EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”,..

.no âmbito do projeto Educar para Prevenir dinamizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tem a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Recreativa e Cultural Catraiense (ARCC).

A abertura do seminário contará com a presença do presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa; do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano; da ARCC, José Carlos Coelho Oliveira; e do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino.

A sessão prosseguirá com a apresentação dos painéis “Projeto Eco-Escolas – Educar para a Responsabilidade Ambiental – EPTOLIVA” por Cláudia Carvalho; e “Apresentação e resultados do Projeto Educar para Prevenir” da FPCUB, por Irina Guerreiro. A sessão terminará com uma ação prática de controlo de invasoras, neste caso eucaliptos, na faixa de 100 metros de proteção na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, com a colaboração da Câmara Municipal.

Com a organização do seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”, os promotores pretendem mobilizar os voluntários participantes, com o apoio da comunidade académica, autarquias locais e personalidades da área científica e ambiental, tendo como objetivo enquadrar a realidade de um território ardido num contexto proactivo. Em cima da mesa estarão aspetos a debater como a identificação dos desafios a ultrapassar; a oportunidade de resolver a monocultura ao reabilitar territórios ardidos; a Biodiversidade como arma de combate ao fogo; a prevenção de longo prazo através de um melhor planeamento territorial; e a apresentação de resultados das restantes iniciativas do projeto Educar para Prevenir que têm vindo a ser desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital desde o final de setembro.

No dia seguinte, 10 de novembro, será dinamizada mais uma “Oficina de Plantação Florestal” e caminhada com concentração pelas 9H30 junto à escola da Ponte das Três Entradas, aberta à população em geral e que visa a plantação de mil árvores (inscrições para ambas as iniciativas em http://educarparaprevenir.fpcub.pt/inscricoes).

Previous Leiria: Detido suspeito de violação, coação e ameaça agravada
Next Deputado Pedro Coimbra pede requalificação total da EN 230 em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Deputado do BE, solidário com oliveirenses, defende igualdade no apoio às empresas e à agricultura

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra, escolheu hoje o concelho…

Informação

Tomada de posse em Oliveira de Hospital é na sexta-feira

Os novos órgãos municipais de Oliveira do Hospital vão tomar posse amanhã. A cerimónia foi adiada uma semana devido aos incêndios no concelho.

Informação

Projeto quer criar ecopontos para resíduos florestais em Viseu

O promotor da central de biomassa de Viseu quer criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias, informou o

Última Hora

Carlos Veiga reconduzido na presidência da ESTGOH

Não há alterações na equipa presidencial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital que, ontem, tomou posse. Carlos Veiga foi reconduzido …

Última Hora

Programa + Superior atribui mais bolsas no próximo ano letivo em Oliveira do Hospital

O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior aumentou para 1 605 as bolsas disponíveis, através do Programa + Superior,…

Última Hora

Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas distinguida com Certificado Internacional Blue Flag

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no Município de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o Certificado Internacional Blue Flag, pelos seus cinco anos consecutivos de Bandeira Azul.

Informação

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Destaque

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Sociedade

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Politica

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…