“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Este é o último programa do ano letivo 2016/17, dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, o Gonçalo, o Francisco e o Martim Fernandes, a Beatriz, o Martim Pegado e o Martim Rodrigues, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes meninos, também finalistas do pré-escolar, vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes. A educadora Filomena encerra a entrevista com uma análise do seu trabalho pedagógico com as crianças.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, as Nações Unidas e diversas organizações não-governamentais insistiram na urgência de abolir as situações de menores a trabalhar, muitos deles em condições de escravidão. Cerca de 168 milhões de crianças trabalham no mundo, das quais mais de metade faz trabalhos perigosos colocando em risco as suas vidas.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim aborda a importância das escolhas no acesso ao ensino superior, e sobretudo após a conclusão do ensino básico. É importante conhecer-se a si mesmo, as suas capacidades, ambições, interesses e aptidões. E o mais importante de tudo, não se deixar influenciar. A escolha no secundário define o futuro, logo, é importante ser bem refletida e não ser imposta por ninguém.

Na rubrica sobre política, faz referência às recentes eleições em França e no Reino Unido, com o Presidente Emmanuel Macron está em curso uma “revolução” em França. Já Theresa May, do Partido Conservador, teve mais votos mas não conseguiu eleger 326 deputados que lhe garantiria a maioria absoluta para governar.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na feira do Livro de Oliveira do Hospital.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que junho é um mês de festa, com a comemoração dos Santos Populares. Mas a festa não tem que ser sinónimo do desperdício, de descartável e de sujidade. Podemos comemorar poupando recursos e reduzindo o impacto no Ambiente. Nestas celebrações a Quercus dá uma dúzia de conselhos para tornar esta época festiva mais amiga do Ambiente.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere os motivos do abandono de um animal de estimação e alerta para a situação lamentável, no nosso país,  do abandono animal nas férias de Verão.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda, para as férias grandes, quatro obras magistrais da literatura portuguesa: Amor de Perdição, os Maias, Felizmente há Luar e Memorial do Convento. Todas de leitura obrigatória no ensino secundário.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia as novidades tecnológicas da Audi.  Seguidamente reporta as notícias do desporto motorizado, premiando a sua regularidade, o estoniano Ott Tänak venceu o Rali da Sardenha, já na Formula 1 Lewis Hamilton venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá. A finalizar chama a atenção para as provas que se avizinham.

Na rubrica “viagens”, a Patrícia Correia sugere aos ouvintes que nestas férias de Verão partam à descoberta do melhor do nosso concelho. Temos um concelho rico em tradições, festas populares e património ambiental e cultural, muitos munícipes ainda não o conhecem.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira, é um filme de ação e aventura “ Mulher Maravilha”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a 3.ª edição do jornal do Agrupamento deste ano letivo, o MEGA 5,  que sairá brevemente e onde se podem encontrar as notícias dos principais acontecimentos que marcaram a vida escolar.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

AEOH – A Escola e o Meio (Podcast)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
Next Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.

Sociedade

Sopas reinaram em mais um Festival em Santa Ovaia

O Festival das Sopas voltou a animar Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital. No sábado, foram várias as sopas a concurso num festival onde reinaram os sabores da

Última Hora

Sampaense apresentou-se para a nova época no regresso à LPB

O Sampaense Basket apresentou-se oficialmente este domingo, em jogo amigável frente ao Illiabum (70-86). Uma partida onde o resultado era o que menos interessava e o objectivo era consolidar a

Última Hora

CTT lançam Inteiro Postal alusivo ao 150º aniversário da Filarmónica Avoense

Os CTT Correios de Portugal associam-se à comemoração dos 150 anos da Filarmónica Avoense, de Avô, com o lançamento de um inteiro postal.

Sociedade

Filarmónica Sangianense participou no 5º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” em Lisboa

A Filarmónica Sangianense, de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital voltou a marcar presença no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas “1º de Dezembro” realizado ontem em Lisboa.

Última Hora

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram ao início da tarde de hoje encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Sociedade

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Última Hora

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Região

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Informação

Detido com sete armas diferentes após queixa de violência doméstica na Figueira da Foz

A PSP deteve esta segunda-feira, na Figueira da Foz, um homem de 41 anos pela posse de várias armas proibidas.

Sociedade

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.

Região

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Sociedade

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Destaque

Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

O Pavilhão Desportivo Municipal recebeu mais uma vez, a Taça Hugo dos Santos em Basquetebol, Neste primeiro dia assistiu-se a dois jogos bem diferente e que já deram adversários para as

Nacional

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Última Hora

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Última Hora

Jovem morre colhido por Alfa Pendular em Oliveira do Bairro

Um homem de 22 anos morreu, esta manhã, depois de ter sido colhido por um Alfa Pendular, em Oiã, Oliveira do Bairro.

Região

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Região

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

Sociedade

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Educação

Alexandre Amado eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

  Alexandre Amado foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), com 86,9 por cento dos votos.