Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

… foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Construída de raiz, a Unidade de Saúde veio responder aos anseios da população da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira que, há vários anos, vinha reclamando por melhores condições na prestação dos cuidados de saúde primários. A obra representa um investimento na ordem dos 400 mil Euros, financiado em 85 por cento pelos fundos comunitários, sendo os restantes 15 por cento suportados pelo Município de Oliveira do Hospital.

Em dia de inauguração, Carlos Maia, presidente da União de Freguesias, destacou o percurso feito até à concretização da obra. “Não perdemos a coragem, nem a esperança”, referiu o autarca que viu na abertura do Quadro Comunitário uma “janela de oportunidade” para a realização da obra e para qual “foi determinante” o empenho do presidente da Câmara Municipal.


Satisfeito pelo novo espaço, Carlos Maia, não deixou de expressar a sua preocupação com a colocação de clínicos no espaço. Lembrou, que a antiga extensão de saúde já contou com dois médicos, mas agora só conta com um clínico. “Mas sabemos que ele não vai estar muito mais tempo”, referiu, aludindo ao motivo de aposentação do médico. “Ninguém entenderia que com estas instalações, nós não tivéssemos a continuidade dos serviços primários de saúde a ser garantidos às pessoas”, afirmou, notando que dos 1500 utentes, grande parte “são pessoas carentes e com fracos recursos económicos e que não têm dinheiro para recorrer à saúde privada”.

A contar com a presença do ministro da Saúde, o presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho feito pelo governante e em particular a “solução” que encontrou para a saúde em Oliveira do Hospital, ao passar as urgências à noite, fins de semana e feriados para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD). Referiu, porém, que Oliveira do Hospital precisa de mais médicos, notando que as consultas de intersubstituição em funcionamento no Centro de Saúde “não são suficientes” para dar reposta aos oliveirenses.  “Precisamos de um serviço de atendimento seja na FAAD, seja no Centro de Saúde”, defendeu José Carlos Alexandrino, que disse que aquele não era uma assunto para ser discutido naquele dia, mas numa futura reunião em Lisboa.

O autarca foi mais longe ao voltar a considerar que “não é plausível que haja um investimento enorme (na formação de médicos) e eles queiram ficar todos em Lisboa, nas cidades ou queiram emigrar”. “É preciso que os partidos encontrem soluções e acordos para resolver problemas da saúde do interior e não só de Oliveira do Hospital”.


Aos ervedalenses, em particular e aos oliveirenses de um modo geral, o ministro da Saúde garantiu que o governo tudo fará “com imaginação”, com “engenho e arte”, tal como aconteceu com a colaboração com a FAAD,  “para que as pessoas tenham aquilo que merecem, o nosso respeito”. “Estou trabalhar para os seus munícipes” e dos vários pontos do país afetados pelos incêndios, que depois destes incidentes “passaram a ser olhados de outra maneira”. No concelho oliveirense, o governante disse já ter dado indicações à presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, para “trabalhar a proximidade”. “Fazemos tudo o que pudermos, mas precisamos do apoio e alianças com as autarquias”.

Previous 15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra
Next Agricultores protestam hoje em Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

João Dinis, conhecido vilafranquense, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e …

Última Hora

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Última Hora

IEFP garante que muitas empresas afetadas pelo incêndio estão a laborar “se não totalmente, pelo menos parcialmente”

O delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) referiu, à Rádio Boa Nova, que as empresas de Oliveira do Hospital, que foram afetadas pelo incêndio,

Informação

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que hoje de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram,disse à agência Lusa …

Região

Município de Góis aderiu ao Ano Nacional da Colaboração

O Município de Góis respondeu ao desafio apresentado pelo Fórum para a Governação Integrada (Forum GovInt) para aderir ao Ano Nacional da Colaboração – 2019, através da apresentação de propostas de iniciativas a

Região

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Informação

Faleceu Alexandre de Brito Gouveia

Faleceu esta tarde nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Alexandre de Brito Gouveia, um dos pioneiros da indústria de confecções em Oliveira do Hospital. Recorde no video “série CARÁCTER”  O

Informação

“Máscaras do Mundo” em exposição em Oliveira do Hospital

“Máscaras do Mundo” é o tema da exposição de fotografia patente, até ao final do mês de fevereiro, em vários equipamentos municipais de Oliveira do Hospital.

Nacional

Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

O prazo para os pedidos de financiamento destinados a recuperar segundas habitações danificadas pelos incêndios do ano passado foi prolongado até 30 novembro, de acordo com uma portaria hoje publicada

Informação

Operação Baco: GNR registou 1 194 excessos de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 28 de maio, intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária

Desporto

FCOH e AD Lagares da Beira, com sortes diferentes nos distritais AFC

Futebol No Distrital de Honra da AFC, o FCOH foi empatar 0-0 no Eirense e mantém a 1ª posição na classificação. Na próxima jornada a equipa oliveirense recebe o Febres.

Última Hora

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…