Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
24 Maio, 2018 587 Views

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

… responsáveis regionais e nacionais pelo setor, autarcas, entre outros, para assinalar o Dia do Curso Profissional de “Técnico de Turismo”.

“Tentámos trazer pessoas com experiência na área do Turismo para que os alunos percebam que é preciso ouvir”, afirmou esta manhã o presidente da Adeptoliva no arranque do Fórum do Turismo – Renascer com o Turismo, que teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Daniel Costa referia-se, em particular, ao curso de  “Técnico de Turismo”, frequentado por 53 anos alunos e que certamente terão emprego garantido. “Este é um curso que muito nos orgulha”, continuou o responsável, contando que à entrada para o Fórum alguns dos promotores presentes solicitaram alunos que possam integrar as suas equipas de trabalho. “Este é um curso com enorme saída”, constatou o responsável, que disse esperar que os alunos “queiram” e que percebam que têm aqui “uma oportunidade”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal foi um dos convidados do Fórum que, a fazer um balanço muito positivo da capacidade de atração turística de toda a região centro do país, da qual faz parte o concelho de Oliveira do Hospital, verificou que em 2018 a região pode vir a registar um total de 24 milhões de turistas estrangeiros. O responsável mostra-se, porém, preocupado com o facto de “escassearam os recursos humanos qualificados que tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho. Destacou, por isso, a necessidade de mais recursos humanos qualificados e mais bem pagos, assim como a importância de “medidas de descriminação positiva para ajudar a alavancar o investimento privado”.

A presidir a um município que integra a Rede das Aldeias do Xisto e Rede de Aldeias de Montanha, entre outros projetos, José Carlos Alexandrino valorizou o trabalho em rede. Deu o exemplo de Aldeia das Dez que, por aquele motivo, é das mais visitadas do concelho de Oliveira do Hospital. Já sobre o curso da Eptoliva, o autarca oliveirense destacou o sucesso daquela formação com elevada empregabilidade. “Hoje a Eptoliva é uma escola muito bem conseguida”, referiu, evidenciando “a estabilidade financeira da escola” e atribuindo o mérito aos seus responsáveis. O autarca notou também o caminho que município tem seguido de promoção do concelho de Oliveira do Hospital, em torno do Queijo Serra da Estrela e que tem dado “bons resultados”. Uma situação que contrapõe com a que encontrou em 2009, quando chegou à presidência do município em que “não havia uma estratégia”.


O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Museu do Azeite também na Bobadela, o projeto Aspiring Geopark foram alguns em destaque no fórum promovido pela Eptoliva e no qual marcaram presença importantes promotores turísticos do concelho e da região.

image_pdfimage_print
Previous Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural
Next Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Artigos Relacionados

Última Hora

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Destaque

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Região

Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho

Um homem de 44 anos morreu ontem em Arazede, Montemor-o-Velho, na sequência de um acidente com uma máquina agrícola, um “Dumper”, onde acabou por ficar entalado. Segundo os bombeiros voluntários

Região

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Última Hora

Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

O PCP de Oliveira do Hospital não concorda com a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Última Hora

Constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A empresa Águas do Vale do Tejo alertou, ontem, para a possibilidade de se verificarem constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia na sequência

Última Hora

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Última Hora

Incêndios: Arganil quer criar centro comunitário para ajudar a região a renascer

Os habitantes da freguesia de Benfeita e de localidades vizinhas, no concelho de Arganil, avançaram com uma campanha de angariação de fundos para transformar um antigo lagar num centro comunitário,

Informação

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Destaque

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Última Hora

Velas e badaladas em homenagem às 12 vítimas mortais dos incêndios em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro, promove hoje pelas 19h00 …

Região

Desporto de fim de semana – Resultados

Esta sábado, jogou-se por antecipação devido às eleições autárquicas de domingo, mais uma jornada do Campeonato de Portugal Prio e Distritais.   Na 5ª jornada do Campeonato de Portugal, Série

Última Hora

Calor coloca nove distritos em aviso vermelho

Nove distritos do país vão estar em aviso vermelho, o mais grave, a partir de quinta-feira, devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Destaque

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi

Última Hora

Incêndios: Oliveira do Hospital é o concelho com mais projetos aprovados para recuperação de empresas

À data de 21 de dezembro de 2017 o concelho de Oliveira do Hospital era o que contava com mais projetos aprovados para a recuperação de empresas afetadas pelos incêndios

Desporto

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Última Hora

Zé Conde e Natália Novais retomam programação na Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, conhecidas vozes da Rádio Boa Nova, retomam hoje, dia 2 de novembro, os programas em direto na estação.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital demarca-se da polémica que envolve o Nogueirense e o FCOH

José Carlos Alexandrino falou, pela primeira vez em público, do caso que envolve o Nogueirense e o FCOH para se demarcar da polémica que atribui a “problemas” entre dirigentes.

Informação

Concurso Gastronómico na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

Encontra-se a decorrer o prazo para formalizar a inscrição para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, no âmbito da Festa do

Sociedade

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.