EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, promoveu um debate.

A sessão, realizada no dia 21 de janeiro, contou com a presença de Fátima Ramos, deputada da Assembleia da República do Circulo Eleitoral de Coimbra e com a participação de Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, Ana Alves, professora e moderadora do debate e Cláudia Carvalho, professora coordenadora do Projeto Eco-Escola, dando especial enfoque às iniciativas diárias de educação ambiental que podem contribuir para a reversão do fenómeno do aquecimento global.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a EPTOLIVA salienta que tem levado a cabo algumas atividades que se enquadram nesta problemática, nomeadamente a eliminação de copos de plástico na escola e a adoção da Eco-garrafa, ações de reflorestação, controlo de invasoras (arrancada de eucaliptos e acácias), limpeza de floresta, entre outras.

Com este desafio que, este ano, procura soluções para um dilema que afeta todos, as inevitáveis alterações climáticas, são 15 os alunos candidatos a deputados da EPTOLIVA que decidiram, nesta conjuntura, dar resposta a este desafio. Neste sentido, Daniel Costa, atenta o Parlamento dos Jovens, como uma importante estratégia de educar as futuras sociedades, já que a escola se constitui como o principal contexto de aprendizagem e exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade. Deixou também a certeza de que a EPTOLIVA organizará um dia com a comunidade, para apresentar medidas concretas e sensibilizar para as alterações climáticas. Fortalecer a consciência cívica e crítica dos alunos é, por isso, preparar a sociedade e a participação massiva desta, no conseguimento de soluções para os seus problemas.

Esta iniciativa surgiu, igualmente, como uma oportunidade para que a parlamentar, Fátima Ramos, explicasse o funcionamento da Assembleia da República, tendo dirigido um convite à EPTOLIVA para uma visita a este órgão de soberania nacional.

Previous Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado
Next Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital: Zona Histórica deverá ser requalificada no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital aponta para 2019 a requalificação da Zona Histórica da cidade. O pré-projeto, que está a ser preparado por um especialista em reabilitação de zonas

Última Hora

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Região

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Cultura

Manuel da Costa apresenta livro “Do Homem e Da Terra”

No próximo dia 4 de março (sábado) será apresentado o livro “Do Homem e Da Terra” da autoria de Manuel da Costa. A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira

Desporto

“Pais Natais em Movimento” animaram Oliveira do Hospital

Domingo foi dia de mais uma edição da iniciativa “Pais Natais em Movimento”. Foram muitos os que enfrentaram o frio e participaram na edição de 2016 desta atividade, …

Última Hora

Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho

De 13 a 22 de julho, o Festival das Artes celebra a sua 10.ª edição com um regresso às origens. A história mítica de Pedro e Inês serve de mote

Última Hora

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.

Informação

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Informação

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Região

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Informação

Assembleia Municipal aprova contratação de empréstimo de 250 mil Euros para antecipar pagamentos de obras

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da contratação de um empréstimo a curto prazo, de 250 mil Euros para o ano de 2017.

Cultura

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.