EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios a alunos.

Na ocasião, com palavras de agradecimento dirigidas a docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação e promotores, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA- Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional, enalteceu o trabalho que a escola, na sua coletividade, tem desempenhado.

Quanto ao presente, Daniel Costa salientou que tem sido exigente, com “muito trabalho e muita dedicação”. “Temos hoje uma escola com a sustentabilidade financeira que sempre ambicionámos, fruto de uma gestão rigorosa, mas, mais importante, com sustentabilidade pedagógica”, afirmou, dando conta de que “nos últimos anos os objetivos têm sido atingidos”.

Este ano, com 11 turmas, oito cursos e cerca de 200 anos, “é sinal de que a escola tem capacidade de angariação de alunos”, defendeu o presidente.

 

 

O posicionamento da EPTOLIVA nos rankings nacionais não deixam margem para dúvida. “Hoje, a EPTOLIVA é uma escola que é conhecida e reconhecida”, garantiu. Considerada melhor escola profissional da região de Coimbra e a terceira melhor a nível do país, “é sinal que os alunos estão bem entregues”. “É uma escola que aposta no método de ensino diferente. Temos uma escola do futuro, com empreendedorismo e com inovação”, disse, reforçando que um dos objetivos é “fazer com que cada aluno que entre, consiga terminar o seu curso”.

Mais uma vez, os números refletem o sucesso que tem sido alcançado. “Hoje temos uma escola com uma taxa de conclusão de 85 por cento. Metade dos alunos que concluíram estão a trabalhar e desses que estão a trabalhar, cerca de 60 por cento é na área de formação. É sinal que esta escola sabe preparar os alunos para o mercado de trabalho”, adiantou Daniel Costa, orgulhoso da escola que dirige.

No discurso, o responsável aproveitou ainda para mostrar o seu desagrado face à discriminação que ainda se sente no ensino profissional. “Vejo uma série de projetos e programas de apoio ao sucesso escolar que depois chegam aos agrupamentos de escolas e não chegam aos alunos do ensino profissional da Eptoliva. É algo com que eu não me conformo porque estes alunos são alunos iguais e merecem ter o mesmo tipo de tratamento”, justificou.

Na cerimónia do aniversário, Daniel Costa deu conta de uma das novidades guardadas para o próximo ano letivo. No próximo ano, “com ou sem apoios”, vai ser construída “uma sala do futuro”. “Cada aluno que entrar nesta escola terá direito a receber um tablet ou um computador portátil, que será um instrumento de trabalho para os três anos”, referiu, salientando que, nos dias de hoje, é necessária uma “adaptação às novas realidades”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada
Next Baleia morta com 20 metros deu à costa a norte da praia de Mira

Artigos Relacionados

Região

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Região

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Destaque

“Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos” junta cerca de 450 idosos no Parque do Mandanelho

O Parque do Mandanelho, na cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje o “Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos”.

Sociedade

“Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Passado um ano após o grande incêndio que afetou 95 por cento do concelho, impõe-se a recuperação de caminhos e de taludes no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.

Sociedade

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.

Desporto

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Sociedade

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Informação

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Última Hora

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, esta quinta e sexta-feira.

Nacional

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.