“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

image_pdfimage_print

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

… contou à Rádio Boa Nova o “choque” que sentiu “ao entrar no IP3 e ver, de um lado e do outro, as encostas escalavradas, sem verde, cinzentas…”.

 

Já conhecia a região antes do fogo. Veio mais que uma vez a Oliveira do Hospital onde tem um amigo, José Manuel Saraiva, escritor e antigo jornalista do Expresso. Mas foi neste fim de semana que veio ao terreno onde o incêndio deixou marcas profundas. “Nada do que a televisão nos mostrou, nos preparou para o choque de entrar no IP3 e ver, de um lado e do outro as encostas escalavradas, sem verde, cinzentas. Quase não há verde. Temos muita pedra, muita fraga à vista. É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”, assim disse, em curta entrevista à Rádio Boa Nova, a apresentadora daquele que é um dos principais programas de debate da televisão portuguesa.

Numa emissão especial, o “Prós e Contras” acontece a partir do interior. “Estava previsto há muito tempo, há vários meses”, disse a jornalista à Rádio Boa Nova, notando que o mesmo foi sendo adiado porque, após o fogo, impunha-se a informação mais imediata”. “Esperámos alguns meses para vir cá e refletir e juntar os protagonistas grandes e pequenos”, adiantou, explicando que o programa desta segunda feira encaixa na estratégia da RTP, de dedicar esta semana ao interior do país, à floresta e à preparação para a nova época de incêndios. “Esperamos estar mais perto da população, com o intuito de reduzir cada vez mais esta divisão, este abismo que tem havido entre o interior e região de Lisboa”, adiantou.

Fátima Campos Ferreira disse à Rádio Boa Nova que a aproximação com as populações é a “matriz do programa”, que hoje também quer dar conta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, nomeadamente “o que está a ser preparado, o prémio que recebeu, o que a região pode tirar daqui e a criação de recursos”.

 

Previous Judiciária detém homem pelo crime de lenocínio de menores em Viseu
Next “É importante a discussão dos problemas do interior”

Artigos Relacionados

Última Hora

Boa Nova no “Portugal em Direto “da Antena 1 no Dia Mundial da Rádio

No âmbito do Dia Mundial da Rádio que hoje se comemora, a Rádio Boa Nova é convidada a participar no programa “Portugal em Direto” da Antena 1, entre as 13h15

Última Hora

Vinte e quatro detenções e 81 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de maio ficou marcada, no distrito de Coimbra, por um total de 24 detenções e 81 acidentes. O comando territorial de Coimbra da GNR

Região

Região: Um morto em atropelamento na Gafanha da Nazaré

Um atropelamento em Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, causou uma vítima mortal, na segunda-feira à tarde.

Última Hora

Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Arganil vai avançar com a reflorestação de dois mil hectares de baldios com uma aposta nas espécies autóctones, um investimento previsto de cerca de três milhões de euros, suportado por

Última Hora

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Última Hora

Festival “Origens” recria tradições em Travanca de Lagos

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Maio,

Última Hora

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Última Hora

Concerto “Cruzamentos & Enlaces” no Fórum Romano da Bobadela

Amanhã, 6 de julho, o Fórum Romano da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe o concerto “Cruzamento & Enlaces” …

Última Hora

Pedrógão Grande: um ano após o incêndio o “inferno continua”

Um ano após os incêndios que tiraram a vida a 66 pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande faz um balanço que “nem é positivo, nem é negativo

Região

Chefe da PSP de Coimbra condenado a dois anos e meio de prisão efetiva por violência doméstica

O chefe da PSP de Coimbra, Luís Ribeiro, foi esta segunda-feira condenado a uma pena efetiva de dois anos e meio de prisão por violência doméstica.

Destaque

Oliveira do Hospital: PCP está contra atribuição de medalha de Ouro à presidente da CCDRC

O PCP de Oliveira do Hospital não concorda com a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Região

Desporto para o fim de semana

Este fim de semana é marcado pela realização da terceira edição da Gala do Desporto (sábado 21h00). Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que na época 2015/2016 contribuíram  para