EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”
24 Maio, 2019 625 Views

EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”

image_pdfimage_print

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está hoje a promover a conferência Epto Futuros “Indústria 4.0. Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica.

O ano 2018/2019 foi o ano de estreia do curso de Mecatrónica na Eptoliva, contando com um total de 15 aluno. Em declarações à Rádio Boa Nova, Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, disse que o novo curso continuará a ser uma aposta da Eptoliva, já que tratando-se de uma área tecnológica “tem uma grande procura. “Este é um curso que consegue ter uma grande abrangência, daí a importância de apostarmos neste curso, porque poderá ter um grande nível de empregabilidade”, afirmou.

A Eptoliva, com sede em Oliveira do Hospital e Pólo em funcionamento no concelho de Tábua, tem conseguido, em cada ano, lotar a capacidade da escola em número de alunos, rondado os cerca de 200. Neste momento a escola prepara a oferta formativa para o triénio 2019- 2022 e o objetivo é “manter o número de alunos”.”O importante aqui é ter noção do território e de que o ensino profissional tem tendência a crescer e é uma alternativa muito válida”, referiu o responsável, defendendo porém que todas escolas devem “trabalhar em conjunto para dar as melhores alternativas aos alunos.

A Eptoliva é frequentada por alunos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Góis, Carregal do Sal, Tondela, entre outros locais. A escola tem vindo a acumular vários prémios e distinções em concursos nacionais e internacionais. De acordo com os últimos dados divulgados, a Eptoliva é considerada a melhor escola a nível distrital e a 3ª melhor no país. “Isso é algo que nos orgulha, porque é o reflexo de que estamos no caminho certo”, concluiu.
Esta manhã, o colóquio “Industria 4.0”, contou com a participação de Nuno Vieira, gerente da empresa Induprotec Lda, Manuel Correia, responsável pelas áreas da automação e controlo no Grupo Sonae, e José Barata Oliveira, especialista na área da Robótica Industrial Complexista da Universidade Nova de Lisboa. Na sessão de abertura, participaram Daniel Costa, António Paulino, docente na área das Ciências e Tecnologias na ESTGOH, Graça Silva, vereada da Educação e Cultura do Município de Oliveira do Hospital (MOH) e José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH.

Da parte da tarde, pelas 14h00, a comunidade estudantil poderá participar em dois workshops. José Barata Oliveira e Eduardo Pinto serão os responsáveis pelo Workshop sobre Robótica Móvel. O Workshop sobre Astrofotografia com telescópio em montagem equatorial e controlo inteligente será conduzido por António Paulino.

Previous José Freitas e Marco Vilas Boas à partida do Rali de Portugal Clássicos Desportivos
Next Coimbra: Mais de 90 operacionais combatem incêndio em dois armazéns

Artigos Relacionados

Última Hora

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal A 1ª jornada joga-se amanhã e a equipa de Nogueira do Cravo vai até ao Águias de Moradal

Última Hora

PS de Oliveira do Hospital exige simplificação nos apoios à agricultura

Volvido um mês após o incêndio de 15 de outubro, o Partido Socialista de Oliveira do Hospital não se conforma com o excesso de burocracia em torno dos apoios dirigidos

Destaque

52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

Cinquenta e duas casas reconstruídas em Oliveira do Hospital é o balanço que faz José Carlos Alexandrino, presidente do Município, um ano após a tragédia que assolou o concelho.

Sociedade

Grupo IG aposta em hotel na zona histórica de Oliveira do Hospital

O Grupo IG, de quem são responsáveis os irmãos Rui e Carlos Gonçalves, vai abrir um novo hotel em Oliveira do Hospital, mais concretamente na zona histórica da cidade.

Informação

GNR apreendeu 365 artigos contrafeitos na Tocha

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Posto Territorial da Tocha do Destacamento Territorial de Cantanhede, apreendeu, no passado dia 26 de agosto, 365 artigos contrafeitos, na Tocha.

Informação

Loriga celebra Equinócio Lusitano este sábado

A vila de Loriga celebra o Equinócio Lusitano, com a iniciativa “Lusitana 2018”, este sábado, dia 17 de março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

Informação

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Informação

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Informação

Cicloturistas invadiram região Serra em dia de descanso da Volta.  Hoje os ciclistas partem de Torre de Moncorvo até Bragança.

O concelho da Guarda recebeu ontem, 6 agosto, a “Etapa da Volta Via Verde RTP”, uma iniciativa dedicada aos amantes da bicicleta. 

Destaque

Alexandrino analisa “prós e contras”  para o concelho antes de avançar com candidatura à CIM da região de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que exerce funções de presidente interino da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …