Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Gonçalo Maria, proprietário de um restaurante na Mealhada, deslocou-se, ontem, a Oliveira do Hospital, num gesto solidário, para oferecer 82 ovelhas Serra da Estrela…

… a criadores que perderam os seus animais no fatídico incêndio, de 15 de outubro, que devastou o concelho.

ovelhas serra estrela

Ao tomarem conhecimento das fortes consequências na área da pastorícia, o empresário e o seu grupo de amigos organizaram um jantar a fim de angariar verbas para a compra dos animais.

“Fui o único a nível nacional, infelizmente, que me dediquei à causa pastor”. “Não peço dinheiro a ninguém. Não dou dinheiro a ninguém. Peço bens, tranformo em dinheiro e volto a transformar em bens”, contou Gonçalo em relação a esta ação o deixou de “coração cheio”.

Pela primeira vez em Oliveira do Hospital, Gonçalo ajudou 16 pessoas oferecendo, a cada uma, três ovelhas e um macho “para reprodução”, sendo que “muitas já vêm prontas para parir”.

jose inacio

José Inácio, de  78 anos, foi um dos criadores que naquela trágica noite ficou sem os seus animais no terreno que possui em Pinheirinho.

Com esperança no futuro e emocionado com estes gestos de solidariedade, José sente-se “muito grato por tudo” e confessa que nunca pensou ter “tantas pessoas amigas”.

antonio fernandes

Em Vila Franca da Beira, António Jorge Fernandes perdeu 12 animais.

O criador de 72 anos, que ainda hoje se recorda do difícil dia em que teve de enterrar as suas ovelhas e cabras, confessa que “no início não estava motivado para ter animais de novo”. Com esta ajuda, António encontrou uma nova força para recomeçar a sua criação.

 

 

À exploração de Paulo Rogério, um dos maiores criadores do concelho, numa primeira fase chegaram 42 ovelhas. Comovido com a iniciativa de Gonçalo, o criador do queijo da Serra da Estrela, confessa que, sem esta ajuda, possivelmente “não avançava” na sua produção. O dia de ontem ficou ainda marcado pelo novo rótulo dos seus queijos, intitulado “Renascer das Cinzas”. Depois de 36 dias com a sua queijaria inativa e graças à ajuda que tem chegado às suas instalações, o produtor revela que ontem teve a sua primeira produção. “Hoje saíram os primeiros dois queijos e vão sair muitos mais”, referiu Paulo Rogério confiante desta nova etapa da sua vida.

paulo rogerio

Ainda este mês, Gonçalo tenciona voltar a Oliveira do Hospital para ajudar crianças com entrega de bens infantis como brinquedos e material escolar.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital
Next Feira de Colecionismo no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Educação

Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital

As “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa”, promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital, iniciaram esta quarta-feira, 5 de abril.

Informação

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Última Hora

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.

Educação

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos supera o número de vagas

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o número de vagas,…

Informação

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Politica

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Sociedade

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Informação

Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

No ano em que completa 20 anos de agenciamento Vodafone em Oliveira do Hospital, a empresa Gouveiatel surpreendeu os clientes e amigos com um novo e moderno espaço,…

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Última Hora

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Sociedade

Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo com múltiplas atividades

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que hoje, dia 27, se comemora.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Nacional

Oliveira do Hospital convidado a dar testemunho do projeto “A Friendly Municipality”

O Município de Oliveira do Hospital foi convidado para participar na iniciativa “Pequeno Almoço com a Sustentabilidade”, um fórum temático de debate,…

Última Hora

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Sociedade

Homem confessa duplo assalto a loja de compra e venda de ouro

Um homem confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter roubado duas vezes, no espaço de dez dias, uma loja de compra e venda de ouro de Águeda. 

Informação

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Última Hora

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Informação

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Região

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Última Hora

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Última Hora

Cidadão estrangeiro encontrado sem vida em Aldeia de Nogueira

Um homem com 69 anos, de nacionalidade holandesa, foi encontrado sem vida “na rua, à porta de casa” na localidade de Aldeia de Nogueira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove formação “Oficina do território”

Durante o mês de julho, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” …

Informação

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

GNR deteve suspeitos de furto em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve dois homens com 30 anos, …