• Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”
  • Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”
  • Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”
  • Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa de apoio, estão 55% concluídas e pagas”, garantiu Ana Abrunhosa.

Na manhã da passada sexta-feira, aos proprietários das habitações danificadas, nas freguesias de Seixo da Beira e de Nogueira do Cravo, foram-lhes entregues as chaves, na presença de José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Segundo Ana Abrunhosa, “na região Centro estão 55% concluídas e pagas”, sendo que, no concelho de Oliveira do Hospital, das cerca de 123 habitações, 70 estão concluídas”. “Estamos a entregar as últimas”, referiu, adiantando que “as restantes estão em diferentes fases de obra” e, para a semana, “vai ser entregue um conjunto vasto de habitações, cerca de 30”.

“Andaremos nisto todas as semanas. A nossa estimativa é que a esmagadora maioria esteja concluída em finais de março. Outras ainda não estarão concluídas nessa fase mas o prazo limite que temos acordado com as empresas de construção é junho de 2018”, referiu.

Na ocasião, a presidente da CCDRC fez questão de desmentir a falta de dinheiro para pagamento das obras. “Eu nem sei de onde é que surgiu essa ideia. O orçamento da CCDRC foi reforçado em 60 milhões de euros, verba que, neste momento, é mais do que suficiente para o programa de apoio. Dos cerca de 60 milhões, já pagámos 30,6 milhões”, explicou a responsável.

Para Ana Abrunhosa, estas especulações “colocam em causa as entidades que aplicaram a lei”. “Somos todos responsáveis. Não podemos estar à espera que seja o governo a fazer tudo quando, muitas das vezes, basta o nosso tempo, nós ajudarmos quem está a sofrer”, disse, defendendo que “a sociedade não está preparada para estas calamidades”.

Por sua vez, José Carlos Alexandrino, referiu que “cada vez que se entrega uma casa, é conquistar a felicidade de uma família”. “Aquilo que desejamos é chegar ao final deste percurso e ter a certeza que seremos pessoas mais felizes porque também há um conjunto de famílias mais felizes”, disse.

Voltando a frisar as dificuldades associadas à burocracia, o autarca afirma que “o importante não é o que está feito mas sim o que ainda falta fazer”.

Ainda em declarações aos jornalistas, José Carlos Alexandrino fez questão de adiantar que o Município está “a fazer um esforço enorme, em termos orçamentais, para a recuperação das casas de segunda habitação”.

“A Câmara Municipal fará um forte investimento do seu próprio orçamento, o que quer dizer que abdicamos de outras obras para realizar estas”, referiu, concluindo que estas habitações “são importantes no património arquitetónico das aldeias e da sua identidade”.

Maria Conceição, Abílio e Odete Brás, Isabel Rodrigues e Alexandre Gonçalves anseiam agora desfrutar das suas casas reconstruídas e desejam nunca mais passar por tragédia igual.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous População de Seixo da Beira assistiu à inauguração da Sede Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama
Next Município de Arganil aposta na intervenção em infraestruturas hidráulicas na EN342

Artigos Relacionados

Última Hora

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Região

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Região

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Informação

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Última Hora

Colisão entre três viaturas provocou quatro feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Uma colisão entre três viaturas ligeiras provocou, ao final desta manhã, quatro feridos ligeiros, na Estrada Nacional 17, na conhecida Reta da Salinha, em Oliveira do Hospital.

Região

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Informação

Inscrição na “12.ª Maratona BTT Lazer” vale uma árvore

A 12.ª Maratona BTT Lazer terá lugar dia 11 de março, a par da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. “À paixão pelo desporto e pela natureza, acresce este

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança aplicação de comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disponibiliza, agora, de um novo canal de comunicação, inserido no seu site institucional, que visa estreitar a proximidade com os cidadãos, ao estimular

Última Hora

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Patrimó[email protected](e)”,…

Sociedade

Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte assinala Dia do Empregador

O Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte , em colaboração com o Município da Pampilhosa da Serra, vai dinamizar uma sessão no âmbito do dia do empregador, …

Informação

Cruz Vermelha lança número 1415 para auxiliar populações

A Cruz Vermelha disponibiliza, a partir de hoje, o número 1415, uma linha telefónica de alerta para ajudar a proteger as populações perante catástrofes, como incêndios florestais, que vai funcionar

Última Hora

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Informação

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Última Hora

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Destaque

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

29 Concelhos em risco máximo de incêndio. Aviso amarelo alargado a 15 distritos no fim-de-semana

Vinte e nove concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Informação

Corpo de homem foi encontrado a boiar nas marinhas de sal de Aveiro

Os bombeiros e a Polícia Marítima retiraram um cadáver que foi encontrado a boiar nas marinhas de sal na localidade de Desterro das Leivas, em Aveiro.

Sociedade

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Vídeos

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Nacional

Operação Natal Tranquilo: 190 acidentes no domingo com cinco vítimas mortais

A operação “Natal Tranquilo” registou no terceiro dia, domingo, 190 acidentes na estrada, que resultaram em cinco mortos e três feridos graves, elevando para 12 as vítimas mortais desde o

Informação

Finanças prolongam até esta sexta-feira prazo para validar faturas e entregar IVA

As Finanças anunciaram que o prazo para a entrega da declaração periódica de IVA, comunicação e classificação das faturas, bem como comunicação do agregado familiar foi alargado até sexta-feira, devido

Última Hora

FCOH continua líder ao vencer o Vigor. AD Lagares derrotada pelo Eirense e ADN empata com Anadia

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer 2-1 frente a Vigor Mocidade,..

Última Hora

Médicos dão consultas grátis em Lagares da Beira para vítimas dos incêndios

Mais de uma dezena de médicos realiza, nos dias 9 e 10 de dezembro, consultas grátis no quartel de bombeiros de Lagares da Beira,…

Última Hora

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …