“Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

“Educar para Prevenir” alerta para importância de recuperar caminhos e taludes em Oliveira do Hospital

Passado um ano após o grande incêndio que afetou 95 por cento do concelho, impõe-se a recuperação de caminhos e de taludes no concelho de Oliveira do Hospital.

Esta é a mensagem que resulte do projeto “Educar para Prevenir” que, hoje, realiza uma oficina de recuperação de caminhos e amanhã (dia 27) promove uma oficina de recuperação de taludes e uma caminhada.

Financiado pelo Fundo Ambiental, o projeto “Educar para Prevenir” é promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a Associação Recreativa e Cultural Catraiense. José Manuel Caetano, presidente da FPCUB disse à Rádio Boa Nova que, desde 1998, que a Federação promove a prevenção dos fogos florestais. “Isto não é estranho para nós”, sublinhou o responsável que diante da disponibilidade de apoio do Ministério do Ambiente, não hesitou em promover a ação no concelho de Oliveira do Hospital, que foi fortemente afetado pelo incêndio. “Estamos a cumprir com a nossa obrigação no âmbito da solidariedade para com os outros povos”, referiu José Manuel Caetano.

Responsável pelo projeto “Educar para Prevenir”, Filipe Beja explicou que com a oficina de limpeza de caminhos se pretende alertar para a importância de recuperar os caminhos rurais/florestais e mantê-los limpos e acessíveis. “Isso tudo contribui para a menor progressão de incêndios, proteção da fauna e flora, para ter caminhos que podem se utilizados como fuga e escape ao fogo”, referiu.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, estas oficinas “são exemplos práticos para chegar à comunidade. “É preciso que se conservem e desobstruam caminhos e se faça a conservação de taludes para evitar o deslizamento de terras”, notou. Diante da devastação que o fogo causou, o autarca entende que é importante “assumir a tragédia que aconteceu”, considerando porém que “é preciso recuperar gradualmente e fazer a manutenção”. “É preciso recuperar o concelho num esforço conjunto”, concluiu.

A oficina de recuperação de caminhos, hoje realizada, conta com a colaboração de elementos da Proteção Civil Municipal de Oliveira do Hospital e da ADESA.

Previous "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Next Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Artigos Relacionados

Destaque

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Cultura

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Região

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Desporto

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Última Hora

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Vídeos

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Informação

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Região

Marcelo vai passar Natal e Ano Novo com vítimas dos incêndios

O Presidente da República confirmou ontem que passará o Natal e o Ano Novo com as vítimas dos incêndios.

Politica

CDS-PP lamenta renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP lamentou hoje a renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Informação

S. Gião: “Se não houver apoio para recuperar as segundas habitações, isto fica um deserto completo”

O presidente da Junta de Freguesia de S.Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, está preocupado com a demora na recuperação das 25 casas de segunda habitação…