Região: Empresário FIFA Jorge Mendes financia abrigo coletivo

Região: Empresário FIFA Jorge Mendes financia abrigo coletivo

image_pdfimage_print

O empresário FIFA Jorge Mendes, que representa Cristiano Ronaldo, será o principal financiador da construção de dois abrigos coletivos…

… em aldeias afetadas pelos incêndios de 2017, num investimento de 300 mil euros.

Na sessão de apresentação do projeto, em Ferreira de São João, aldeia do concelho de Penela, o empresário afirmou que “não podemos trazer de volta as 116 pessoas mortas nos incêndios de 2017, mas podemos fazer o que for possível para que tal horror não se repita”.

O abrigo da Ferraria de São João será o primeiro construído no âmbito do projeto Aldeias Resilientes, desenvolvido pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), dirigida por Nádia Piazza.

Trata-se de um projeto de raiz, que servirá de protótipo para outros abrigos que, espera a associação, venham a ser construídos nas áreas afetadas pelos incêndios. Jorge Mendes será o “mecenas” principal, mas o projeto conta com o trabalho e o empenho gracioso de diversas instituições, nomeadamente o município de Penela, a Associação de Moradores de Ferraria de São João, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (representada por Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra), Atelier da Boavista e a associação A400.

Nádia Piazza, presidente da AVIPG, eforça, no entanto, que nada sairia do papel sem o impulso decisivo de Jorge Mendes. “Não fomos à procura dele. Ele veio até nós e perguntou: ‘O que posso fazer?’ Uma atitude nobre e cada vez mais rara” frisou.

O abrigo da Ferraria ficará no centro da aldeia de 40 pessoas, que após ter estado cercada pelas chamas tomou uma série de iniciativas para proteger bens e pessoas, nomeadamente arrancando 50 mil eucaliptos e raízes num raio de cem metros e plantando mais de mil árvores autóctones, que resistem melhor ao avanço das chamas.

O abrigo, que será “uma maquete em tamanho real”, será construído em betão e terá um conjunto de tecnologias capazes de travar o avanço dos fogos. Com capacidade para 80 pessoas, será erguido até ao final do ano sob a orientação técnica da equipa de Xavier Viegas, especialista em controlo de incêndios.

Em Moinhos, no concelho vizinho de Figueiró dos Vinhos, será erguido um segundo abrigo, resultado da adaptação de um edifício devoluto na povoação.

Numa curta intervenção, o empresário de Cristiano Ronaldo deixou dois desejos: que outros sigam o seu exemplo; e que os abrigos nunca venham a ser precisos por falta de incêndios.

O grande incêndio de junho de 2017 na zona de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, causou 66 mortos e mais de 250 feridos, enquanto os grandes fogos de outubro fizeram 49 vítimas mortais, em vários concelhos da região Centro.

Além destas 115 mortes, há registo de pelo menos mais cinco nas regiões Norte e Centro nos fogos rurais do ano passado.

Os incêndios florestais de 2017 consumiram cerca de 500 mil hectares de floresta e destruíram mais de duas mil casas, empresas e explorações agrícolas.

Fonte: noticiasdecoimbra.pt

Previous EPTOLIVA vence 1º lugar nacional e conquista quatro prémios nacionais na Mostra de Jovens Empreendedores
Next Casal ficou ferido em despiste no IC6

Artigos Relacionados

Última Hora

Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Uma colisão entre um camião de mercadorias e um reboque de assistência em viagem, ao quilómetro 217 da A1, sentido Porto/Lisboa, provocou um morto, um ferido grave e um ligeiro, na

Última Hora

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Educação

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de

Última Hora

Oliveira de Azeméis: Incêndio destruiu duas fábricas de calçado

Um incêndio destruiu duas fábricas de calçado na zona industrial de Cucujães, Oliveira de Azeméis, na manhã desta sexta-feira.

Região

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Última Hora

Presidente da CCDR Centro e ex-marido em silêncio no tribunal

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, optou hoje pelo silêncio no julgamento em que o ex-marido, também arguido, decidiu igualmente não falar.

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Última Hora

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Região

Banco Alimentar Contra a Fome promove campanha no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome promove, no próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos. Às portas da última campanha do ano, o

Informação

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Com o início do ano novo, regressam as competições desportivas no concelho de Oliveira do Hospital.