• Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…
  • Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a uma comunicação e pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, …

… sob pena de os proprietários serem surpreendidos com coimas e, até, com a obrigação de retirada das árvores plantadas.

O alerta foi deixado, hoje, na Rádio Boa Nova por Teresa Dias, vereadora da floresta e ordenamento do território no âmbito dos programas de educação ambiental. Teresa Dias explicou que há legislação que tem que ser cumprida, notando que, nos últimos anos, tem havido “falta de gestão” por parte dos proprietários.

Problemática continua a ser a plantação do eucalipto que não deve ser aumentada no concelho. Teresa Dias nota que a recomendação é de diminuição da área de eucaliptal, assim como de pinheiro bravo. Devem ser privilegiadas as espécies folhosas, menos facilitadoras da propagação do fogo.

Também o município tem apostado na rearborização, sobretudo dos baldios devastados pelo fogo. Desde 2011 já foram rearborizados “23 hectares” de terreno no concelho, num trabalho de educação ambiental com envolvimento da comunidade educativo.

Para além de arborizar e rearborizar, importa preservar a floresta evitando “comportamento de risco”, como sejam a realização de queimas ou o simples gesto de deitar uma beata pela janela do carro. “Está provado que provoca incêndios”, avisa Teresa Dias.

Notícia relacionada»»»

Previous Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho
Next Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Artigos Relacionados

Informação

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Destaque

Oliveira do Hospital surpreendeu com Corrida Solidária São Silvestre (com vídeo)

Cerca de 600 pessoas participaram, no sábado, na Corrida/Caminhada Solidária São Silvestre promovida pelo município de Oliveira do Hospital com a marca “Oliveira do Hospital Renasce”.

Região

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Última Hora

Carregal do Sal: Homem detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto de Carregal do Sal, deteve, no passado dia 7 de fevereiro, um homem, com 52 anos, no concelho de Carregal

Última Hora

Incêndios: Campanha solidária abrange 400 habitações ardidas

As famílias de 400 habitações destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 vão ser apoiados por uma campanha solidária a desenvolver pelo Movimento Lírio Azul porque “ter um lar é

Sociedade

Proteção Civil registou mais de 3.010 ocorrências até às 07h30

A Proteção Civil registou durante a madrugada de hoje mais de 3.010 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que provocou mais de 1.900 quedas de árvores, …

Região

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Informação

MAAVIM acusa Ministério da Agricultura de “enganar o país”

Depois de o Governo ter desmentido o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017 e de ter informado

Última Hora

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Informação

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e

Cultura

Viseu: Fogo-de-artifício marcou arranque da Feira de S. Mateus

Um espetáculo de fogo-de-artifício marcou, ontem à noite, a abertura da Feira de S. Mateus, em Viseu.

Informação

Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

É já no próximo sábado, 12 de maio, que se realiza mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional…