Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

… nível secundário e profissional, promovido pela CIM Região de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Os alunos João Ricardo, Rafael Coelho e Sara Oliveira, sob orientação da professora Fátima Potró, criaram um kit inteligente para insulinodependentes, constituído por um medidor de glicémia, uma caneta de insulina, uma bracelete inteligente e programada para alertar a necessidade de medição. O kit tem ainda código QR, através do qual é possível aceder a uma aplicação, possibilitando o registo de todos os resultados.

O projeto vencedor irá representar a CIM Região de Coimbra no Concurso Regional promovido pela CCDR Centro, em junho, na Covilhã.

O júri constituído por Conceição Carvalho, da CCDRC, Hélder Brito, BLC3, e pelo empresário Paulo Caridade atribuiu o 2.º e 3.ºlugares, respectivamente aos projetos Pastorellho, da EPTOLIVA, Pólo de Oliveira do Hospital, e Plano Total, da Escola Secundária Daniel de Matos, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.

O Pastorelho, da autoria do aluno Francisco Borges, sob orientação da professora Honorata Pereira, é um pastel, característico da Serra, elaborado a partir dos subprodutos da produção do queijo, nomeadamente, o soro de leite e da sua junção à bétula. O pastel apresenta um conjunto de efeitos bioactivos, resultantes das propriedades do soro de leite e do adoçante de bétula.

O pódio da final da 5ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, nível Secundário e Profissional, da CIM RC ficou completo, no 3.º lugar, com o projeto Plano Total, dos alunos Alcibíades Soares, Carolina Coimbra e Mariana Lopes, sob orientação da professora Sara Rosário, que reinventaram o Plano Duro tradicional, tornando-o integral e dobrável.

Com três tipos de plano numa única estrutura, o projeto dos alunos de Vila Nova de Poiares é único, fabricado em carbono, sendo mais ecológico, mais leve e de dimensões mais ajustadas ao espaço dentro de uma ambulância. Agrega numa única peça os três tipos de planos, o que permite a sua utilização de acordo com o espaço disponível na zona de acidente, bem como com a morfologia dos feridos.

José Carlos Alexandrino, vice-presidente da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, elogiou a qualidade dos 18 projetos que participaram na final e o estimulo à inovação e ao empreendedorismo proporcionados pelo Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. “São todos vencedores, pois aceitaram o desafio e não desistiram dos vossos sonhos. Estão todos de parabéns!”, sublinhou.

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial”, a maior CIM do país desenvolve este ano letivo uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.

Com esta iniciativa, a CIM Região de Coimbra abrange 4800 alunos/as e 120  docentes de todos os ciclos do ensino básico e do ensino secundário/profissional.

Na 5.ª edição do Concurso da CIM Região de Coimbra foram apresentadas 243 ideias de negócio, 168 participaram nos concursos municipais e 18 apuraram-se para a final que decorreu, ontem, em Oliveira do Hospital.

O projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra” é cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia (FEDER).

Previous Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro
Next Incêndio em habitação em Alvaiázere provoca um morto

Artigos Relacionados

Informação

PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e em cumprimento de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária competente, identificou e deteve um homem, a

Informação

Vinhos do Centro de Portugal promovidos no Brasil

Os vinhos do Centro de Portugal são um dos destaques principais do evento “Vinhos de Portugal”, que decorre até ao próximo dia 10 de junho no Brasil. Por estes dias, produtores de todo

Informação

Ministros vão “ajudar” nas obras da Estrada Nacional 17

Última Hora: Após reunião urgente do governo sobre o péssimo estado da Estrada Nacional 17, António Costa comunicou ao edil oliveirense Prof.José Carlos Alexandrino e ainda antes das mini férias

Última Hora

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Destaque

Salsicharia da Beira Serra distinguida com o selo PME Excelência 2017

A empresa Salsicharia da Beira Serra, localizada na zona industrial de Oliveira do Hospital, que se dedica à produção artesanal de produtos de fumeiro, …

Informação

Manuel da Costa apresenta livro “Do Homem e Da Terra”

No próximo dia 4 de março (sábado) será apresentado o livro “Do Homem e Da Terra” da autoria de Manuel da Costa. A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira

Informação

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Informação

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Nacional

GNR levantou cerca de dois mil autos de contraordenação por falta de limpeza de mato

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou 1 986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Nacional

Dezassete concelhos de cinco distritos em risco máximo

Dezassete concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Leiria apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

Jose Carlos Alexandrino esclareceu, em entrevista e em direto às 18 horas, o falso alarme da Sonae. O edil oliveirense, fez também o ponto da situação actual sobre o grande 

Última Hora

Polícia Judiciária deteve homem por crimes de homicídio e de incêndio em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada e de um crime de