Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

image_pdfimage_print

A greve da Função Pública marcada para hoje levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital,…

… devido à “ausência total de assistentes operacionais”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital disse que a greve teve “algum impacto” nas escolas do concelho, nomeadamente na Escola da Ponte das Três Entradas. “Tivemos que encerrar devido à ausência total de assistentes operacionais”, referiu, notando que foram acionados os transportes para garantir o regresso dos alunos às suas casas.

Nas restantes escolas, “alguns funcionários e professores também estão a fazer greve”, mas segundo Carlos Carvalheira foi possível manter os espaços em funcionamento. “Naturalmente que com algumas perturbações ao normal funcionamento, mas deu para manter. Há pelo menos serviços mínimos assegurados”, referiu.

Num primeiro olhar, Carlos Carvalheira admite que sejam os assistentes e técnicos operacionais que estão a aderir à greve em maior número e menos professores.

À Rádio Boa Nova, o diretor disse compreender os motivos da greve, mostrando-se solidário com todos os funcionários públicos que hoje estão em falta ao trabalho em jeito de protesto. “A greve é um direito. Acho que todos temos que ter este sentir. A greve é para melhoria das situações e temos que aceitar”, considerou.

Refira-se que, inicialmente, a greve foi convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (ligada à CGTP) para pressionar o Governo a incluir no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) a verba necessária para aumentar os trabalhadores da função pública, cujos salários estão congelados desde 2009.

Contudo, após a última ronda negocial no Ministério das Finanças, em meados de outubro, a Federação de Sindicatos da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, ambos filiados na UGT, anunciaram que também iriam emitir pré-avisos de greve para o mesmo dia, tendo em conta a falta de propostas do Governo.

Previous Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros
Next Antevisões ao desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Município de Seia com comemorações alusivas ao 25 de abril

A Câmara e Assembleia Municipal de Seia estão a promover um espetáculo musical de modo a assinalar a revolução dos cravos de 1974, que vai decorrer nos dias 24 e

Região

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Educação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Última Hora

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Região

Seia: Orçamento Participativo Escolar recebeu sete propostas

O Município de Seia voltou a dar voz aos alunos e, nesta que já é a 3ª edição do Orçamento Participativo Escolar, recebeu sete propostas,…

Sociedade

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Última Hora

Retomadas buscas para encontrar pastor de 90 anos desaparecido

As autoridades retomaram pelas 06h00 de hoje as buscas pelo pastor de 90 anos que está desaparecido em São Romão, no concelho de Seia, disse à agência Lusa fonte do

Última Hora

Incêndios lavram na região, ameaçam populações  e provocam densa nuvem de fumo

São vários os incêndios que nesta tarde de segunda feira lavram na região e que estão a devastar várias manchas florestais e ameaçar populações.

Informação

Conselho Intermunicipal da CIM RC reclama medidas para controlo da Vespa Velutina

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra vai solicitar ao Ministério da Agricultura medidas concretas para o combate à praga da Vespa Velutina, …

Sociedade

Quatro anos de prisão para assaltante de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra condenou um assaltante de Oliveira do Hospital, com residência em Negrelos, a quatro anos de prisão efetiva, por três furtos em, habitações  e numa empresa.