do projeto “Igualdade

Última Hora

Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de “discriminação” nos apoios a fundo perdido

A  Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal queixa-se de que os lesados pelos incêndios de 15 de outubro estão a ser alvo de “discriminação negativa” nos

Sociedade

Mulher levada pelo mar estaria a participar em ritual religioso

Uma mulher que foi arrastada, ontem, pelo mar na praia da Costa Nova, concelho de ílhavo, quando se encontrava no areal com dez pessoas. Outras três também foram arrastadas mas

Informação

Deputado do PSD opõe-se às urgências na FAAD

O deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, João Brito, está contra a transição parcial do SAP para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.