Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”
13 Maio, 2019 1331 Views

Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”

image_pdfimage_print

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos…

… com o 2º lugar e uma Menção Honrosa no Congresso Nacional que envolveu cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário e 24 escolas do País.

Organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, o XIV Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, objetivou fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Neste concurso nacional, a criação de uma cidade eco sustentável exibida no projeto “Living On 21 Century”, apresentado por Francisco Borges, orientado e acompanhado pela docente Honorata Pereira, foi considerado o segundo melhor trabalho desenvolvido no ensino secundário, destacando-se também, o projeto “Teeth-Tec – Próteses Ecossustentáveis” que consiste na obtenção de sais de cálcio a partir de resíduos de casca de ovo, defendido pelas alunas Ana Rita Henriques e Rosa Abrantes, que mereceu uma Menção Honrosa. O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção, posicionando, assim, a EPTOLIVA na melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. Para além destes, mais cinco projetos da autoria de 11 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.

Orgulhoso destes resultados, Daniel Costa, Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, considera que “o reconhecimento nacional da qualidade dos projetos de ciência, empreendedorismo e inovação que a EPTOLIVA vai colecionando, é a prova inequívoca do sucesso e da estratégia pedagógica traçada pela Direção. A aquisição de uma cultura científica e técnica valorizada na realização de projetos científicos é hoje uma prioridade e uma metodologia fundamental na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. A EPTOLIVA continua a afirmar-se como exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa. A EPTOLIVA é hoje uma escola diferente e diferenciadora que valoriza o verdadeiro ensino profissional.”

Previous Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus
Next Plenário da Rede Social de Penacova aprovou Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento

Artigos Relacionados

Última Hora

Fim-de-semana com previsão de chuva, vento e agitação marítima

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima.

Região

10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 29 de maio a 4 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Destaque

Ambiente e acessibilidades marcam arranque da EXPOH

Já está inaugurada a EXPOH 2016. O arranque da Feira Regional de Oliveira do Hospital ficou marcado pelos avanços do município na área do ambiente e …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou por unanimidade uma moção contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósito (CGD), com os municípios a

Informação

Homem de 49 anos desaparecido em Folgosinho desde o dia 15 de outubro

Um homem de 49 anos está desaparecido desde o dia 15 na localidade de Folgosinho, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, …

Região

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Última Hora

Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 200 escuteiros voluntários para ajudarem as populações afetadas pelos incêndios que têm assolado o país…

Sociedade

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Informação

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Região

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Informação

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.