Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”

Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”

image_pdfimage_print

Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, que hoje de assinala, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, esta manhã, o primeiro Encontro Concelhio de Boccia Sénior, que juntou no Pavilhão Municipal da cidade cerca de sete dezenas de idosos de 15 Instituições concelhias.

A iniciativa juntou as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares privados do concelho onde esta modalidade é praticada pelos seus utentes.

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova referiu que este encontro se enquadra na política do Município de “Desporto para Todos”, em conjunto com o pelouro da Ação Social.

“Este encontro vem também no seguimento do projeto Boccia Sénior que dinamizámos e iniciámos em 2017, com a oferta de um kit de Boccia a todas as IPSS do nosso concelho”, explicou o responsável. Para o vereador, tanto o Município como os idosos ganham com esta iniciativa uma vez que “promove a saúde de todos”.

A escolha da modalidade recai no facto de ser “acessível a todos, como pessoas com limitações físicas e com maior idade”, justificou Nuno Ribeiro, dando o exemplo de uma utente de 100 anos que se encontrava a jogar esta manhã, no Pavilhão.

Por sua vez, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social do Município, fez questão de evidenciar que “a ação social é, cada vez mais, uma atitude e são projetos transversais como este que promovem a valorização do indivíduo em sociedade”.

“Oliveira do Hospital tem um grande compromisso regional e europeu porque integra um consórcio que faz da Região de Coimbra, a região europeia da referência para o envelhecimento ativo”, afirmou o vice-presidente.

Segundo José Francisco Rolo, o Município oliveirense tem “um conjunto de atividades para promover o envelhecimento ativo e saudável”, ou seja, “proporcionar atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”.

À Rádio Boa Nova, o responsável pela Ação Social do concelho, adiantou que no próximo ano, vai ser desenvolvido um “projeto intermunicipal” com Tábua, “muito por ligação entre o pelouro do desporto e da juventude, com o envolvimento desta atividade física, entre outras.

Previous "Lorenzo": Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00
Next Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio

Artigos Relacionados

Educação

Escolas de Oliveira do Hospital com oscilações no ranking

Das cinco escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o ensino secundário registou uma ligeira descida no ranking divulgado no fim-de-semana. A nível do terceiro ciclo,

Nacional

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto

Região

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

Sociedade

Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, é positivo o balanço em torno do setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital. Em 2016, o concelho assistiu …

Região

Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do

Última Hora

Estudo conclui que ondas de calor vão aumentar cinco vezes em 100 anos

Um estudo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) conclui que no final do século XXI vai haver cinco vezes mais ondas de calor como aquela que ocorreu durante o

Nacional

Relatório antecipa mais tempestades de fogo como a registada em Pedrógão

Um relatório hoje divulgado sobre incêndios na eurorregião Norte de Portugal-Galiza, alerta que os fogos de 2017 permitem antecipar a chegada de uma nova tipologia de incêndios, caracterizados por “tempestades

Sociedade

CIM Região de Coimbra promoveu plantação simbólica em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, hoje, uma ação simbólica da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra de plantação de árvores no âmbito do programa Floresta Comum.

Politica

PSD de Oliveira do Hospital propõe programa de saúde oral para os mais carenciados

O grupo municipal do PSD apresentou, na última reunião da Assembleia, uma proposta de recomendação com vista à criação de um programa de saúde oral …

Informação

Incêndios: Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”

O presidente da estrutura de missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais considerou hoje que Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”,

Nacional

Proteção Civil emite aviso à população pelo agravamento do estado do tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas no norte e centro do país, prevendo-se o período crítico entre o