Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos
10 Maio, 2016 3664 Views

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na madrugada de sábado, fez disparar o sentimento de insegurança que já há algum tempo toma conta dos moradores.

Uma mulher de 56 anos foi encontrada na manhã de sábado, violentamente agredida com sinais de tentativa de violação no interior da casa onde habitava, logo à entrada do Bairro João Rodrigues Lagos. Há vários anos que por ali se vivem dias de medo e de insegurança, porém confessam os moradores que estavam longe de imaginar que um episódio desta violência ali pudesse acontecer. Mais estupefactos ficam por a vítima ser uma mulher vista como “uma jóia de rapariga” que “falava com toda a gente, mas não dizia mal de ninguém”. A optar pelo anonimato por receio de represálias, os moradores contam que nunca ali houve problemas. Para um dois mais recentes habitantes do bairro “até devia haver pena de morte” param quem maltratou a vizinha.

O caso fez adensar o sentimento de insegurança no Bairro social da cidade já referenciado por crimes de roubo e tráfico de droga. “Eu tenho medo. A Guarda mandou-nos tirar a chave”, contou uma moradora, enquanto outra referenciou o caso de um assalto de que também foi alvo há pouco tempo. “Dantes a polícia andava aqui mais. Agora não vêm cá”, concordam as moradoras, contando que durante a noite anda sempre gente no bairro e batem às portas, fazendo até os cães ladrar. São várias as vezes que os moradores chamam a GNR que acorre ao local.

No bairro há três anos, um outro morador conta que só ali está porque precisa. À Rádio Boa Nova conta que não receia por si, mas antes pela esposa e os filhos. No entanto não esperava uma situação como a que ocorreu de sexta feira para sábado, porque até aqui o que se pressentia era a droga. Entende que este é “um bairro inseguro”.

Com medo de dia e de noite, os moradores querem maior vigilância no bairro onde já se viveu em paz e com segurança e onde se podia estar “sentados na escada até às duas ou três da manhã”. Tudo mudou, segundo contam, desde a chegada de gente estranha, que chamam de “tralha”. “Vêm para aqui raparigas com Mercedes e tudo. Vão ali para o lar que andam a fazer, metem-se lá dentro. Aquilo é uma palhaçada, sei lá…”

image_pdfimage_print
Previous Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final
Next Dois acidentes, quase à mesma hora, envolveram seis viaturas e causaram três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 7º aniversário

No próximo domingo, dia 10 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala o seu sétimo aniversário.

Região

Homem morreu em acidente de trator em Pombal

Um homem morreu hoje na sequência de um acidente com o trator que conduzia, em Pombal, disse hoje à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários daquele concelho.

Região

Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que um dos bombeiros internados em Lisboa já saiu do coma induzido e que a operacional internada em Coimbra

Região

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Região

PSP procura mulher desaparecida em Coimbra

As equipas cinotécnicas da PSP estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 48 anos, dada como desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira, em Coimbra.

Informação

Nelas investe 220 mil Euros no cadastro informático das redes de água e saneamento nas freguesias

O Município de Nelas avançou para a concretização do Cadastro Informático das Redes de Abastecimento de Água e Saneamento, em todo o concelho,…

Desporto

Hóquei Patins: FCOH ganha em casa contra Leiria Marrazes

  A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) ganhou em casa por 6-1 contra o Sport Clube Leiria e Marrazes.

Destaque

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Última Hora

Município de Arganil avança com adjudicação da Reabilitação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil vai avançar com a adjudicação da reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha – Melhoria da Qualidade

Última Hora

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Região

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Região

Região: ASAE apreende mais de cinco mil litros de azeite e 17 500 rótulos no valor de 21 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 5 705 litros de azeite e 17 500 rótulos, num valor de cerca de 21 000 euros, no âmbito do combate

Programas

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Destaque

Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital

A consulta de Saúde Mental e Comunitária em Oliveira do Hospital está a acompanhar 388 pessoas na sequência do grande incêndio de outubro. Mas, desde 2015, já foram dadas 1 544

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33

Informação

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Informação

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, no cumprimento de mandado emitido pelo Departamento de Instrução e Ação Penal de Aveiro,…

Informação

Confraria do Bucho de Arganil edita livro sobre a História das Farturas

A Confraria do Bucho de Arganil vai promover, no dia 22 de outubro em Lisboa, o lançamento do livro com o título “Farturas: Doce de Lisboa – O Contributo da

Informação

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Nacional

Marcelo espera que indemnizações definitivas fiquem definidas até 2017

O Presidente da República afirmou hoje esperar que as indemnizações definitivas às famílias das vítimas mortais dos incêndios fiquem definidas até ao fim do ano, se possível, antes do Natal.

Destaque

Assunção Cristas defendeu unidade de missão para reconstrução na visita a empresas devastadas pelo fogo em Oliveira do Hospital

Depois de visitar a corporação de bombeiros na cidade de Oliveira do Hospital, Assunção Cristas testemunhou, esta manhã,..

Última Hora

Marchas Populares animaram noite de S. João em Seia

O ambiente festivo dos santos populares invadiu a cidade de Seia, no passado sábado, dia 23 de junho.

Última Hora

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …