EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

image_pdfimage_print

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, promoveu um debate.

A sessão, realizada no dia 21 de janeiro, contou com a presença de Fátima Ramos, deputada da Assembleia da República do Circulo Eleitoral de Coimbra e com a participação de Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, Ana Alves, professora e moderadora do debate e Cláudia Carvalho, professora coordenadora do Projeto Eco-Escola, dando especial enfoque às iniciativas diárias de educação ambiental que podem contribuir para a reversão do fenómeno do aquecimento global.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a EPTOLIVA salienta que tem levado a cabo algumas atividades que se enquadram nesta problemática, nomeadamente a eliminação de copos de plástico na escola e a adoção da Eco-garrafa, ações de reflorestação, controlo de invasoras (arrancada de eucaliptos e acácias), limpeza de floresta, entre outras.

Com este desafio que, este ano, procura soluções para um dilema que afeta todos, as inevitáveis alterações climáticas, são 15 os alunos candidatos a deputados da EPTOLIVA que decidiram, nesta conjuntura, dar resposta a este desafio. Neste sentido, Daniel Costa, atenta o Parlamento dos Jovens, como uma importante estratégia de educar as futuras sociedades, já que a escola se constitui como o principal contexto de aprendizagem e exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade. Deixou também a certeza de que a EPTOLIVA organizará um dia com a comunidade, para apresentar medidas concretas e sensibilizar para as alterações climáticas. Fortalecer a consciência cívica e crítica dos alunos é, por isso, preparar a sociedade e a participação massiva desta, no conseguimento de soluções para os seus problemas.

Esta iniciativa surgiu, igualmente, como uma oportunidade para que a parlamentar, Fátima Ramos, explicasse o funcionamento da Assembleia da República, tendo dirigido um convite à EPTOLIVA para uma visita a este órgão de soberania nacional.

Previous Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado
Next Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…

Última Hora

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de

Informação

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Sociedade

Despiste de camião corta A25 em Celorico da Beira

Um camião despistou-se esta madrugada na A25, ficando tombado na via. O acidente aconteceu pela 6h30, junto ao nó de Celorico da Beira …

Região

Jovem detido em Tábua por tráfico de estupefacientes

Militares do Posto Territorial de Tábua detiveram ontem, dia 29 de junho, em Tábua, um homem de 23 anos por tráfico de estupefacientes.

Desporto

Antevisão: FCOH vs Alverca. ARC Oleiros vs ADN

As equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, jogam, este domingo, a 4ª jornada.

Região

Incêndio em camião obriga ao corte da A25 na zona de Mangualde

Um incêndio num veículo pesado obrigou hoje a que a A25 fosse cortada ao trânsito automóvel nos dois sentidos, no concelho de Mangualde, informou fonte do Comando Distrital de Operações

Região

Acidente com trator faz uma vítima mortal em Arganil

Um funcionário do Município de Arganil, destacado na união de freguesias de Cepos – Teixeira, faleceu, hoje, vítima de acidente com um trator. Segundo avança a Comarca de Arganil, o

Nacional

Portugal é o país com mais área ardida na Europa. Inexistência de mortes é “vitória” em Monchique

Este ano já arderam 28 500 hectares em Portugal, um valor superior aos 21 mil hectares que arderam na Suécia e aos 18 mil no Reino Unido. Só em Monchique

Informação

Corpo de homem foi encontrado a boiar nas marinhas de sal de Aveiro

Os bombeiros e a Polícia Marítima retiraram um cadáver que foi encontrado a boiar nas marinhas de sal na localidade de Desterro das Leivas, em Aveiro.