Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
24 Maio, 2018 755 Views

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

image_pdfimage_print

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

… responsáveis regionais e nacionais pelo setor, autarcas, entre outros, para assinalar o Dia do Curso Profissional de “Técnico de Turismo”.

“Tentámos trazer pessoas com experiência na área do Turismo para que os alunos percebam que é preciso ouvir”, afirmou esta manhã o presidente da Adeptoliva no arranque do Fórum do Turismo – Renascer com o Turismo, que teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Daniel Costa referia-se, em particular, ao curso de  “Técnico de Turismo”, frequentado por 53 anos alunos e que certamente terão emprego garantido. “Este é um curso que muito nos orgulha”, continuou o responsável, contando que à entrada para o Fórum alguns dos promotores presentes solicitaram alunos que possam integrar as suas equipas de trabalho. “Este é um curso com enorme saída”, constatou o responsável, que disse esperar que os alunos “queiram” e que percebam que têm aqui “uma oportunidade”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal foi um dos convidados do Fórum que, a fazer um balanço muito positivo da capacidade de atração turística de toda a região centro do país, da qual faz parte o concelho de Oliveira do Hospital, verificou que em 2018 a região pode vir a registar um total de 24 milhões de turistas estrangeiros. O responsável mostra-se, porém, preocupado com o facto de “escassearam os recursos humanos qualificados que tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho. Destacou, por isso, a necessidade de mais recursos humanos qualificados e mais bem pagos, assim como a importância de “medidas de descriminação positiva para ajudar a alavancar o investimento privado”.

A presidir a um município que integra a Rede das Aldeias do Xisto e Rede de Aldeias de Montanha, entre outros projetos, José Carlos Alexandrino valorizou o trabalho em rede. Deu o exemplo de Aldeia das Dez que, por aquele motivo, é das mais visitadas do concelho de Oliveira do Hospital. Já sobre o curso da Eptoliva, o autarca oliveirense destacou o sucesso daquela formação com elevada empregabilidade. “Hoje a Eptoliva é uma escola muito bem conseguida”, referiu, evidenciando “a estabilidade financeira da escola” e atribuindo o mérito aos seus responsáveis. O autarca notou também o caminho que município tem seguido de promoção do concelho de Oliveira do Hospital, em torno do Queijo Serra da Estrela e que tem dado “bons resultados”. Uma situação que contrapõe com a que encontrou em 2009, quando chegou à presidência do município em que “não havia uma estratégia”.


O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Museu do Azeite também na Bobadela, o projeto Aspiring Geopark foram alguns em destaque no fórum promovido pela Eptoliva e no qual marcaram presença importantes promotores turísticos do concelho e da região.

Previous Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural
Next Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Artigos Relacionados

Região

Homem internado com legionella nos Covões

Um homem está internado nos cuidados intensivos do Hospital dos Covões do CHUC com legionella, adianta o Diário As Beiras citando fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Última Hora

Município de Penacova conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

No cumprimento dos objetivos prioritários da estratégia de Defesa da Floresta contra Incêndios, o Município de Penacova celebrou, a par dos seus congéneres da Mealhada e Mortágua,…

Informação

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Última Hora

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Região

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Góis encaminha alimentos para vítimas  de Moçambique

No âmbito da campanha que decorreu no Município de Góis “Solidariedade com Moçambique”, os bens alimentares recolhidos …

Vídeos

“O Sol bailou ao meio dia?!” Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

“O Sol bailou ao meio dia?!”  Fátima, Fé e História… 100 anos depois Moderação: Vítor Neves Intervenientes: Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e Luís Filipe Torgal.   Ficam aqui

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputaram, ontem, a 14ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou um empate a

Sociedade

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Informação

GNR apreende 106 artigos contrafeitos em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Carregal do Sal, identificou ontem, dia 3 de dezembro, um homem de 47 anos, pela prática do crime de contrafação,