Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”
13 Maio, 2019 786 Views

Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”

image_pdfimage_print

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos…

… com o 2º lugar e uma Menção Honrosa no Congresso Nacional que envolveu cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário e 24 escolas do País.

Organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, o XIV Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, objetivou fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Neste concurso nacional, a criação de uma cidade eco sustentável exibida no projeto “Living On 21 Century”, apresentado por Francisco Borges, orientado e acompanhado pela docente Honorata Pereira, foi considerado o segundo melhor trabalho desenvolvido no ensino secundário, destacando-se também, o projeto “Teeth-Tec – Próteses Ecossustentáveis” que consiste na obtenção de sais de cálcio a partir de resíduos de casca de ovo, defendido pelas alunas Ana Rita Henriques e Rosa Abrantes, que mereceu uma Menção Honrosa. O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção, posicionando, assim, a EPTOLIVA na melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. Para além destes, mais cinco projetos da autoria de 11 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.

Orgulhoso destes resultados, Daniel Costa, Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, considera que “o reconhecimento nacional da qualidade dos projetos de ciência, empreendedorismo e inovação que a EPTOLIVA vai colecionando, é a prova inequívoca do sucesso e da estratégia pedagógica traçada pela Direção. A aquisição de uma cultura científica e técnica valorizada na realização de projetos científicos é hoje uma prioridade e uma metodologia fundamental na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. A EPTOLIVA continua a afirmar-se como exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa. A EPTOLIVA é hoje uma escola diferente e diferenciadora que valoriza o verdadeiro ensino profissional.”

Previous Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus
Next Plenário da Rede Social de Penacova aprovou Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento

Artigos Relacionados

Informação

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Informação

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

Última Hora

Região: Homem fica em prisão preventiva por suspeita de violar ex-companheira

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira em Aveiro, um homem, operador de máquinas industriais, com 32 anos, suspeito de ter agredido e violado a ex-companheira.

Região

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Região

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Última Hora

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Destaque

Sinistralidade: 20 detenções, 689 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a dívida nacional

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves convida a um olhar pela dívida nacional.

Última Hora

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Informação

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Última Hora

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Informação

Dois feridos, um deles grave, em acidente em Montemor-o-Velho

Uma colisão rodoviária no concelho de Coimbra na manhã desta terça-feira fez pelo menos dois feridos, um deles em estado grave.