Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus
15 Maio, 2019 155 Views

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

image_pdfimage_print

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, no Museu do Brinquedo vai ser possível assistir a um concerto do Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 16h00, e permanecer no museu até à meia-noite, um convite para visitar o museu em família. Para além do prolongamento de horário, o museu à noite (a partir das 21h30) reserva ainda momentos de interação com crianças e adultos, numa atividade que denominou por “O palhaço e o mundo dos brinquedos”.

Por sua vez, o Museu Natural da Eletricidade apresenta a exposição temporária “Debuchos tipo jacquard, arte e técnica”, da autoria de Jorge Trindade.

Esta exposição, da responsabilidade do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, que a apresentou originalmente no seu Núcleo da Real Fábrica da Veiga, dá a conhecer uma arte que permitiu à indústria têxtil a renovação constante dos padrões de tecidos produzidos.

“Debuxo é a representação técnica do cruzamento dos fios do urdido e da trama que compõem o tecido. Através da combinação de fios, da especificação do tipo de matérias-primas, da escolha de cores e das instruções de fabricação, o debuxo determina o padrão e a textura do tecido a fabricar”.

Segundo o autor, esta exposição foi estruturada com base nos conhecimentos técnicos que foi adquirindo ao longo do seu percurso profissional como Debuxador que, desde 1960 a 2005, implicou a passagem por muitas empresas de lanifícios dos concelhos da Covilhã e de Seia.

A mostra ficará patente no Museu Natural da Eletricidade de 18 de maio a 30 de junho de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Previous Cantanhede: GNR apreende armas e munições em processo de violência doméstica
Next Campeonato de elite do futebol de praia começa na Figueira da Foz

Artigos Relacionados

Região

Leiria: Homem morre soterrado em vala

Um homem morreu, esta manhã, na zona de Barreira, em Leiria, soterrado numa vala.

Programas

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Informação

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Informação

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Última Hora

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Informação

Câmara Municipal de Arganil aprova orçamento municipal superior a 23 milhões de euros para 2019

O Orçamento da Câmara Municipal de Arganil para 2019, de 23.101.901,00€, foi aprovado por maioria, esta quarta-feira, em Reunião de Câmara Extraordinária.

Destaque

Canceladas entrevistas a candidatos do PS e PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Ao contrário do que tinha sido anunciado, a Rádio Boa Nova não levou hoje a efeito a entrevista ao candidato do PS e atual presidente da Câmara Municipal de Oliveira

Informação

Pedrógão Grande: Coimas por falta de limpeza levam à venda de terrenos

Proprietários de terrenos na zona atingida pelo incêndio de Pedrógão Grande começaram a contactar imobiliárias para pôr terrenos à venda com medo das coimas por falta de limpeza.

Informação

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para

Região

CDS-PP apresentou os seus candidatos aos órgãos autárquicos para as eleições de 1 de outubro

O CDS -PP apresentou este sábado os seus candidata às Autárquicas 2017. Com o lema “Construir o futuro”, Luís Lagos que para além de presidente da Distrital do CDS-PP, é também

Última Hora

Município de Góis aposta na recuperação de estradas municipais danificadas pelos incêndios

O Município de Góis continua empenhado na recuperação de estradas e caminhos municipais danificados pelos incêndios.

Última Hora

Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

A ‘websérie’ documental “15 memórias do fogo” estreia-se no domingo, com o objetivo de contar 15 histórias em torno dos fogos de outubro de 2017, para dar voz e visibilidade