EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

image_pdfimage_print

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios a alunos.

Na ocasião, com palavras de agradecimento dirigidas a docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação e promotores, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA- Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional, enalteceu o trabalho que a escola, na sua coletividade, tem desempenhado.

Quanto ao presente, Daniel Costa salientou que tem sido exigente, com “muito trabalho e muita dedicação”. “Temos hoje uma escola com a sustentabilidade financeira que sempre ambicionámos, fruto de uma gestão rigorosa, mas, mais importante, com sustentabilidade pedagógica”, afirmou, dando conta de que “nos últimos anos os objetivos têm sido atingidos”.

Este ano, com 11 turmas, oito cursos e cerca de 200 anos, “é sinal de que a escola tem capacidade de angariação de alunos”, defendeu o presidente.

 

 

O posicionamento da EPTOLIVA nos rankings nacionais não deixam margem para dúvida. “Hoje, a EPTOLIVA é uma escola que é conhecida e reconhecida”, garantiu. Considerada melhor escola profissional da região de Coimbra e a terceira melhor a nível do país, “é sinal que os alunos estão bem entregues”. “É uma escola que aposta no método de ensino diferente. Temos uma escola do futuro, com empreendedorismo e com inovação”, disse, reforçando que um dos objetivos é “fazer com que cada aluno que entre, consiga terminar o seu curso”.

Mais uma vez, os números refletem o sucesso que tem sido alcançado. “Hoje temos uma escola com uma taxa de conclusão de 85 por cento. Metade dos alunos que concluíram estão a trabalhar e desses que estão a trabalhar, cerca de 60 por cento é na área de formação. É sinal que esta escola sabe preparar os alunos para o mercado de trabalho”, adiantou Daniel Costa, orgulhoso da escola que dirige.

No discurso, o responsável aproveitou ainda para mostrar o seu desagrado face à discriminação que ainda se sente no ensino profissional. “Vejo uma série de projetos e programas de apoio ao sucesso escolar que depois chegam aos agrupamentos de escolas e não chegam aos alunos do ensino profissional da Eptoliva. É algo com que eu não me conformo porque estes alunos são alunos iguais e merecem ter o mesmo tipo de tratamento”, justificou.

Na cerimónia do aniversário, Daniel Costa deu conta de uma das novidades guardadas para o próximo ano letivo. No próximo ano, “com ou sem apoios”, vai ser construída “uma sala do futuro”. “Cada aluno que entrar nesta escola terá direito a receber um tablet ou um computador portátil, que será um instrumento de trabalho para os três anos”, referiu, salientando que, nos dias de hoje, é necessária uma “adaptação às novas realidades”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada
Next Baleia morta com 20 metros deu à costa a norte da praia de Mira

Artigos Relacionados

Informação

CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, um documento que propõe a reformulação das ajudas públicas previstas…

Informação

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.

Informação

João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

João Ataíde, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse na quinta-feira.

Última Hora

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da

Última Hora

Padre António Loureiro apresentou “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o título do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital”. A apresentação…

Vídeos

“Largo Encantado” anima quadra natalícia em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Até dia 24 de dezembro, o “Largo Encantando” proporciona a “magia do Natal” às crianças e suas famílias na cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é do município de

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Tábua agendou Feira do Queijo para  3 e 4 de março

O Município de Tábua agendou a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato para os dias 3 e 4

Região

Chefe da PSP de Coimbra condenado a dois anos e meio de prisão efetiva por violência doméstica

O chefe da PSP de Coimbra, Luís Ribeiro, foi esta segunda-feira condenado a uma pena efetiva de dois anos e meio de prisão por violência doméstica.

Informação

Gabinete florestal faz recomendações para proteção do solo contra erosão em Oliveira do Hospital

Na sequência dos incêndios do dia 15 de Outubro, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz algumas recomendações…

Educação

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.