“Erasmus + Global Week” reúne 22 países no Politécnico de Coimbra
23 Maio, 2019 273 Views

“Erasmus + Global Week” reúne 22 países no Politécnico de Coimbra

image_pdfimage_print

Começou na passada segunda-feira, dia 20 de maio, a “Erasmus+ Global Week”, uma semana internacional organizada pelo Politécnico de Coimbra,…

…que recebe mais de 60 participantes, entre professores e responsáveis de Relações Internacionais, provenientes de 22 países, de 44 instituições de ensino superior.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o Politécnico de Coimbra organiza a 3ª edição da “Erasmus+ Global Week” até dia 24 de maio, com o objetivo de fortalecer os laços com os atuais parceiros e explorar novas parcerias, a fim de discutir e abraçar os desafios globais da internacionalização do ensino superior da próxima década. Será uma semana de intenso debate de problemáticas comuns e de procura de soluções e oportunidades num ambiente multicultural de partilha de conhecimentos e boas práticas.

Segundo Maria João Cardoso, pró-presidente e coordenadora institucional das Relações Internacionais do IPC, esta iniciativa “é um momento importante para o Politécnico de Coimbra, porque não só projetamos a qualidade e diversidade da nossa instituição no mundo, como proporcionamos uma excelente ocasião a toda a comunidade do IPC, estudantes, docentes e funcionários, para explorarem oportunidades de internacionalização. Vamos receber um elevado número de  parceiros e trabalhar com eles a temática relativa à próxima geração de programas europeus que entrarão em vigor em 2021, e que constituem o quadro de referência para o desenvolvimento da cooperação internacional.  Conhecer e debater os aspetos mais relevantes das propostas da Comissão Europeia, é fundamental para podermos antecipar caminhos e preparar o futuro.”

No conjunto são 62 participantes provenientes de 44 instituições de Ensino Superior, totalizando 22 países. Em relação ao ano passado, a participação internacional alargou para fora da União Europeia e Brasil, com a participação de instituições com as quais o IPC tem projetos internacionais e que são originárias de países como o Azerbaijão, a Geórgia, a Federação Russa ou a Arábia Saudita.

Ao nível da discussão da temática dos próximos programas europeus que vão entrar em vigor, a responsável destaca a Conferência Internacional, coorganizada com a Agência Nacional Erasmus+, no dia 21, com a presença do secretário geral da EURASHE, Associação Europeia das Instituições de Ensino Superior, família europeia das Universidades de Ciências Aplicadas de que o IPC faz parte. “O objetivo é conhecer, compreender e debater os próximos desafios que esperam o ensino superior e que são relevantes para a estratégia de Relações Internacionais do Politécnico”, explica Maria João Cardoso. Tendo sido dada essa possibilidade, diversas IES portuguesas efetuaram o registo para assistir à conferência.

Os participantes da “Erasmus+ Global Week” são essencialmente dirigentes e responsáveis das Relações Internacionais das várias instituições, e também professores europeus que vêm realizar as suas missões de ensino ao Politécnico de Coimbra. Algumas destas participações são resultantes de projetos internacionais em curso.

A par destas iniciativas de discussão e networking, decorre um programa cultural que inclui visitas, por exemplo, ao Museu Aliança Underground (em Sangalhos, Anadia), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas, Eco Museu e Salinas na Figueira da Foz.

Previous Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal
Next EPTOLIVA promove Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica

Artigos Relacionados

Última Hora

Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen

O pentacampeão Sébastien Ogier é o principal favorito a eclipsar o célebre finlandês Markku Alen como recordista de vitórias (5) em território português e reforçar a sua liderança no Mundial

Informação

GNR realiza Operação Floresta Segura 2019 até 6 de dezembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o território nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da

Sociedade

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Região

Rally de Portugal – Ott Tänak apertado por Meeke, mas continua na frente, agora com uma diferença de 4.3s após Amarante 2 e regresso a Matosinhos.

Foi uma tarde complicada para o piloto da Toyota Latvala, que teve problemas num amortecedor dianteiro partido o que o fez perder muito tempo, descendo agora para a 5ª posição

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital investe 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público. A atribuição das bolsas

Região

Obras no IP3 condicionam circulação no distrito de Viseu

O pavimento do IP3 está a ser reparado, o que implica condicionamentos do trânsito nos concelhos de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Última Hora

Despiste com trator agrícola faz um morto em Alvoco das Várzeas

Um despiste com um trator agrícola provocou uma vítima mortal, um homem de 81 anos, na manhã de ontem, 7 de abril, na freguesia de Alvoço das Várzeas, no concelho

Sociedade

Oliveira do Hospital: Orçamento Participativo Jovem aprovou oito candidaturas

Terminado o prazo de entrega das propostas para o Orçamento Participativo Jovem, em Oliveira do Hospital, “deram entrada oito candidaturas depois de todo o processo que foi desenvolvido…

Informação

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Sociedade

Saúde: Atividade gripal está a aumentar

A atividade gripal, que se manteve baixa até à primeira semana deste mês, está agora com tendência crescente, …

Cultura

Oliveira do Hospital: Mais de 37 mil pessoas usufruíram das bibliotecas no último ano

A utilização da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira resultou, no último ano, em números “nunca antes alcançados”. No total foram 37 026

Nacional

Incêndios: Número registado este ano foi 44% menor do que média da década

O número de incêndios florestais este ano registou uma queda de 44% em relação à média dos últimos 10 anos, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, prometendo mais esforços