EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

image_pdfimage_print

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”,..

.no âmbito do projeto Educar para Prevenir dinamizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tem a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Recreativa e Cultural Catraiense (ARCC).

A abertura do seminário contará com a presença do presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa; do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano; da ARCC, José Carlos Coelho Oliveira; e do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino.

A sessão prosseguirá com a apresentação dos painéis “Projeto Eco-Escolas – Educar para a Responsabilidade Ambiental – EPTOLIVA” por Cláudia Carvalho; e “Apresentação e resultados do Projeto Educar para Prevenir” da FPCUB, por Irina Guerreiro. A sessão terminará com uma ação prática de controlo de invasoras, neste caso eucaliptos, na faixa de 100 metros de proteção na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, com a colaboração da Câmara Municipal.

Com a organização do seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”, os promotores pretendem mobilizar os voluntários participantes, com o apoio da comunidade académica, autarquias locais e personalidades da área científica e ambiental, tendo como objetivo enquadrar a realidade de um território ardido num contexto proactivo. Em cima da mesa estarão aspetos a debater como a identificação dos desafios a ultrapassar; a oportunidade de resolver a monocultura ao reabilitar territórios ardidos; a Biodiversidade como arma de combate ao fogo; a prevenção de longo prazo através de um melhor planeamento territorial; e a apresentação de resultados das restantes iniciativas do projeto Educar para Prevenir que têm vindo a ser desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital desde o final de setembro.

No dia seguinte, 10 de novembro, será dinamizada mais uma “Oficina de Plantação Florestal” e caminhada com concentração pelas 9H30 junto à escola da Ponte das Três Entradas, aberta à população em geral e que visa a plantação de mil árvores (inscrições para ambas as iniciativas em http://educarparaprevenir.fpcub.pt/inscricoes).

Previous Leiria: Detido suspeito de violação, coação e ameaça agravada
Next Deputado Pedro Coimbra pede requalificação total da EN 230 em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

GNR na estrada durante a Páscoa 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas mais movimentadas do país, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com o intuito de “apoiar

Informação

GNR  apreendeu 10 armas a homem que ameaçava a mulher

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã anunciou hoje a apreensão dez armas, no dia 3 de julho,…

Informação

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Informação

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 36.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Região

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Sociedade

João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda, morreu esta terça-feira

O antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu esta terça-feira, vítima de cancro, aos 67 anos. João Semedo morreu na sequência de uma batalha contra o cancro na

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no Grande Prémio de Atletismo em Carregal do Sal

O Maratona Clube Vila Chã participou, no passado dia 8 de julho, no XXII Grande Prémio de Atletismo Três Santos Populares, em Carregal do Sal, em que se fez representar

Informação

Agricultores e produtores florestais realizam manifestação para reclamar apoios ao governo

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 manifestam-se na próxima sexta feira, 2 de fevereiro, junto ao Ministério da Agricultura para reclamar apoios.

Região

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Informação

Gabinete florestal faz recomendações para proteção do solo contra erosão em Oliveira do Hospital

Na sequência dos incêndios do dia 15 de Outubro, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz algumas recomendações…