“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

image_pdfimage_print

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

… contou à Rádio Boa Nova o “choque” que sentiu “ao entrar no IP3 e ver, de um lado e do outro, as encostas escalavradas, sem verde, cinzentas…”.

 

Já conhecia a região antes do fogo. Veio mais que uma vez a Oliveira do Hospital onde tem um amigo, José Manuel Saraiva, escritor e antigo jornalista do Expresso. Mas foi neste fim de semana que veio ao terreno onde o incêndio deixou marcas profundas. “Nada do que a televisão nos mostrou, nos preparou para o choque de entrar no IP3 e ver, de um lado e do outro as encostas escalavradas, sem verde, cinzentas. Quase não há verde. Temos muita pedra, muita fraga à vista. É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”, assim disse, em curta entrevista à Rádio Boa Nova, a apresentadora daquele que é um dos principais programas de debate da televisão portuguesa.

Numa emissão especial, o “Prós e Contras” acontece a partir do interior. “Estava previsto há muito tempo, há vários meses”, disse a jornalista à Rádio Boa Nova, notando que o mesmo foi sendo adiado porque, após o fogo, impunha-se a informação mais imediata”. “Esperámos alguns meses para vir cá e refletir e juntar os protagonistas grandes e pequenos”, adiantou, explicando que o programa desta segunda feira encaixa na estratégia da RTP, de dedicar esta semana ao interior do país, à floresta e à preparação para a nova época de incêndios. “Esperamos estar mais perto da população, com o intuito de reduzir cada vez mais esta divisão, este abismo que tem havido entre o interior e região de Lisboa”, adiantou.

Fátima Campos Ferreira disse à Rádio Boa Nova que a aproximação com as populações é a “matriz do programa”, que hoje também quer dar conta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, nomeadamente “o que está a ser preparado, o prémio que recebeu, o que a região pode tirar daqui e a criação de recursos”.

 

Previous Judiciária detém homem pelo crime de lenocínio de menores em Viseu
Next “É importante a discussão dos problemas do interior”

Artigos Relacionados

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital volta a dinamizar Programa “Férias + Solidárias”

Até 7 de junho, as entidades concelhias podem apresentar a sua candidatura para serem beneficiárias do programa “Férias + Solidárias” que é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve no dia 8 de agosto uma casal de 48 e 38 anos,…

Informação

65 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou na semana entre 19 a 25 de março, a ocorrência de 65 acidentes, dos quais resultaram um morto e 16 feridos leves.

Última Hora

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.

Informação

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Sociedade

Oliveira do Hospital não abdica de apoio ao vencimento de veterinário municipal e rejeita competência do Estado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por unanimidade a não aceitação da competência de “Proteção e Saúde Animal e Segurança dos Alimentos”, …

Informação

Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Deflagrou, na tarde desta quinta-feira, um incêndio que atingiu quatro habitações no Bairro da Bela Vista, na freguesia de Silgueiros, em Viseu, sem registo de vítimas.

Região

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Educação

Presidente Marcelo inaugurou escola ardida há dois anos em Midões

Para “assinalar a memória de há dois anos”, os trágicos incêndios que assolaram a região centro no dia 15 de outubro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu inaugurar, ontem,…

Última Hora

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Informação

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Informação

Maria Moura é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Moura , que integra o departamento de Comunicação e Marketing.