Eptoliva selecionada com quatro projetos na 14ª edição Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho    

 Eptoliva selecionada com quatro projetos na 14ª edição Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho    

image_pdfimage_print

No âmbito da candidatura à 14.ª edição do PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA” – Fundação Ilídio Pinho, cujo tema se insere em “Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo Melhor”,…

… a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, garantiu a seleção a nível regional (5º escalão – ensino secundário) de quatro projetos submetidos a este concurso, que serão distinguidos com um prémio de desenvolvimento no valor de 500 Euros cada, destinado exclusivamente a apoiar a sua implementação e posterior avaliação final na fase nacional do “Concurso de Ideias”.

A EPTOLIVA foi a escola da Região Centro com maior número de projetos selecionados, numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no passado dia 18 janeiro, no auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, na presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Fundação, Engº Ilídio Pinho.

Os projetos submetidos a concurso integram uma visão multidisciplinar, envolvendo áreas curriculares diferenciadas através da integração de diferentes saberes e deverão demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

Os projetos, sob a responsabilidade e coordenação da docente Honorata Pereira, serão desenvolvidos nos dois espaços escolares da EPTOLIVA. “Requalificação dos resíduos do setor oleico na produção de biocombustíveis e bioadsorventes para remoção de metais pesados” e “Requalificação do rio Cobral por leito de macrófitas e Nasturtium officinale”, são os projetos a desenvolver na sede em Oliveira do Hospital, pelos alunos Carlos Quintino, do 3º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; Júlio Avelar, do 2º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; Bernardo Martins e Henrique Castanheira, do 1º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; e Carlos Rosário, do 2º ano do Curso de Multimédia. Já os projetos “Compósito antisséptico do extrato da planta Celidónia Magus” e “Caracterização e extração das fibras vegetais da folha de Aloe Vera, com princípios ativos, e aplicação tecnológica na saúde”, são, respetivamente, liderados por Bruno Paulino, Catarina Costa e Daniela Pinto, alunos do 3º ano do Curso de Auxiliar de Saúde, ministrado no Pólo de Tábua.

A Direção da ADEPTOLIVA congratula-se por mais este prémio, que “é fruto do trabalho conjunto de docentes, alunos e Direção da EPTOLIVA, numa escola que cada vez mais se afirma na região pela qualidade do seu ensino e pelo empreendedorismo, que servem de base para a construção do futuro dos alunos”.

Previous Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação
Next Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

Artigos Relacionados

Informação

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Última Hora

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

A Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um alerta à população uma vez que é esperado, nas próximas 48 horas, um agravamento do estado do tempo.

Destaque

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias

Informação

Rádio Boa Nova transmite inauguração da BLC3 com presença do Primeiro-Ministro

A Rádio Boa Nova realiza amanhã, dia 27 de maio, um especial de informação por ocasião da visita do Primeiro Ministro ao concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior

A Câmara Municipal de Penacova atribuiu, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 24 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentaram o ensino secundário e

Região

Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

A sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Seia dá este ano destaque à marca de referência mundial que é a Playmobil.

Informação

Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica do setor têxtil fechou as portas na aldeia de Trinta, na Guarda, e lançou cerca de duas dezenas de trabalhadores para o desemprego,…

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Destaque

Em Oliveira do Hospital voltou a ser difícil ter consulta com o médico de família

O serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está, desde fevereiro, a ser assegurado pelos médicos de família, que desta forma se veem impossibilitados das

Região

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.

Sociedade

Natal em Oliveira do Hospital: Bobadela recebe Concerto de Natal

A Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe no próximo sábado, 22 de dezembro, o Concerto de Natal com a participação de vários grupos. Com início agendado para as

Informação

FCOH ainda acredita na manutenção. AD Nogueirense complica contas ao perder

Depois do derby em Touriz onde venceu por 1-0, o FCOH ainda acredita na manutenção e onde tudo ainda é possível. Para isso, basta o FCOH ganhar a última partida