Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus
15 Maio, 2019 297 Views

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

image_pdfimage_print

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, no Museu do Brinquedo vai ser possível assistir a um concerto do Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 16h00, e permanecer no museu até à meia-noite, um convite para visitar o museu em família. Para além do prolongamento de horário, o museu à noite (a partir das 21h30) reserva ainda momentos de interação com crianças e adultos, numa atividade que denominou por “O palhaço e o mundo dos brinquedos”.

Por sua vez, o Museu Natural da Eletricidade apresenta a exposição temporária “Debuchos tipo jacquard, arte e técnica”, da autoria de Jorge Trindade.

Esta exposição, da responsabilidade do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, que a apresentou originalmente no seu Núcleo da Real Fábrica da Veiga, dá a conhecer uma arte que permitiu à indústria têxtil a renovação constante dos padrões de tecidos produzidos.

“Debuxo é a representação técnica do cruzamento dos fios do urdido e da trama que compõem o tecido. Através da combinação de fios, da especificação do tipo de matérias-primas, da escolha de cores e das instruções de fabricação, o debuxo determina o padrão e a textura do tecido a fabricar”.

Segundo o autor, esta exposição foi estruturada com base nos conhecimentos técnicos que foi adquirindo ao longo do seu percurso profissional como Debuxador que, desde 1960 a 2005, implicou a passagem por muitas empresas de lanifícios dos concelhos da Covilhã e de Seia.

A mostra ficará patente no Museu Natural da Eletricidade de 18 de maio a 30 de junho de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Previous Cantanhede: GNR apreende armas e munições em processo de violência doméstica
Next Campeonato de elite do futebol de praia começa na Figueira da Foz

Artigos Relacionados

Última Hora

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região

Última Hora

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Opinião

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Última Hora

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.

Última Hora

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Última Hora

Monchique: Recuperação das 32 casas afetadas pelo fogo ronda os 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou hoje que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique, no Algarve, não vai ultrapassar os dois milhões de euros, financiamento

Informação

GNR do Fundão identifica suspeitos de ameaças com armas de fogo

A GNR identificou, na quinta-feira, dois homens, de 19 e 57 anos, pelo crime de ameaças com recurso a armas de fogo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Região

94 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de dezembro, o comando territorial da GNR, registou a ocorrência de 94 acidentes, dos quais resultaram um morto, …

Informação

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Informação

Candidato da CDU diz que Oliveira do Hospital caminha para “uma ilha” e defende medidas nas áreas da saúde, acessibilidades, transportes e requalificação do património

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que a coligação tem condições para aumentar o número de votos …

Última Hora

Português que morreu nos atentados do Sri Lanka era de Viseu e estava em lua-de-mel

A vítima portuguesa dos ataques terroristas no Sri Lanka, que ocorreram este fim-de-semana, é do distrito de Viseu. Trata-se de um homem de 30 anos que estava hospedado num hotel

Cultura

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.