Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)
17 Maio, 2018 831 Views

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Neste fim de semana, 19 e 20 de maio, quase toda a população vai visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo.

Luciano Correia, presidente da Junta de Freguesia de S. Gião testemunhou isso mesmo, esta manhã, na Rádio Boa Nova, dando conta do ânimo de toda a população. “A maioria dos habitantes está a fazer os preparativos para a viagem”, referiu o autarca, apreciando o percurso que foi definido pela Inatel.

A concretização do sonho dos habitantes de Rio de Mel decorre da candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital, ao projeto “Aldeia dos sonhos” da Fundação Inatel. “Foi ainda nem há um ano que o Município de Oliveira do Hospital se lembrou da aldeia de Rio de Mel”, lembra Luciano Correia, dando conta da sua gratidão pelo empenho do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o executivo e todos os que “trabalharam e votaram para que a aldeia de Rio de Mel fosse a escolhida”.

Rio de Mel é uma localidade da Freguesia de S. Gião, que dista 20 km da sede de concelho e que sofre dos males do isolamento. A maioria da população (cerca de 80 por cento) é idosa e alguns nunca saíram da localidade. “Há três ou quatro crianças e os restantes têm entre 30 a 40 anos”, refere Luciano Correia que aponta o mel e aguardente de medronho como produtos típicos da localidade.

Artur Santos, com 69 anos, é um dos moradores que, com a esposa, vai concretizar o sonho proporcionado pela Fundação Inatel. Após 43 anos em Lisboa, regressou a Rio de Mel há seis anos, em busca de “tranquilidade”. A esta altura, Artur Santos, está também animado, com o passeio do fim de semana. Lamenta que outros moradores, que nunca saíram da aldeia, não possam participar neste sonho, seja por opção, seja por dificuldades de locomoção, ou outros motivos.

A localidade é composta por 58 habitantes, mas apenas 34 pessoas vão participar na iniciativa. Luciano Correia agradece e dá os parabéns à Inatel pelo projeto que “é único”.

 

Previous Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus
Next Biblioteca Municipal de Nelas promove "Oficina do Óscar"

Artigos Relacionados

Última Hora

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Informação

Maratona Clube Vila Chã distinguiu atletas em dia de aniversário

O Maratona Clube Vila Chã comemorou o seu 7º aniversário na Quinta do Crestelo, em Seia, na presença de atletas, sócios, apoiantes, patrocinadores e amigos.

Última Hora

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Região

Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude

O Município de Penacova associa-se, no dia 12 de agosto, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, este ano dedicado ao tema

Informação

Apreensão de material contrafeito e detenção por caça ilegal em Cantanhede

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Cantanhede deteve, esta semana, em flagrante delito,…

Destaque

Volta a Portugal vai passar em Oliveira do Hospital

A 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital, no decorrer da etapa rainha entre Lousã e a Guarda, com um prémio de montanha…

Região

Uma “vénia ao Queijo Serra da Estrela” em mais um “Ca$h Resto Z€ro”

Às portas da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, Vítor Neves antecipa um “fim de semana gigante” e faz a devida “vénia” ao Queijo Serra da

Sociedade

IPC e autarquia de Oliveira do Hospital juntos na valorização da ESTGOH

O Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, esteve esta segunda-feira na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde foi recebido pelo Presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino.

Sociedade

Oliveira do Hospital é o terceiro melhor exemplo de boa governação local em Portugal

Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal”…

Informação

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Informação

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento