Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

… foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Construída de raiz, a Unidade de Saúde veio responder aos anseios da população da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira que, há vários anos, vinha reclamando por melhores condições na prestação dos cuidados de saúde primários. A obra representa um investimento na ordem dos 400 mil Euros, financiado em 85 por cento pelos fundos comunitários, sendo os restantes 15 por cento suportados pelo Município de Oliveira do Hospital.

Em dia de inauguração, Carlos Maia, presidente da União de Freguesias, destacou o percurso feito até à concretização da obra. “Não perdemos a coragem, nem a esperança”, referiu o autarca que viu na abertura do Quadro Comunitário uma “janela de oportunidade” para a realização da obra e para qual “foi determinante” o empenho do presidente da Câmara Municipal.


Satisfeito pelo novo espaço, Carlos Maia, não deixou de expressar a sua preocupação com a colocação de clínicos no espaço. Lembrou, que a antiga extensão de saúde já contou com dois médicos, mas agora só conta com um clínico. “Mas sabemos que ele não vai estar muito mais tempo”, referiu, aludindo ao motivo de aposentação do médico. “Ninguém entenderia que com estas instalações, nós não tivéssemos a continuidade dos serviços primários de saúde a ser garantidos às pessoas”, afirmou, notando que dos 1500 utentes, grande parte “são pessoas carentes e com fracos recursos económicos e que não têm dinheiro para recorrer à saúde privada”.

A contar com a presença do ministro da Saúde, o presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho feito pelo governante e em particular a “solução” que encontrou para a saúde em Oliveira do Hospital, ao passar as urgências à noite, fins de semana e feriados para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD). Referiu, porém, que Oliveira do Hospital precisa de mais médicos, notando que as consultas de intersubstituição em funcionamento no Centro de Saúde “não são suficientes” para dar reposta aos oliveirenses.  “Precisamos de um serviço de atendimento seja na FAAD, seja no Centro de Saúde”, defendeu José Carlos Alexandrino, que disse que aquele não era uma assunto para ser discutido naquele dia, mas numa futura reunião em Lisboa.

O autarca foi mais longe ao voltar a considerar que “não é plausível que haja um investimento enorme (na formação de médicos) e eles queiram ficar todos em Lisboa, nas cidades ou queiram emigrar”. “É preciso que os partidos encontrem soluções e acordos para resolver problemas da saúde do interior e não só de Oliveira do Hospital”.


Aos ervedalenses, em particular e aos oliveirenses de um modo geral, o ministro da Saúde garantiu que o governo tudo fará “com imaginação”, com “engenho e arte”, tal como aconteceu com a colaboração com a FAAD,  “para que as pessoas tenham aquilo que merecem, o nosso respeito”. “Estou trabalhar para os seus munícipes” e dos vários pontos do país afetados pelos incêndios, que depois destes incidentes “passaram a ser olhados de outra maneira”. No concelho oliveirense, o governante disse já ter dado indicações à presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, para “trabalhar a proximidade”. “Fazemos tudo o que pudermos, mas precisamos do apoio e alianças com as autarquias”.

image_pdfimage_print
Previous 15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra
Next Agricultores protestam hoje em Coimbra

Artigos Relacionados

Cultura

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Última Hora

Tábua espera bater record de visitantes na FACIT que arranca hoje (com áudio)

Está marcada para as 18h00 desta quarta-feira, 27 de junho, a inauguração da 10ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua. O certame decorre até domingo, dia 1

Sociedade

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Oliveira do Hospital faz o teste ao monte de Colcurinho na Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital é, hoje, palco da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Última Hora

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Informação

Cooperativa Beira Central comemora 53º aniversário a pensar nos agricultores afetados pelo incêndio

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, com sede em Oliveira do Hospital, comemora hoje o 53º aniversário. A data está a ser assinalada de modo particular no espaço de

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 24 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, em plena consoada, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube

Informação

Fagulhas em chaminé deram alerta para fogo em habitação de Nogueira do Cravo

Um alerta para fogo numa chaminé de uma habitação em Nogueira do Cravo, mobilizou, ao final da tarde de ontem, dez homens dos Bombeiros de Oliveira do Hospital,…

Região

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Sociedade

GNR intensifica patrulhamento nas estradas a partir de hoje

A GNR intensifica, a partir de hoje e até ao dia 02 de janeiro, o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego no âmbito da operação Ano Novo.

Última Hora

Região de Coimbra Meet Up na Bolsa de Turismo de Lisboa

“Região de Coimbra Meet Up” pretende inovar “a participação da CIM Região de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa, através de um elogio à diversidade e excelência …

Informação

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Informação

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Sociedade

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Última Hora

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Desporto

FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus adversários.

Distrital de Honra AFC – Jornada 21 FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Última Hora

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Nacional

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Informação

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 8 de julho,…

Informação

Hóquei Patins: FCOH joga com ACR Santa Cita

Neste momento, as competições federadas de futebol e basquetebol estão dadas por terminadas. Ainda assim, a modalidade de hóquei patins continua em competição .

Última Hora

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Última Hora

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.