Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade
24 Maio, 2018 536 Views

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

… responsáveis regionais e nacionais pelo setor, autarcas, entre outros, para assinalar o Dia do Curso Profissional de “Técnico de Turismo”.

“Tentámos trazer pessoas com experiência na área do Turismo para que os alunos percebam que é preciso ouvir”, afirmou esta manhã o presidente da Adeptoliva no arranque do Fórum do Turismo – Renascer com o Turismo, que teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Daniel Costa referia-se, em particular, ao curso de  “Técnico de Turismo”, frequentado por 53 anos alunos e que certamente terão emprego garantido. “Este é um curso que muito nos orgulha”, continuou o responsável, contando que à entrada para o Fórum alguns dos promotores presentes solicitaram alunos que possam integrar as suas equipas de trabalho. “Este é um curso com enorme saída”, constatou o responsável, que disse esperar que os alunos “queiram” e que percebam que têm aqui “uma oportunidade”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal foi um dos convidados do Fórum que, a fazer um balanço muito positivo da capacidade de atração turística de toda a região centro do país, da qual faz parte o concelho de Oliveira do Hospital, verificou que em 2018 a região pode vir a registar um total de 24 milhões de turistas estrangeiros. O responsável mostra-se, porém, preocupado com o facto de “escassearam os recursos humanos qualificados que tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho. Destacou, por isso, a necessidade de mais recursos humanos qualificados e mais bem pagos, assim como a importância de “medidas de descriminação positiva para ajudar a alavancar o investimento privado”.

A presidir a um município que integra a Rede das Aldeias do Xisto e Rede de Aldeias de Montanha, entre outros projetos, José Carlos Alexandrino valorizou o trabalho em rede. Deu o exemplo de Aldeia das Dez que, por aquele motivo, é das mais visitadas do concelho de Oliveira do Hospital. Já sobre o curso da Eptoliva, o autarca oliveirense destacou o sucesso daquela formação com elevada empregabilidade. “Hoje a Eptoliva é uma escola muito bem conseguida”, referiu, evidenciando “a estabilidade financeira da escola” e atribuindo o mérito aos seus responsáveis. O autarca notou também o caminho que município tem seguido de promoção do concelho de Oliveira do Hospital, em torno do Queijo Serra da Estrela e que tem dado “bons resultados”. Uma situação que contrapõe com a que encontrou em 2009, quando chegou à presidência do município em que “não havia uma estratégia”.


O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, o Museu do Azeite também na Bobadela, o projeto Aspiring Geopark foram alguns em destaque no fórum promovido pela Eptoliva e no qual marcaram presença importantes promotores turísticos do concelho e da região.

image_pdfimage_print
Previous Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural
Next Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Artigos Relacionados

Região

Primeiro Ministro visita Góis no próximo dia 27 de maio

O Primeiro Ministro António Costa visita, no próximo sábado, dia 27 de maio, o vizinho município de Góis, adianta A Comarca de Arganil na sua edição online. De acordo com

Destaque

Homem que morreu em Travanca de Lagos era “honesto e educado”

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Pedro Benjamim, o angolano de 57 anos que, no domingo à noite morreu num convívio com amigos. Na localidade, …

Região

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Última Hora

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Desporto

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 15h44, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal

Última Hora

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Região

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Última Hora

Acidente entre dois veículos ligeiros e um trator provocou um morto em Viseu

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na zona industrial do Mundão, em Viseu.

Informação

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

Depois do empate frente ao Condeixa, o seu principal adversário, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua na luta para manter a liderança no Campeonato da Divisão de

Última Hora

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Última Hora

O oliveirense Rafael Delaunay Gomes obteve o 31º lugar no Campeonato da Europa de triatlo todo-o-terreno realizado este mês de agosto.

Depois de algum tempo parado devido a uma pequena cirurgia, Rafael em declarações à imprensa, refere, “ não estar na melhor performance, tendo ainda que melhorar muito”, explicando ainda que

Região

22 estrangeiros identificados em situação irregular na zona Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou, hoje, ter identificado 22 cidadãos estrangeiros em situação documental irregular, na sequência de duas dezenas de ações nos últimos dias em Aveiro,

Desporto

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Região

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Última Hora

EXPOH aposta em bilhete geral para atrair mais visitantes

Já é conhecido o cartaz da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que vai decorrer entre 30 julho e 7 de agosto. Este ano, a Câmara Municipal…

Destaque

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Informação

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Região

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926

Informação

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense