EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios a alunos.

Na ocasião, com palavras de agradecimento dirigidas a docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação e promotores, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA- Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional, enalteceu o trabalho que a escola, na sua coletividade, tem desempenhado.

Quanto ao presente, Daniel Costa salientou que tem sido exigente, com “muito trabalho e muita dedicação”. “Temos hoje uma escola com a sustentabilidade financeira que sempre ambicionámos, fruto de uma gestão rigorosa, mas, mais importante, com sustentabilidade pedagógica”, afirmou, dando conta de que “nos últimos anos os objetivos têm sido atingidos”.

Este ano, com 11 turmas, oito cursos e cerca de 200 anos, “é sinal de que a escola tem capacidade de angariação de alunos”, defendeu o presidente.

 

 

O posicionamento da EPTOLIVA nos rankings nacionais não deixam margem para dúvida. “Hoje, a EPTOLIVA é uma escola que é conhecida e reconhecida”, garantiu. Considerada melhor escola profissional da região de Coimbra e a terceira melhor a nível do país, “é sinal que os alunos estão bem entregues”. “É uma escola que aposta no método de ensino diferente. Temos uma escola do futuro, com empreendedorismo e com inovação”, disse, reforçando que um dos objetivos é “fazer com que cada aluno que entre, consiga terminar o seu curso”.

Mais uma vez, os números refletem o sucesso que tem sido alcançado. “Hoje temos uma escola com uma taxa de conclusão de 85 por cento. Metade dos alunos que concluíram estão a trabalhar e desses que estão a trabalhar, cerca de 60 por cento é na área de formação. É sinal que esta escola sabe preparar os alunos para o mercado de trabalho”, adiantou Daniel Costa, orgulhoso da escola que dirige.

No discurso, o responsável aproveitou ainda para mostrar o seu desagrado face à discriminação que ainda se sente no ensino profissional. “Vejo uma série de projetos e programas de apoio ao sucesso escolar que depois chegam aos agrupamentos de escolas e não chegam aos alunos do ensino profissional da Eptoliva. É algo com que eu não me conformo porque estes alunos são alunos iguais e merecem ter o mesmo tipo de tratamento”, justificou.

Na cerimónia do aniversário, Daniel Costa deu conta de uma das novidades guardadas para o próximo ano letivo. No próximo ano, “com ou sem apoios”, vai ser construída “uma sala do futuro”. “Cada aluno que entrar nesta escola terá direito a receber um tablet ou um computador portátil, que será um instrumento de trabalho para os três anos”, referiu, salientando que, nos dias de hoje, é necessária uma “adaptação às novas realidades”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada
Next Baleia morta com 20 metros deu à costa a norte da praia de Mira

Artigos Relacionados

Informação

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por

Informação

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Região

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Informação

Neve corta estradas em Viseu

O mau tempo no norte do país obrigou ao corte de trânsito em diversas estradas municipais e, além do IP4 (Amarante/Vila Real), cortado desde terça-feira, também a A24 está interrompida

Destaque

Oliveira do Hospital: De 127 casas, 55 estão concluídas e seis ainda não estão recomeçadas

De um universo de 127 casas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro de 2017, em Oliveira do Hospital estão concluídas 55 habitações e seis ainda não iniciaram a

Região

Cáritas Coimbra vai reconstruir 40 casas afetadas pelos incêndios

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi hoje anunciado.  

Educação

Greve das cantinas fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos funcionários das cantinas obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Ao final

Informação

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Região

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Destaque

Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária realizou, na passada quarta-feira, buscas na Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, tendo recolhido alguns documentos.

Última Hora

Despiste provoca um ferido grave em Mangualde

Um despiste de um veículo ligeiro, esta manhã, na Estrada Nacional 16 em São Cosmado, Mangualde, provocou um ferido grave.

Última Hora

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

Informação

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Sociedade

Basquetebol ao mais alto nível joga-se em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro

Em Oliveira do Hospital está tudo preparado para mais uma  Taça Hugo dos Santos, em basquetebol, que na 8ª edição surge com um novo figurino, numa final a oito equipas.

Informação

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Região

Maratona Clube Vila Chã sagrou-se Campeão Distrital do distrito da Guarda

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente no 18º Campeonato Distrital de Pista de Veteranos, no passado dia 23 de junho, no Estádio Municipal da Guarda, onde foi representado por

Informação

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

Destaque

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua

Região

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Última Hora

Tábua: Dois homens detidos em flagrante por cultivo de plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, esta quinta-feira, 13 de setembro, dois homens com 19 e 46 anos, por

Informação

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…

Informação

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…