Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga
1 Junho, 2019 334 Views

Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga

image_pdfimage_print

Esta quinta-feira, em que se assinalou o Dia da Espiga, 350 idosos reuniram-se em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, para participarem no Encontro Concelhio de Idosos “Primavera Sénior”. Neste quinto ano consecutivo da iniciativa, as diversas IPSS e lares privados do concelho responderam ao desafio marcando presença neste convívio, promovido pela Rede Social Concelhia, Município de Oliveira do Hospital e Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI).

A celebração da missa, animação musical e o almoço partilhado foram momentos marcantes deste dia. A boa disposição entre os participantes, os momentos de troca de conversas e o reencontro de amigos e até familiares marcaram, uma vez mais, este Encontro Concelhio de Idosos, demonstrando que é uma das atividade anuais aguardada com mais expetativa bem como uma excelente oportunidade de confraternização entre as instituições e os idosos.

Tal como relatava António e Alexandre, dois amigos de Lagares da Beira, o primeiro já repetente nestas andanças, o segundo a estrear-se neste encontro em que destacavam que o melhor “é encontrar estes vizinhos”, diziam enquanto apontavam para a mesa ao lado onde estavam os utentes de Santa Ovaia.

A frequentar o centro de dia na instituição de Santa Ovaia, Piedade conversava com as amigas já com o seu raminho da espiga na mão como dita a tradição. “Já participei outros anos e gosto muito de vir. Vou para todo o lado onde a instituição vai porque encontramos amigos, convivemos e conhecemos pessoas de outros lados do concelho”, contava.

Também o casal Maria e António, de Aldeia das Dez, não poupam elogios a este Encontro Sénior. São presenças assíduas nos encontros entre instituições porque “é ótimo, encontramos pessoas amigas e convivemos todos”. “Bom mesmo era que fosse uma vez por mês”, diz sorridente o sr. António.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social marcou presença, acompanhado pelos vereadores Nuno Ribeiro e Teresa Dias, e destaca a “grande participação das instituições, o são ambiente de convívio expresso nos rostos sorridentes dos participantes – muita alegria e boa disposição”. O responsável sublinha ainda “o bom trabalho da organização da Rede Social de Oliveira do Hospital, e a necessidade de transformar o Dia da Espiga num encontro intergeracional; ou seja, Dia da Espiga – Dia da Partilha, onde se encontram e trocam saberes os idosos e as crianças. Esse será o foco do próximo encontro”.

Este encontro realiza-se no âmbito dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Social da Rede com o propósito de valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho. Este constitui também um momento para o Município voltar a demonstrar o reconhecimento e a projeção do trabalho realizado pelas IPSS na prestação de cuidados e apoio à terceira idade, assim como no desenvolvimento de meios para a criação de postos de trabalho e fixação de população ativa nas freguesias, num contexto em que a Rede Social de Oliveira do Hospital está apostada na criação de novas respostas e projetos de inovação social.

 

Previous Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7
Next Rally de Portugal - Completa a PE10 da manhã. Ott Tänak vê reduzida a diferença para o 2º Latvala, agora apenas a diferença de 5.01s.

Artigos Relacionados

Última Hora

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Informação

Greve Geral arranca à meia-noite. Escolas e hospitais serão afetados

A greve nacional da Função Pública convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) inicia-se às 00h00 e deverá afetar sobretudo escolas, serviços de saúde e

Região

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Informação

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Região

Jovem de 16 anos morreu em acidente em Tondela

Um jovem de 16 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro, numa avenida da cidade de Tondela,…

Última Hora

Polícia Judiciária deteve grupo de assaltantes violentos

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, presumíveis autores de várias explosões em caixas multibanco, ocorridas entre Agosto e Outubro de 2016 …

Última Hora

Duas detenções em Seia por crime de lenocínio

Um homem de 45 anos e uma mulher de 42 foram, ontem, detidos por suspeita do crime de lenocínio em Seia, no distrito da Guarda, anunciou o Comando Territorial da

Informação

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Informação

Liga Contra o Cancro disponibiliza serviço médico-pericial no Centro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza aos doentes oncológicos um serviço de apoio médico-pericial …

Informação

Distrital de Honra da AFCoimbra. começa este domingo

Começa este domingo pelas 15 horas o Campeonato Distrital da AFC, Divisão de Honra. Nesta  primeira jornada o FCOH recebe em casa o Vinha Rainha e com um objectivo bem

Última Hora

Intermarché abriu loja renovada em Oliveira do Hospital e avança com posto de combustível

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital reabriu esta quinta com nova imagem e um melhor serviço.

Informação

Sinistralidade: 12 detenções, 374 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 4 a 10 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização