EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”,..

.no âmbito do projeto Educar para Prevenir dinamizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tem a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Recreativa e Cultural Catraiense (ARCC).

A abertura do seminário contará com a presença do presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa; do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano; da ARCC, José Carlos Coelho Oliveira; e do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino.

A sessão prosseguirá com a apresentação dos painéis “Projeto Eco-Escolas – Educar para a Responsabilidade Ambiental – EPTOLIVA” por Cláudia Carvalho; e “Apresentação e resultados do Projeto Educar para Prevenir” da FPCUB, por Irina Guerreiro. A sessão terminará com uma ação prática de controlo de invasoras, neste caso eucaliptos, na faixa de 100 metros de proteção na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, com a colaboração da Câmara Municipal.

Com a organização do seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”, os promotores pretendem mobilizar os voluntários participantes, com o apoio da comunidade académica, autarquias locais e personalidades da área científica e ambiental, tendo como objetivo enquadrar a realidade de um território ardido num contexto proactivo. Em cima da mesa estarão aspetos a debater como a identificação dos desafios a ultrapassar; a oportunidade de resolver a monocultura ao reabilitar territórios ardidos; a Biodiversidade como arma de combate ao fogo; a prevenção de longo prazo através de um melhor planeamento territorial; e a apresentação de resultados das restantes iniciativas do projeto Educar para Prevenir que têm vindo a ser desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital desde o final de setembro.

No dia seguinte, 10 de novembro, será dinamizada mais uma “Oficina de Plantação Florestal” e caminhada com concentração pelas 9H30 junto à escola da Ponte das Três Entradas, aberta à população em geral e que visa a plantação de mil árvores (inscrições para ambas as iniciativas em http://educarparaprevenir.fpcub.pt/inscricoes).

image_pdfimage_print
Previous Leiria: Detido suspeito de violação, coação e ameaça agravada
Next Deputado Pedro Coimbra pede requalificação total da EN 230 em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Desporto

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Sociedade

Hoje é mais um dia de muito calor e com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas altas.

Região

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Informação

Alfama voltou a vencer o concurso de Marchas Populares de Lisboa

Alfama repetiu a proeza do ano passado. Ontem à noite, com o tema “Não toquem na minha Alfama” voltou a ser considerada a melhor marcha …

Informação

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…

Região

Seia: Pista de atletismo vai ser renovada. Prazo de recuperação da rede hidrográfica alargado. Assinatura revisão do ACEP com a STAL

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao Programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”, na ordem dos 190 mil euros, referente à renovação da pista de Atletismo do Estádio

Informação

Dois feridos graves em choque frontal em Oliveira do Hospital

Dois jovens ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no sábado à noite na EN17, localidade de Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Os dois jovens, residentes no

Região

Concerto na igreja de S. Gião reverte para arranjo da capela do Parceiro

O Coro da Paróquia de Santa Marinha e a Sociedade Musical Estrela da Beira, do concelho de Seia, realizam no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h30 um concerto solidário…

Destaque

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

Última Hora

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Informação

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Destaque

Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

O Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com mais um prémio internacional, desta vez como o melhor resort de luxo com águas termais da Europa, pela World

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Informação

 Centro de Portugal volta a ultrapassar o milhão de dormidas

Em junho, o Centro de Portugal confirmou a tendência de crescimento dos últimos meses e registou, pelo segundo mês consecutivo, mais de meio de milhão de dormidas. …

Última Hora

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Região

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…

Região

Região: Queijo Serra da Estrela vai ter centro de investigação em Seia

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, anunciou que a autarquia vai recorrer a fundos europeus para criar, no concelho,…

Destaque

Líder da Juventude Popular com ligações a Oliveira do Hospital distinguido pela FORBES

O Presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, foi considerado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais brilhantes,…

Última Hora

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Informação

Derrocada na Serra da Estrela condicionou trânsito. Situação já está resolvida

As fortes chuvas que se fazem sentir no distrito da Guarda provocaram uma derrocada no acesso a Manteigas, na Serra da Estrela.

Última Hora

Bruno Conceição deixa o comando do FCOH. Técnico vai treinar o Cesarense

Bruno Conceição, que há uma semana conquistava o título de campeão distrital da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), deixou o seu

Região

Colisão entre camião e autocarro faz seis feridos

Uma colisão entre um camião e um autocarro no IC1 (estrada que liga a Figueira da Foz a Leiria), em Marinha das Ondas, fez esta manhã seis feridos ligeiros, incluindo

Última Hora

Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

O casal Jorge e Cidália Lopes Graça, gerentes da loja Intermarché de Oliveira do Hospital, desafiou o Município de Oliveira do Hospital a juntar à mesa um conjunto de pessoas