EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira
31 Maio, 2019 798 Views

EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira

image_pdfimage_print

“Mobilidade com Ambiente” foi o grande tema de mais uma conferência EPTO FUTUROS, realizada ontem, que juntou especialistas da área…

…que defenderam o uso de carros elétricos em prol da saúde e do meio ambiente. A iniciativa teve lugar na escola sede da Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Nesta Jornada Técnica do Curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel, Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, defendeu que os carros a gasóleo e a gasolina prejudicam a saúde e são motivo de alterações climáticas. “Um carro a gasóleo ou um carro a gasolina têm muitas emissões de óxido de azoto. Em Portugal, estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa desta poluição gerada por vários poluentes”, referiu, alertando para os “grandes problemas em termos de qualidade do ar”.

Para além da influência na saúde das pessoas, o especialista acredita que as alterações climáticas também se devem às emissões do dióxido de carbono. “Em Portugal, o transporte rodoviário é responsável por mais de 25 por cento dessas emissões”. Para Francisco Ferreira, em 2050, “carros a gasóleo e a gasolina vão ser muito raros de encontrar” e estima que, em 2022 ou 2023, “o custo de um veículo elétrico, a gasóleo e a gasolina vai ser muito idêntico”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou a iniciativa da Eptoliva. “Foi uma decisão inteligente, numa altura em que precisamos, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, sermos essencialmente inteligentes e razoáveis”. O vice-presidente relembrou que a escola profissional “há muito” que conseguiu o galardão Eco-Escola, assim como o Município oliveirense foi considerado “Ambientalmente Sustentável”, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

“Temos um conjunto de boas práticas de prevenção e de uso sustentável dos recursos que envolvem a comunidade, os cidadãos, as empresas e as escolas”, afirmou José Francisco Rolo que adiantou que a autarquia está “a fazer um esforço no âmbito da mobilidade urbana”, nomeadamente “no desenho da conceção de um conjunto de ciclovias de uso partilhado”. “Queremos dar mais qualidade de vida e que as pessoas andem mais de bicicleta”, rematou.

Para Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, o curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel “é um dos cursos com maior empregabilidade” e, por isso, continuará a ser lecionado no próximo ano letivo.

“A Eptoliva é uma open school, uma escola que está aberta à comunidade. Aqui os alunos não são apenas meros números. São pessoas e como pessoas é assim que devem ser tratados”, afirmou Daniel Costa.

Esta ação contou ainda com as intervenções de Manuel Rodrigues, presidente da VAB, Gustavo Pinto, representante da Divisão Após-venda da Caetano Auto e Bráulio Afonso, consultor de vendas da Jaguar Land Rover, M.Coutinho.

No final da sessão, Francisco Borges, aluno do 3º ano do curso, apresentou o Projeto de Empreendedorismo Living on 21th Century”.

Ao longo da tarde decorreu ainda o “Eptorally- Emissões Zero”, inserido nas Práticas Profissionais, com carrinhos de rolamentos, junto ao espaço da Nova Feira Mensal.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Portugal não foi nada Europeu neste ato eleitoral”
Next Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Última Hora

Fim-de-semana com temperaturas acima dos 26ºC

O fim-de-semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo e temperaturas que vão oscilar entre os 26 e os 30 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Madalena

Região

Viseu: Incêndio numa habitação provoca uma vítima mortal

Um incêndio numa casa em Moselos, no concelho de Viseu, provocou no final do dia de ontem a morte a uma mulher de cerca de 80 anos.

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Região

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Informação

Sindicato de Todos os Professores preocupado com presença de amianto no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) iniciou, esta manhã, uma campanha de defesa pela escola pública. No arranque, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a atenção recaiu

Região

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Região

Arganil: PS apresenta candidatura de Rui Silva no dia 8 de julho

Está marcada para dia 8 de julho, pelas 20h00, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Homem encontrado morto em praia na Figueira da Foz

O cadáver de um homem foi encontrado, na manhã de sábado, na Praia da Tamarguinha, em Buarcos.

Região

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Região

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.