“Ensinar é Voar” entusiasma alunos na EB1 de Oliveira do Hospital

“Ensinar é Voar” entusiasma alunos na EB1 de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve ontem em Oliveira do Hospital onde tomou conhecimento da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social “Ensinar é Voar” dirigido aos alunos do 1º ano do 1º CEB do AEOH, tendo em conta que “cada aluno tem o seu ritmo de aprendizagem”.

Numa visita à Escola EB1 de Oliveira do Hospital, onde o projeto está a ser implementado em três turmas do 1º ano, João Costa evidenciou o “entusiasmo” dos alunos no que respeita a este novo método de ensino.

“Estas metodologias mais ativas, que aliam este tipo de trabalho a novas formas de aprender, são muito interessantes porque vemos o entusiasmo com que os alunos estão e isso, às vezes, é muito revelador do sucesso destas iniciativas”, afirmou o Secretário de Estado que, na ocasião, fez questão de dar exemplos de outras ações que o Ministério da Educação tem adotado. “Temos apostado em várias frentes porque o sucesso escolar é uma questão complexa. São instrumentos para que as aprendizagens se desenvolvam de uma forma melhor”, disse, ressaltando que foi dada “uma grande autonomia às escolas para que projetos desta natureza possam surgir, porque é no território que cada um sabe o que é mais adequado para que os alunos possam aprender”.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), mostrou-se feliz pela apresentação pública da iniciativa, uma vez que é um “momento especial e único, onde todos falam de educação”.

Na ocasião, o diretor dirigiu palavras de apreço a todos os professores, especialmente aos que “estão a desenvolver o projeto”, pela “grande dinâmica em poder agarrar, desenvolver, inovar, ser criativo e perceber que esta é uma mais-valia para os alunos”.

“Quero dar os parabéns a todos estes parceiros e em especial à Câmara Municipal, ao presidente e à vereadora da educação que, desde sempre, têm tido uma abertura e disponibilidade para, em conjunto com a escola, podermos despertar, fomentar e implementar novidades e novas estratégias neste âmbito, de uma grande e boa parceria que se quer sempre bem presente”, referiu Carlos Carvalheira que pretende continuar a apostar “naquilo que a escola melhor sabe fazer que é ensinar e promover o sucesso educativo”.

Também José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, está confiante no sucesso da iniciativa. “Este projeto tem um objetivo muito claro e muito bem definido: cada aluno ter o seu ritmo de aprendizagem”, disse, comparando com o facto de nas restantes escolas “todos os alunos terem que ter o mesmo ritmo”.

Adiantando que se trata de um “projeto experimental”, onde o “grande parceiro é o Agrupamento de Escolas”, o autarca ressaltou que “é fundamental que não se disperse aquilo que é essencial e nuclear no futuro das competências dos alunos”.

 

Crente de que “os alunos de agora” são diferentes daqueles que eram “há 20, 30 ou 40 anos”, José Carlos Alexandrino afirma que “uma boa educação não é aquela que prepara o presente” mas sim “aquela que prepara para o futuro”.

“Ensinar é voar” foi uma candidatura feita pela ADIBER, financiado pelo Portugal Inovação Social, onde o Município é o investidor social.

Previous 65 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra
Next Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de março, a um almoço solidário em Oliveira do Hospital, no âmbito da Feira do Queijo, agendada

Região

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Região

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Destaque

Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas emitiu o visto necessário para a requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que envolve a retirada de placas contendo amianto …

Informação

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por

Última Hora

GNR promoveu operação “Internet Mais Segura” – Resultados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em todo o país várias ações de sensibilização com o objetivo de prevenir comportamentos de risco

Informação

Temperatura baixa nesta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, …

Última Hora

Chuva vai manter-se, pelo menos, até ao final da próxima semana

A chuva vai manter-se em Portugal continental pelo menos até ao final da próxima semana e o vento vai continuar forte, mas com tendência para diminuir, disse à Lusa a

Região

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Sociedade

Museu da Vista Alegre e Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão saíram vitoriosos no concurso RegioStars, considerados uma espécie de “óscares europeus” para projectos de desenvolvimento regional.

Região

Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

A sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Seia dá este ano destaque à marca de referência mundial que é a Playmobil.

Desporto

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais

O Município de Oliveira do Hospital assinala na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com um “Open Day”.