EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

image_pdfimage_print

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, promoveu um debate.

A sessão, realizada no dia 21 de janeiro, contou com a presença de Fátima Ramos, deputada da Assembleia da República do Circulo Eleitoral de Coimbra e com a participação de Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, Ana Alves, professora e moderadora do debate e Cláudia Carvalho, professora coordenadora do Projeto Eco-Escola, dando especial enfoque às iniciativas diárias de educação ambiental que podem contribuir para a reversão do fenómeno do aquecimento global.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a EPTOLIVA salienta que tem levado a cabo algumas atividades que se enquadram nesta problemática, nomeadamente a eliminação de copos de plástico na escola e a adoção da Eco-garrafa, ações de reflorestação, controlo de invasoras (arrancada de eucaliptos e acácias), limpeza de floresta, entre outras.

Com este desafio que, este ano, procura soluções para um dilema que afeta todos, as inevitáveis alterações climáticas, são 15 os alunos candidatos a deputados da EPTOLIVA que decidiram, nesta conjuntura, dar resposta a este desafio. Neste sentido, Daniel Costa, atenta o Parlamento dos Jovens, como uma importante estratégia de educar as futuras sociedades, já que a escola se constitui como o principal contexto de aprendizagem e exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade. Deixou também a certeza de que a EPTOLIVA organizará um dia com a comunidade, para apresentar medidas concretas e sensibilizar para as alterações climáticas. Fortalecer a consciência cívica e crítica dos alunos é, por isso, preparar a sociedade e a participação massiva desta, no conseguimento de soluções para os seus problemas.

Esta iniciativa surgiu, igualmente, como uma oportunidade para que a parlamentar, Fátima Ramos, explicasse o funcionamento da Assembleia da República, tendo dirigido um convite à EPTOLIVA para uma visita a este órgão de soberania nacional.

Previous Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado
Next Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Gala “comemora” o desporto em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, que se realiza em Oliveira do Hospital a Gala do Desporto. Na quinta edição, o certame vai acontecer no Salão Nobre dos

Região

Seia comemora Dia da Criança com Parque Encantado

A Semana da Criança e do Brincar de Seia, que está a decorrer desde o dia 25 de maio, termina este domingo, dia 2 de junho, …

Região

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o agravamento das condições meteorológicas…

Informação

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

Informação

SEF sinaliza jogadores  de clubes da zona centro   

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou seis atletas em situação irregular em Portugal, ligados a dois clubes de futebol da zona centro do país.

Informação

Incêndios: Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirma que maioria das casas destruídas já foram reconstruídas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu esta quarta-feira (2 de janeiro) em Vouzela que grande parte das casas destruídas nos incêndios de outubro de 2017 estão

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Sociedade

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Sociedade

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Última Hora

Município de Arganil apresentou ferramenta digital

A Câmara Municipal de Arganil prepara-se para implementar o E-Paper, a aplicação informática de modernização administrativa aplicada ao processo de Licenciamento de Obras Particulares.

Região

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …