Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
24 Maio, 2018 470 Views

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

… responsáveis regionais e nacionais pelo setor, autarcas, entre outros, para assinalar o Dia do Curso Profissional de “Técnico de Turismo”.

“Tentámos trazer pessoas com experiência na área do Turismo para que os alunos percebam que é preciso ouvir”, afirmou esta manhã o presidente da Adeptoliva no arranque do Fórum do Turismo – Renascer com o Turismo, que teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Daniel Costa referia-se, em particular, ao curso de  “Técnico de Turismo”, frequentado por 53 anos alunos e que certamente terão emprego garantido. “Este é um curso que muito nos orgulha”, continuou o responsável, contando que à entrada para o Fórum alguns dos promotores presentes solicitaram alunos que possam integrar as suas equipas de trabalho. “Este é um curso com enorme saída”, constatou o responsável, que disse esperar que os alunos “queiram” e que percebam que têm aqui “uma oportunidade”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal foi um dos convidados do Fórum que, a fazer um balanço muito positivo da capacidade de atração turística de toda a região centro do país, da qual faz parte o concelho de Oliveira do Hospital, verificou que em 2018 a região pode vir a registar um total de 24 milhões de turistas estrangeiros. O responsável mostra-se, porém, preocupado com o facto de “escassearam os recursos humanos qualificados que tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho. Destacou, por isso, a necessidade de mais recursos humanos qualificados e mais bem pagos, assim como a importância de “medidas de descriminação positiva para ajudar a alavancar o investimento privado”.

A presidir a um município que integra a Rede das Aldeias do Xisto e Rede de Aldeias de Montanha, entre outros projetos, José Carlos Alexandrino valorizou o trabalho em rede. Deu o exemplo de Aldeia das Dez que, por aquele motivo, é das mais visitadas do concelho de Oliveira do Hospital. Já sobre o curso da Eptoliva, o autarca oliveirense destacou o sucesso daquela formação com elevada empregabilidade. “Hoje a Eptoliva é uma escola muito bem conseguida”, referiu, evidenciando “a estabilidade financeira da escola” e atribuindo o mérito aos seus responsáveis. O autarca notou também o caminho que município tem seguido de promoção do concelho de Oliveira do Hospital, em torno do Queijo Serra da Estrela e que tem dado “bons resultados”. Uma situação que contrapõe com a que encontrou em 2009, quando chegou à presidência do município em que “não havia uma estratégia”.


O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Museu do Azeite também na Bobadela, o projeto Aspiring Geopark foram alguns em destaque no fórum promovido pela Eptoliva e no qual marcaram presença importantes promotores turísticos do concelho e da região.

image_pdfimage_print
Previous Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural
Next Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Artigos Relacionados

Última Hora

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Última Hora

Cidadão estrangeiro encontrado sem vida em Aldeia de Nogueira

Um homem com 69 anos, de nacionalidade holandesa, foi encontrado sem vida “na rua, à porta de casa” na localidade de Aldeia de Nogueira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Coimbra e mais cinco distritos em aviso amarelo devido à chuva e granizo

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, …

Última Hora

Lousã acolhe debate sobre o tratamento da diabetes na região Centro

No próximo dia 22 de junho, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o Programa Regional da Diabetes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro organizam, entre as 8h45

Última Hora

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Informação

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

FCOH ganha frente ao Condeixa. Lagares e ADN acabam em empate.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) trouxe, este domingo, para casa uma vitória por uma bola frente ao Condeixa Futebol Clube.

Destaque

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca

Desporto

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Região

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Informação

XV Torneio de Hóquei Patins realiza-se nos dias 10,11 e 12 de Junho em Oliveira do Hospital

Cerca de 180 atletas de 17 clubes participam no próximo fim de semana no 15º torneio de Hóquei Patins Cidade de Oliveira do Hospital. O “convívio” vai ter lugar…

Região

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Última Hora

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Informação

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Última Hora

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Informação

Aristides Sousa Mendes homenageado com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar hoje a título póstumo Aristides Sousa Mendes (1885-1954) com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no dia em que passam

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Programas

A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de

Última Hora

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Destaque

Secretário de Estado da Agricultura garante que apoio de 63 milhões de Euros será pago aos agricultores até ao final do ano

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, disse hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, que 22 mil agricultores afetados pelo fogo de 15 de outubro …

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Informação

MAAVIM diz que Governo cedeu às suas exigências nos prazos

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), em Tábua, disse que o Governo acolheu os seus pedidos para alargamento dos prazos de limpeza das florestas…

Última Hora

Homenagem às vítimas de Pedrógão inclui lançamento de 66 balões brancos

A cerimónia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017 inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e