Dupla de realizadores de Oliveira do Hospital vence concurso de curtas-metragens nacional

Dupla de realizadores de Oliveira do Hospital vence concurso de curtas-metragens nacional

image_pdfimage_print

“Alvoco”, uma curta-metragem documental realizada por Tiago Cerveira e Luís Antero, naturais de Oliveira do Hospital, conquistou o primeiro lugar no concurso organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Este é “um filme que navega pelo território de montanha do Vale da Ribeira de Alvoco, nos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital”, contam os realizadores.

“Percorremos, juntos, os seus socalcos, ouvimos o murmurar generoso das suas águas, escutamos as histórias da sua vivência e olhamos a sua paisagem, no vale que se constrói a partir da mãe d’água”, referem.

Tiago Cerveira e Luís Antero consideram que “Alvoco é um rio de história, de saberes ancestrais, de vivências coletivas, de um riquíssimo património material e imaterial que tentamos espelhar através da arte do som e da imagem”.

Esta obra surge no seguimento do trabalho de recolha e tratamento audiovisual que esta dupla, desde 2013, tem desenvolvido naquele vale e que agora foi reconhecido a nível nacional com a atribuição deste prémio.

Previous Calendário Desportivo de Fim de Semana
Next Região: Acidente causa um morto e um ferido

Artigos Relacionados

Última Hora

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Última Hora

Covilhã: Nove pessoas desalojadas devido a incêndio em habitação

Um incêndio numa habitação na Covilhã, na noite de quinta-feira, deixou uma residência inabitável e desalojou nove pessoas, que foram para casa de familiares.

Informação

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Informação

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 7 de agosto, salvou um cão caído num poço, na localidade de Trouxemil.

Cultura

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Última Hora

Oliveira do Hospital dedica o mês de junho à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género, com um programa diversificado, …

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou e a Associação Desportiva Nogueirense perdeu na 26ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Região

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Última Hora

Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

Lisboa vai acolher, em 2022, as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, aquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica. O anúncio, já esperado, foi recebido com “alegria”. Com

Última Hora

Alunos visitaram a GNR em Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra, no dia 8 e 18 de março, recebeu a visita do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e da Escola Básica 1 de Penacova.