EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra

EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra

image_pdfimage_print

“Turismo enogastronómico na Beira Serra: o papel das Confrarias Gastronómicas”, foi o tema principal do II Fórum de Turismo, realizado no âmbito …

… de mais uma conferência EPTO FUTUROS da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, que decorreu a 12 de junho, no Museu do Azeite, e que juntou especialistas da formação e da informação turística na defesa da gastronomia como pilar fundamental no desenvolvimento económico e turístico de uma região.

A relevância da gastronomia como potencial turístico foi evidenciada pelas intervenções de Patrícia Ferreira, representante da CIM – Região Europeia de Gastronomia, que aludiu à ciência gastronómica como identidade e afirmação económica, social e sustentável de um território, enquanto José Borralho, Presidente da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), se referiu à gastronomia, enquanto valor económico e memória de uma viagem turística, concluindo que a riqueza gastronómica de Portugal se deve à época dos descobrimentos e da autenticidade e diversidade de receitas que se perpetuaram até hoje, capacitando a oferta turística a uma experiência de sabores.

Este colóquio incluiu ainda uma mostra de produtos endógenos diligenciados na presença de algumas Confrarias sediadas na Beira Serra. Entendidas como “confraternizações” de saberes e sabores tradicionais que atestam a própria evolução histórica e social de gentes e territórios, a Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores do Ervedal da Beira, a Confraria do Queijo Serra da Estrela, a Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil, a Confraria do Torresmo Beirão e a Confraria do Medronho, certificaram no seu testemunho, o património gastronómico que lhes cumpre salvaguardar e promover.

Este foi também, um momento de oportunidade para conhecer o espaço do Museu do Azeite, recentemente inaugurado na Bobadela, uma ideia empreendedora que nasceu na EPTOLIVA pela Prova de Aptidão Profissional de Berta Dias, e filha do fundador e proprietário deste espaço, António Dias. Um exemplo substantificado de investimento no Turismo da região, como referiu a Vereadora Graça Silva.

No encerramento deste fórum em contexto de práticas profissionais, foi servido um almoço confecionado pelo Chef José Carlos, que conjugou os produtos trazidos pelas várias confrarias presentes, em saborosas iguarias provadas pelos convidados e com harmonização de vinhos, da Quinta Vale do Cesto, apresentados por Patrícia Figueiredo.

Previous ASAE instaurou 18 processos de contraordenação e um processo-crime no âmbito da Operação Estrela
Next Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

Artigos Relacionados

Região

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

Sociedade

Oliveira do Hospital distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo quarto ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital recebeu esta quarta-feira, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Verde de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”,…

Informação

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Última Hora

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…

Última Hora

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Informação

Sinistralidade: 18 detenções, 729 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, este domingo, 7 de abril, pelas 16h00, a 29ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Nacional

Depressão Beatriz: Mais de 200 ocorrências registadas. Mau tempo continua até domingo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 255 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 07h30 de hoje, sendo Braga, Viana do Castelo e Porto os distritos mais

Informação

Tomada de posse em Oliveira de Hospital é na sexta-feira

Os novos órgãos municipais de Oliveira do Hospital vão tomar posse amanhã. A cerimónia foi adiada uma semana devido aos incêndios no concelho.

Sociedade

Oliveira do Hospital comemora o Feriado Municipal (Emissão especial na Boa Nova)

O Município de Oliveira do Hospital assinala, esta sexta-feira dia 7 de outubro, o Feriado Municipal estando a decorrer um conjunto de atividades comemorativas.

Região

Homem de 90 anos morre em acidente de trator no concelho de Coimbra

Um homem de 90 anos morreu hoje vítima de um acidente com trator agrícola em Souselas, no concelho de Coimbra, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores da cidade.