“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15 de outubro.

Em entrevista realizada na Rádio Boa Nova, em parceria com o jornal local Folha do Centro, José Carlos Alexandrino negou que haja zero casas reconstruídas no concelho e acusou a autora de reportagem de procurar o “sensacionalismo” e “explorar a desgraça alheia”.


A ideia de que “tudo falhou” na recuperação do concelho oliveirense foi, hoje, rejeitada pelo autarca que, à data, contabiliza 49 casas recuperadas (40 beneficiárias de apoios até cinco mil Euros e nove com apoios entre cinco mil e 25 mil Euros) de um total de 127 candidaturas validadas ao Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente. “Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”, afirmou José Carlos Alexandrino, verificando que situação diferente é a que se prende com igual número de casas (49) adjudicadas ao consórcio Gabriel Couto & Manteivias, em que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) é proprietária, onde apenas 17 se encontram “em fase de obra”, outras 17 estão em fase de “limpezas e demolições”  e 15 ainda se encontram “em fase de projeto”.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino admitiu que a recuperação das 49 casas adjudicadas ao consórcio está demorada, explicando porém que tal se deve ao facto de a Faculdade de Arquitetura de Lisboa ter abandonado o trabalho de execução dos projetos e de, o próprio, ter tentado que a reconstrução das casas fosse adjudicada a um consórcio de empresas de construção do concelho de Oliveira do Hospital. “Propus à presidente da CCDRC a formação de um consórcio e indiquei quatro empresas: Joaquim Fernandes Marques, Amadeu Gonçalves Cura, Construtora Santaovaiense e Construções Irmãos Peres. Participei em reuniões, mas os empresários não aceitaram o preço (649 Euros o metro quadrado) e propuseram o preço alternativo de 850 Euros o metro quadrado”, explicou. Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino assegurou e fez prova de que as 49 casas foram adjudicadas por 649 Euros ao consórcio GabrielCouto & Manteivias, pelo que foi com estranheza que viu a indignação do conhecido empresário Joaquim Fernandes Marques na reportagem da TVI, que acusa a CCDRC de ajustar as obras por 850 Euros o metro quadrado. “O senhor Joaquim Fernandes Marques nunca participou em nenhuma reunião e falou daquilo que não sabe. Quando se fala do que não se sabe é ignorância pura. Quem esteve nas reuniões foi o seu responsável, o engenheiro Gabriel”, acrescentou.

Na Rádio Boa Nova, o autarca fez-se acompanhar do contrato de adjudicação ao consórcio. “Tenho aqui a adjudicação de 649 Euros o metro quadrado”, referiu, notando que a informação transmitida pela reportagem foi “absolutamente falaciosa”, até porque se fosse por aquele valor (850 Euros/ metro quadrado), a presidente da CCDRC entregava as obras ao consórcio de Oliveira do Hospital”, situação que permitiria fazer subempreitadas com as restantes empresas do concelho. “Isto raia uma injustiça tremenda. Há alguma dúvida? Trago aqui o contrato que é público”, insistiu.

Passado quase um ano depois do grande incêndio, José Carlos Alexandrino garante que ninguém dormiu debaixo da ponte, nem passou fome em Oliveira do Hospital. Esclareceu que o caso da família de Santa Ovaia, a viver numa rulote e em tendas, a mesma chegou a viver numa habitação de renda, nunca formalizando o pedido de apoio à Segurança Social, optando depois por aquele modo de vida. “Aquela família estava sinalizada e já a voltámos a contactar”, referiu.

Mais positivo está a ser o processo de recuperação do tecido empresarial afetado pelo incêndio. Até ao momento há 74 candidaturas aprovadas e José Carlos Alexandrino acredita que os empresários do concelho estão a dar “uma lição” ao país na recuperação das empresas e manutenção de postos de trabalho. Em jeito de reconhecimento, o autarca disse que no próximo dia 7 de outubro vai ser atribuída a medalha de Mérito Municipal ao empresário Fernando Brito, proprietário da carpintaria Brito & Brito, que com 74 anos decidiu reerguer a empresa, que foi totalmente afetada pelo fogo. Outro exemplo é Joaquim Guerra, da empresa JGuerra, mas que ao qual não pode ser atribuída aquela distinção, por já a ter recebido anteriormente.

É no setor agrícola que José Carlos Alexandrino se tem deparado com uma maior discriminação, temendo mesmo o abandono da atividade por parte de muitos lesados do concelho.

Os queimados e as 13 vítimas mortais constituem a outra face da tragédia de 15 de outubro. Ainda a recuperar, a pequena Leonor, agora com 12 anos, é a única internada em meio hospitalar. “Já foram pagas parte das indemnizações aos queimados”, referiu o autarca, notando que há ainda outros casos em avaliação junto da Provedoria da Justiça. José Carlos Alexandrino considera que “também correu bem” o processo de indemnização às famílias das vítimas mortais.

image_pdfimage_print
Previous Governo disponibiliza 28 milhões para mudar espécies em áreas ardidas
Next “Paisagens Sonoras de Montanha” animam Alvôco de Várzeas durante todo o fim de semana

Artigos Relacionados

Região

Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, da chegada da “Etapa Vida”, que teve partida na Sertã e percorreu o território afetado pelos incêndios do ano passado. Marcelo Rebelo de

Última Hora

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Informação

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Informação

Mercadinho de Natal “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Neste mês de dezembro, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” veste-se de Mercadinho de Natal, para

Educação

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

Destaque

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Cultura

Festival Municipal da Canção proporcionou noite de talentos em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dinamizou no passado sábado, 3 de junho, a segunda edição do Festival Municipal da Canção subordinado ao tema “Canções em Português”.

Região

Festival literário “Palavras de Fogo” quer ajudar Pinhal Interior a renascer

Escritores de renome nacional e internacional, como José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda ou Mempo Giardinelli, participam na primeira edição do Festival Internacional do Pinhal Interior…

Última Hora

Coimbra: Jovem apanhado em flagrante a assaltar casa

Um jovem de 18 anos foi detido, no sábado à noite, quando assaltava uma residência na Rua da Figueira da Foz, em Coimbra.

Destaque

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Última Hora

Oliveira de Frades: Duas pessoas desalojadas devido a explosão de botija de gás

Duas pessoas ficaram ontem desalojadas em Travanca, Oliveira de Frades, na sequência da explosão de uma botija de gás, que não provocou feridos.

Politica

João Brito quer um “PSD maior” em Oliveira do Hospital

João Brito, tomou posse, no sábado, na liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital de olhos postos num “PSD maior”, …

Última Hora

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Região

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Última Hora

Coimbra: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, pela presumível prática de um crime de violação, de que foi vítima uma mulher com 54 anos

Informação

ASAE apreendeu cerca de 1,4 toneladas queijo em entreposto de Oliveira do Hospoital

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anunciou hoje a apreensão de cerca de 1,4 toneladas de queijo curado, num valor total de 11 400 Euros…

Última Hora

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Última Hora

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Informação

Município de Nelas aprova 21,9 milhões de euros para o Orçamento Municipal 2019

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 no Município de Nelas, no valor de 21,0milhões de euros, foram aprovados, por maioria, na última

Informação

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0

Última Hora

Rapariga de 18 anos morreu em despiste na Figueira da Foz

Uma rapariga de 18 anos de idade morreu na madrugada de domingo, na sequência do despiste da viatura ligeira em que seguia, na Serra da Boa Viagem, concelho da Figueira

Informação

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …

Informação

Escritor José Fanha participa na final do concurso interescolar SER em Seia

José Fanha, autor da obra literária “Diário de Um Menino Já Crescido”, livro que tem sido objeto de análise na edição deste ano do concurso literário-cultural “S.E.R.” (Saber, Exprimir, Responder),