Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga
1 Junho, 2019 508 Views

Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga

image_pdfimage_print

Esta quinta-feira, em que se assinalou o Dia da Espiga, 350 idosos reuniram-se em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, para participarem no Encontro Concelhio de Idosos “Primavera Sénior”. Neste quinto ano consecutivo da iniciativa, as diversas IPSS e lares privados do concelho responderam ao desafio marcando presença neste convívio, promovido pela Rede Social Concelhia, Município de Oliveira do Hospital e Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (PAASI).

A celebração da missa, animação musical e o almoço partilhado foram momentos marcantes deste dia. A boa disposição entre os participantes, os momentos de troca de conversas e o reencontro de amigos e até familiares marcaram, uma vez mais, este Encontro Concelhio de Idosos, demonstrando que é uma das atividade anuais aguardada com mais expetativa bem como uma excelente oportunidade de confraternização entre as instituições e os idosos.

Tal como relatava António e Alexandre, dois amigos de Lagares da Beira, o primeiro já repetente nestas andanças, o segundo a estrear-se neste encontro em que destacavam que o melhor “é encontrar estes vizinhos”, diziam enquanto apontavam para a mesa ao lado onde estavam os utentes de Santa Ovaia.

A frequentar o centro de dia na instituição de Santa Ovaia, Piedade conversava com as amigas já com o seu raminho da espiga na mão como dita a tradição. “Já participei outros anos e gosto muito de vir. Vou para todo o lado onde a instituição vai porque encontramos amigos, convivemos e conhecemos pessoas de outros lados do concelho”, contava.

Também o casal Maria e António, de Aldeia das Dez, não poupam elogios a este Encontro Sénior. São presenças assíduas nos encontros entre instituições porque “é ótimo, encontramos pessoas amigas e convivemos todos”. “Bom mesmo era que fosse uma vez por mês”, diz sorridente o sr. António.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social marcou presença, acompanhado pelos vereadores Nuno Ribeiro e Teresa Dias, e destaca a “grande participação das instituições, o são ambiente de convívio expresso nos rostos sorridentes dos participantes – muita alegria e boa disposição”. O responsável sublinha ainda “o bom trabalho da organização da Rede Social de Oliveira do Hospital, e a necessidade de transformar o Dia da Espiga num encontro intergeracional; ou seja, Dia da Espiga – Dia da Partilha, onde se encontram e trocam saberes os idosos e as crianças. Esse será o foco do próximo encontro”.

Este encontro realiza-se no âmbito dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Social da Rede com o propósito de valorizar e dignificar as pessoas idosas, enquanto cidadãos de pleno direito, bem como incentivar a sua participação em iniciativas que estimulam a sua criatividade e proporcionam momentos de alegria entre as pessoas das várias instituições que operam no território do concelho. Este constitui também um momento para o Município voltar a demonstrar o reconhecimento e a projeção do trabalho realizado pelas IPSS na prestação de cuidados e apoio à terceira idade, assim como no desenvolvimento de meios para a criação de postos de trabalho e fixação de população ativa nas freguesias, num contexto em que a Rede Social de Oliveira do Hospital está apostada na criação de novas respostas e projetos de inovação social.

 

Previous Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7
Next Rally de Portugal - Completa a PE10 da manhã. Ott Tänak vê reduzida a diferença para o 2º Latvala, agora apenas a diferença de 5.01s.

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH organiza almoço de convívio para sócios, patrocinadores e parceiros do clube

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), como forma de agradecer todo o apoio prestado ao clube “neste momento de reestruturação e ressurgimento do clube”, está a

Informação

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Informação

Sindicato das mercadorias desconvoca greve. Sindicato das matérias perigosas fica isolado

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) desconvocou esta quinta-feira à noite a participação dos seus associados na greve dos motoristas,…

Informação

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Última Hora

Município de Gouveia recolhe bens para enviar para Moçambique

O Município de Gouveia está solidário com a tragédia que assolou Moçambique, apelando à solidariedade de todos quantos possam ajudar e apoiar as vítimas,…

Última Hora

Câmara de Arganil avança com obras de Reabilitação e Beneficiação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil iniciou, neste mês de julho, as obras de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial da Relvinha,…

Informação

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Especialista diz que “ainda há muito para fazer” na prevenção dos incêndios

O especialista em incêndios Domingos Xavier Viegas disse hoje, em Leiria, que “ainda há muito para fazer” na prevenção dos fogos e defendeu que a limpeza dos terrenos tem de

Informação

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Vídeos

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Destaque

Crianças e jovens de Lourosa assistem a jogo de preparação da Seleção frente à Argélia

Um grupo de 56 crianças e jovens da freguesia de Lourosa partiu, hoje, ao início da tarde rumo ao Estádio da Luz, para assistir ao jogo de preparação para o

Politica

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…