Edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser requalificado

Edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser requalificado

O edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser objeto de reabilitação, um investimento global de 160.673,89 €, anunciou a autarquia em comunicado. “Este é o terceiro edifício a ser intervencionado …

… no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana do PEDU SEIA 2020 (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), proposta que materializa a aposta do Município na qualificação e modernização dos serviços públicos”, refere.

Adjudicado à empresa Edibeiras – Edifícios e Obras Publicas das Beiras, Lda, a obra vai ter início durante o mês de março e tem um prazo de execução de meio ano. Entretanto, tendo em vista a transferência do acervo bibliográfico e do espólio, a biblioteca encontra-se já encerrada ao público, sendo que são assegurados os serviços mínimos. No decorrer das obras, os serviços de leitura de presença e consulta (jornais, revistas…) e de empréstimo serão assegurados na antiga livraria municipal (localizado no largo do Município), e os serviços de gestão, animação e apoio às escolas far-se-ão a partir da Casa Municipal da Cultura.

 

A intervenção no edifício da biblioteca compreende a reabilitação das características construtivas do edifício, pelo grau de degradação que o edifício atualmente apresenta ao nível da estrutura, cobertura, fachadas e infraestruturais (rede elétrica, telecomunicações, águas e esgotos), introduzindo, por sua vez, modificações pontuais na organização interior dos espaços, tendo em vista melhorar as condições funcionais para a dinamização de atividades do livro e da leitura, das artes plásticas e performativas.

Em comunicado, a autarquia de Seia refere que “a manutenção e desenvolvimento das funções essenciais e complementares da biblioteca municipal são um desígnio fundamental do Município e da cidade, sendo que a sua ação é fundamental para a continuidade do enriquecimento e promoção da cultura da comunidade em geral”.

 

Previous Oliveira do Hospital: Viatura caída no rio Seia foi encontrada com “arma de caça e respetivas munições”
Next Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

Artigos Relacionados

Sociedade

“Centro TV” em destaque no “Espaço BLC3”

Em mais um “Espaço BLC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Paulo Leitão, promotor do projeto “Centro TV”. A Centro TV é um projeto inovador

Região

Peniche: quatro homens identificados por furtos em parque de campismo

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, entre os dias 21 e 27 de agosto, identificou quatro homens, suspeitos de furtos em

Última Hora

Pedrógão Grande: Câmara distribui 350 mil euros a agricultores

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande vai distribuir 350 mil euros de donativos para os agricultores do concelho que perderam barracões agrícolas.

Região

Plano de Coimbra mantém meios no período mais crítico

O Plano Operacional Distrital de Coimbra de combate a incêndios está “aprovado e homologado desde 15 de maio”, mantendo no período mais crítico de fogos um dispositivo semelhante ao dos

Sociedade

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Região

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Destaque

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Informação

Leiria: Casal encontrado morto com ferimentos de bala

Um homem e uma mulher, que se presume serem marido e mulher, foram encontrados sem vida em casa, em Monte Real, em Leiria.

Região

Comando Territorial de Coimbra fiscalizou 293 condutores em operação especial de prevenção criminal

O Comando Territorial de Coimbra fiscalizou, ontem, 293 condutores numa operação especial de prevenção criminal na autoestrada n.º 1, nas áreas de serviço da Mealhada.

Sociedade

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Última Hora

Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem chamas em Soure

Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, às 17:00 de hoje, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações

Região

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria