Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)
17 Maio, 2018 767 Views

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Neste fim de semana, 19 e 20 de maio, quase toda a população vai visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo.

Luciano Correia, presidente da Junta de Freguesia de S. Gião testemunhou isso mesmo, esta manhã, na Rádio Boa Nova, dando conta do ânimo de toda a população. “A maioria dos habitantes está a fazer os preparativos para a viagem”, referiu o autarca, apreciando o percurso que foi definido pela Inatel.

A concretização do sonho dos habitantes de Rio de Mel decorre da candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital, ao projeto “Aldeia dos sonhos” da Fundação Inatel. “Foi ainda nem há um ano que o Município de Oliveira do Hospital se lembrou da aldeia de Rio de Mel”, lembra Luciano Correia, dando conta da sua gratidão pelo empenho do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o executivo e todos os que “trabalharam e votaram para que a aldeia de Rio de Mel fosse a escolhida”.

Rio de Mel é uma localidade da Freguesia de S. Gião, que dista 20 km da sede de concelho e que sofre dos males do isolamento. A maioria da população (cerca de 80 por cento) é idosa e alguns nunca saíram da localidade. “Há três ou quatro crianças e os restantes têm entre 30 a 40 anos”, refere Luciano Correia que aponta o mel e aguardente de medronho como produtos típicos da localidade.

Artur Santos, com 69 anos, é um dos moradores que, com a esposa, vai concretizar o sonho proporcionado pela Fundação Inatel. Após 43 anos em Lisboa, regressou a Rio de Mel há seis anos, em busca de “tranquilidade”. A esta altura, Artur Santos, está também animado, com o passeio do fim de semana. Lamenta que outros moradores, que nunca saíram da aldeia, não possam participar neste sonho, seja por opção, seja por dificuldades de locomoção, ou outros motivos.

A localidade é composta por 58 habitantes, mas apenas 34 pessoas vão participar na iniciativa. Luciano Correia agradece e dá os parabéns à Inatel pelo projeto que “é único”.

 

Previous Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus
Next Biblioteca Municipal de Nelas promove "Oficina do Óscar"

Artigos Relacionados

Última Hora

Sporting: Fernando Tavares Pereira quer um clube “estável” e “unido”

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário da região centro, que apresentou ontem a sua candidatura ao Sporting, afirmou que quer um clube estável e “unido” e que respeite todos os sportinguistas,

Destaque

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Desporto

“Tivemos boa adesão e atividade em pleno ao longo do ano”

O centro desportivo RD Sports assinalou no dia 19 de março o primeiro aniversário. O espaço localizado na Catraia de S. Paio, às portas da cidade de Oliveira do Hospital,…

Região

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a

Região

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha

Última Hora

Seia: Condenado a 19 anos de prisão por matar mulher

Rui Andrade, o homem acusado de matar a mulher num acidente rodoviário em Seia e de simular um acidente para encobrir o mesmo, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal da