EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira
31 Maio, 2019 334 Views

EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira

image_pdfimage_print

“Mobilidade com Ambiente” foi o grande tema de mais uma conferência EPTO FUTUROS, realizada ontem, que juntou especialistas da área…

…que defenderam o uso de carros elétricos em prol da saúde e do meio ambiente. A iniciativa teve lugar na escola sede da Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Nesta Jornada Técnica do Curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel, Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, defendeu que os carros a gasóleo e a gasolina prejudicam a saúde e são motivo de alterações climáticas. “Um carro a gasóleo ou um carro a gasolina têm muitas emissões de óxido de azoto. Em Portugal, estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa desta poluição gerada por vários poluentes”, referiu, alertando para os “grandes problemas em termos de qualidade do ar”.

Para além da influência na saúde das pessoas, o especialista acredita que as alterações climáticas também se devem às emissões do dióxido de carbono. “Em Portugal, o transporte rodoviário é responsável por mais de 25 por cento dessas emissões”. Para Francisco Ferreira, em 2050, “carros a gasóleo e a gasolina vão ser muito raros de encontrar” e estima que, em 2022 ou 2023, “o custo de um veículo elétrico, a gasóleo e a gasolina vai ser muito idêntico”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou a iniciativa da Eptoliva. “Foi uma decisão inteligente, numa altura em que precisamos, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, sermos essencialmente inteligentes e razoáveis”. O vice-presidente relembrou que a escola profissional “há muito” que conseguiu o galardão Eco-Escola, assim como o Município oliveirense foi considerado “Ambientalmente Sustentável”, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

“Temos um conjunto de boas práticas de prevenção e de uso sustentável dos recursos que envolvem a comunidade, os cidadãos, as empresas e as escolas”, afirmou José Francisco Rolo que adiantou que a autarquia está “a fazer um esforço no âmbito da mobilidade urbana”, nomeadamente “no desenho da conceção de um conjunto de ciclovias de uso partilhado”. “Queremos dar mais qualidade de vida e que as pessoas andem mais de bicicleta”, rematou.

Para Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, o curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel “é um dos cursos com maior empregabilidade” e, por isso, continuará a ser lecionado no próximo ano letivo.

“A Eptoliva é uma open school, uma escola que está aberta à comunidade. Aqui os alunos não são apenas meros números. São pessoas e como pessoas é assim que devem ser tratados”, afirmou Daniel Costa.

Esta ação contou ainda com as intervenções de Manuel Rodrigues, presidente da VAB, Gustavo Pinto, representante da Divisão Após-venda da Caetano Auto e Bráulio Afonso, consultor de vendas da Jaguar Land Rover, M.Coutinho.

No final da sessão, Francisco Borges, aluno do 3º ano do curso, apresentou o Projeto de Empreendedorismo Living on 21th Century”.

Ao longo da tarde decorreu ainda o “Eptorally- Emissões Zero”, inserido nas Práticas Profissionais, com carrinhos de rolamentos, junto ao espaço da Nova Feira Mensal.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Portugal não foi nada Europeu neste ato eleitoral”
Next Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Artigos Relacionados

Informação

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Sociedade

EXPOH ao rubro com Xutos e Pontapés no palco do Mandanelho (com vídeo)

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital registou ontem uma das melhores noites de sempre. Tal aconteceu com o concerto de Xutos & Pontapés …

Última Hora

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Sociedade

Neve corta estrada e fecha escolas no distrito de Viseu

A queda de neve obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu.

Última Hora

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.

Informação

Conheça os resultados desportivos de fim-de-semana

As duas equipas do concelho oliveirense, a jogar no Campeonato Nacional, perderam ontem os jogos da 8ª jornada.

Informação

Semana começa com muito calor, mas as temperaturas caem 10 graus já na quarta-feira

As temperaturas máximas vão sofrer uma descida de cerca de 10 graus Celsius já na quarta-feira devido à aproximação de uma frente fria.

Informação

“Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva

A União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira recebeu, no sábado, um trator com equipamento de limpa bermas que é resultado da solidariedade de

Informação

Oliveira do Hospital surpreendeu com Corrida Solidária São Silvestre (com vídeo)

Cerca de 600 pessoas participaram, no sábado, na Corrida/Caminhada Solidária São Silvestre promovida pelo município de Oliveira do Hospital com a marca “Oliveira do Hospital Renasce”.

Informação

Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

O Espíritos Club, em Oliveira do Hospital, uma referência da animação noturna na região Centro, perdeu 400 mil euros no incêndio de outubro de 2017, …

Desporto

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.