“Ensinar é Voar” entusiasma alunos na EB1 de Oliveira do Hospital

“Ensinar é Voar” entusiasma alunos na EB1 de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve ontem em Oliveira do Hospital onde tomou conhecimento da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social “Ensinar é Voar” dirigido aos alunos do 1º ano do 1º CEB do AEOH, tendo em conta que “cada aluno tem o seu ritmo de aprendizagem”.

Numa visita à Escola EB1 de Oliveira do Hospital, onde o projeto está a ser implementado em três turmas do 1º ano, João Costa evidenciou o “entusiasmo” dos alunos no que respeita a este novo método de ensino.

“Estas metodologias mais ativas, que aliam este tipo de trabalho a novas formas de aprender, são muito interessantes porque vemos o entusiasmo com que os alunos estão e isso, às vezes, é muito revelador do sucesso destas iniciativas”, afirmou o Secretário de Estado que, na ocasião, fez questão de dar exemplos de outras ações que o Ministério da Educação tem adotado. “Temos apostado em várias frentes porque o sucesso escolar é uma questão complexa. São instrumentos para que as aprendizagens se desenvolvam de uma forma melhor”, disse, ressaltando que foi dada “uma grande autonomia às escolas para que projetos desta natureza possam surgir, porque é no território que cada um sabe o que é mais adequado para que os alunos possam aprender”.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), mostrou-se feliz pela apresentação pública da iniciativa, uma vez que é um “momento especial e único, onde todos falam de educação”.

Na ocasião, o diretor dirigiu palavras de apreço a todos os professores, especialmente aos que “estão a desenvolver o projeto”, pela “grande dinâmica em poder agarrar, desenvolver, inovar, ser criativo e perceber que esta é uma mais-valia para os alunos”.

“Quero dar os parabéns a todos estes parceiros e em especial à Câmara Municipal, ao presidente e à vereadora da educação que, desde sempre, têm tido uma abertura e disponibilidade para, em conjunto com a escola, podermos despertar, fomentar e implementar novidades e novas estratégias neste âmbito, de uma grande e boa parceria que se quer sempre bem presente”, referiu Carlos Carvalheira que pretende continuar a apostar “naquilo que a escola melhor sabe fazer que é ensinar e promover o sucesso educativo”.

Também José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, está confiante no sucesso da iniciativa. “Este projeto tem um objetivo muito claro e muito bem definido: cada aluno ter o seu ritmo de aprendizagem”, disse, comparando com o facto de nas restantes escolas “todos os alunos terem que ter o mesmo ritmo”.

Adiantando que se trata de um “projeto experimental”, onde o “grande parceiro é o Agrupamento de Escolas”, o autarca ressaltou que “é fundamental que não se disperse aquilo que é essencial e nuclear no futuro das competências dos alunos”.

 

Crente de que “os alunos de agora” são diferentes daqueles que eram “há 20, 30 ou 40 anos”, José Carlos Alexandrino afirma que “uma boa educação não é aquela que prepara o presente” mas sim “aquela que prepara para o futuro”.

“Ensinar é voar” foi uma candidatura feita pela ADIBER, financiado pelo Portugal Inovação Social, onde o Município é o investidor social.

Previous 65 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra
Next Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Investigadores visitam área ardida em Oliveira do Hospital

  O Centro de Estudos Florestais (CEF) e o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, vão visitar a área ardida de

Região

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Região

Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

A Câmara de Seia vai continuar a apoiar os alunos que frequentam o ensino superior, um incentivo à formação académica que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo durante

Informação

Oliveira do Hospital comemora Feriado Municipal no dia 7 de outubro

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 7 de outubro, o Feriado Municipal com uma sessão solene comemorativa durante a qual serão entregues…

Informação

Oliveira do Hospital acolhe a Semana Académica até dia 29 de abril

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Semana Académica protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que teve início ontem à noite, com o Enterro

Informação

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Região

14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Festa do Vinho Novo no Mercado Municipal de Tábua

A 29 de janeiro, o Mercado Municipal de Tábua recebe a segunda edição da Festa do Vinho Novo.

Destaque

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Informação

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

O Município de Oliveira do Hospital recebe no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, um importante debate sobre a floresta portuguesa.

Informação

11 detenções, 681 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de junho a 2 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta