• Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…
  • Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

image_pdfimage_print

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a uma comunicação e pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, …

… sob pena de os proprietários serem surpreendidos com coimas e, até, com a obrigação de retirada das árvores plantadas.

O alerta foi deixado, hoje, na Rádio Boa Nova por Teresa Dias, vereadora da floresta e ordenamento do território no âmbito dos programas de educação ambiental. Teresa Dias explicou que há legislação que tem que ser cumprida, notando que, nos últimos anos, tem havido “falta de gestão” por parte dos proprietários.

Problemática continua a ser a plantação do eucalipto que não deve ser aumentada no concelho. Teresa Dias nota que a recomendação é de diminuição da área de eucaliptal, assim como de pinheiro bravo. Devem ser privilegiadas as espécies folhosas, menos facilitadoras da propagação do fogo.

Também o município tem apostado na rearborização, sobretudo dos baldios devastados pelo fogo. Desde 2011 já foram rearborizados “23 hectares” de terreno no concelho, num trabalho de educação ambiental com envolvimento da comunidade educativo.

Para além de arborizar e rearborizar, importa preservar a floresta evitando “comportamento de risco”, como sejam a realização de queimas ou o simples gesto de deitar uma beata pela janela do carro. “Está provado que provoca incêndios”, avisa Teresa Dias.

Notícia relacionada»»»

Previous Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho
Next Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Artigos Relacionados

Informação

Leiria: Detido presumível autor de incêndio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de imediatas investigações esclareceu, identificou e deteve o presumível autor do incêndio,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Viseu é hoje palco da partida da Volta a Portugal

Começa esta quarta-feira a 81ª Volta a Portugal Santander. A competição que vai terminar a 11 de agosto, no Porto, começa com um Prólogo de seis quilómetros…

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Região

Figueira da Foz: Detido por tráfico de produtos estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, no passado dia 29 de outubro, um homem com 60 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho da

Nacional

Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Desde o dia 1 de novembro que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente levaram a cabo, em todo o território nacional, …

Região

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Última Hora

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Última Hora

Atual liderança do PSD trabalha em lista de “consensos”

A Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital vai a votos no próximo dia 14 de maio. Nuno Vilafanha, ainda líder do partido, assegura que do seio

Informação

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do

Nacional

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português