Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

… foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Construída de raiz, a Unidade de Saúde veio responder aos anseios da população da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira que, há vários anos, vinha reclamando por melhores condições na prestação dos cuidados de saúde primários. A obra representa um investimento na ordem dos 400 mil Euros, financiado em 85 por cento pelos fundos comunitários, sendo os restantes 15 por cento suportados pelo Município de Oliveira do Hospital.

Em dia de inauguração, Carlos Maia, presidente da União de Freguesias, destacou o percurso feito até à concretização da obra. “Não perdemos a coragem, nem a esperança”, referiu o autarca que viu na abertura do Quadro Comunitário uma “janela de oportunidade” para a realização da obra e para qual “foi determinante” o empenho do presidente da Câmara Municipal.


Satisfeito pelo novo espaço, Carlos Maia, não deixou de expressar a sua preocupação com a colocação de clínicos no espaço. Lembrou, que a antiga extensão de saúde já contou com dois médicos, mas agora só conta com um clínico. “Mas sabemos que ele não vai estar muito mais tempo”, referiu, aludindo ao motivo de aposentação do médico. “Ninguém entenderia que com estas instalações, nós não tivéssemos a continuidade dos serviços primários de saúde a ser garantidos às pessoas”, afirmou, notando que dos 1500 utentes, grande parte “são pessoas carentes e com fracos recursos económicos e que não têm dinheiro para recorrer à saúde privada”.

A contar com a presença do ministro da Saúde, o presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho feito pelo governante e em particular a “solução” que encontrou para a saúde em Oliveira do Hospital, ao passar as urgências à noite, fins de semana e feriados para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD). Referiu, porém, que Oliveira do Hospital precisa de mais médicos, notando que as consultas de intersubstituição em funcionamento no Centro de Saúde “não são suficientes” para dar reposta aos oliveirenses.  “Precisamos de um serviço de atendimento seja na FAAD, seja no Centro de Saúde”, defendeu José Carlos Alexandrino, que disse que aquele não era uma assunto para ser discutido naquele dia, mas numa futura reunião em Lisboa.

O autarca foi mais longe ao voltar a considerar que “não é plausível que haja um investimento enorme (na formação de médicos) e eles queiram ficar todos em Lisboa, nas cidades ou queiram emigrar”. “É preciso que os partidos encontrem soluções e acordos para resolver problemas da saúde do interior e não só de Oliveira do Hospital”.


Aos ervedalenses, em particular e aos oliveirenses de um modo geral, o ministro da Saúde garantiu que o governo tudo fará “com imaginação”, com “engenho e arte”, tal como aconteceu com a colaboração com a FAAD,  “para que as pessoas tenham aquilo que merecem, o nosso respeito”. “Estou trabalhar para os seus munícipes” e dos vários pontos do país afetados pelos incêndios, que depois destes incidentes “passaram a ser olhados de outra maneira”. No concelho oliveirense, o governante disse já ter dado indicações à presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, para “trabalhar a proximidade”. “Fazemos tudo o que pudermos, mas precisamos do apoio e alianças com as autarquias”.

image_pdfimage_print
Previous 15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra
Next Agricultores protestam hoje em Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.

Desporto

FCOH com primeira derrota. AD Lagares ganhou ao União. ADN venceu na Sertã. Sampaense derrotou o Beira-Mar

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) foi jogar à Tocha, de onde saiu derrotado por 3-1.

Informação

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil

Destaque

Cerca de 70 atletas participam em Encontro de Desporto Adaptado em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Atividade Física, que hoje se assinala, fica marcado no concelho de Oliveira do Hospital, pela realização do terceiro Encontro de Desporto Adaptado, …

Programas

“A Escola e o Meio” apresenta 33º programa na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Última Hora

António Campos, Paulo Campos e Dulce Pássaro marcaram presença em almoço de apoio a José Sócrates

José Sócrates, ex-secretário geral do PS, esteve ontem num almoço com apoiantes, em Lisboa, onde marcaram presença Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas, e os oliveirenses Paulo Campos, ex-secretário de

Região

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Programas

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Informação

Oliveira do Hospital distinguiu Carlos Martins e Dulce Pássaro com Medalha de Ouro

O oliveirense internacional de futebol, Carlos Martins, e a ex ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foram homenageados, no dia 7 de outubro, com a Medalha de Ouro Municipal.

Sociedade

Liga de Travanca de Lagos promove “LigARTE”

“LigARTE” é a nova proposta, para o ano de 2017, da Liga de Travanca de Lagos em parceria com o projecto Espaço _Tempo. Através de Oficinas, Workshops entre outros encontros mensais,…

Última Hora

Feira do Livro de Oliveira do Hospital recebeu quatro mil visitantes

Cerca de quatro mil pessoas visitaram a Feira do Livro de Oliveira do Hospital que se realizou entre os dias 28 de maio e 1 de junho no espaço multiusos

Última Hora

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Programas

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Informação

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Última Hora

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Última Hora

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

Região

Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

A Comissão Política de Secção de Arganil do Partido Social Democrata (PSD), liderada por Luís Almeida, reeleito presidente pelo terceiro mandato consecutivo,…

Destaque

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Destaque

Governo apresentou apoios à agricultura em Oliveira do Hospital

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou ontem, em Oliveira do Hospital, o apoio a nove mil agricultores dos concelhos afetados pelos incêndios de outubro que

Região

Comando Territorial de Coimbra fiscalizou 293 condutores em operação especial de prevenção criminal

O Comando Territorial de Coimbra fiscalizou, ontem, 293 condutores numa operação especial de prevenção criminal na autoestrada n.º 1, nas áreas de serviço da Mealhada.

Informação

Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima

Porto de Mós recebeu este fim de semana o 1º Rallye Castelo Porto Mós, primeira prova do Troféu Ralis Regional do Centro cuja organização esteve a cargo do Penela Race

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital palco de inúmeros debates

A Rádio Boa Nova está a acompanhar a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital que está a decorrer esta esta tarde na Câmara Municipal. Um dos temas que inicialmente foi