Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

image_pdfimage_print

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

… e velocidade do vento, adiantou Miguel Cruz, da Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o Adjunto Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Miguel Cruz, disse que a noite foi muito difícil para os operacionais devido ao vento forte conforme estava previsto.

“Este vento manteve as coisas complicadas em alguns dos cenários que temos, em particular no distrito de Aveiro, no concelho de Arouca e de Águeda, e Castelo de Paiva e Anadia. Estes quatro incêndios são os mais complicados”, adiantou.

De acordo com Miguel Cruz, complicados estão também os incêndios em Vieira do Minho e Arcos de Valdevez, distrito de Braga, em Caminha, Viana do Castelo, e um em Viseu.

“Durante a noite houve zonas onde o incêndio se aproximou de algumas habitações e portanto o esforço dos bombeiros e a estratégia foi sempre a de defender por completo as habitações. Isso foi conseguido. Não houve vítimas para nós é o mais importante”, salientou.

Contudo, a expectativa de Miguel Cruz para o dia de hoje é a de que a situação “melhore um pouco” devido à previsão de diminuição do vento.

“Continuamos a ter valores muito elevados das temperaturas e vento forte, mas temos esperança que com a diminuição do vento consigamos com os dispositivos no terreno resolver algumas situações”, disse.

Miguel Cruz lembrou também que está prevista para hoje de manhã a chegada de reforços de meios aéreos de Marrocos e Espanha (para ajudar no combate a incêndios junto à fronteira).

No que diz respeito aos incêndios que mais preocupam, o responsável destacou o de Águeda, distrito de Aveiro, que mobilizava 337 operacionais, com o apoio de 103 veículos e seis meios aéreos. Por dominar continua também o fogo em Arouca, igualmente no distrito de Aveiro, que está a ser combatido por 306 bombeiros, com o auxílio de 97 veículos e cinco meios aéreos.

Ainda em Aveiro, os bombeiros estão a tentar dominar um incêndio em Anadia que mobiliza 331 operacionais, com o apoio de 98 meios terrestres e que levou à evacuação do Hotel do Buçaco. “Foi evacuado por medida de precaução. O hotel não foi afetado, nem a mata do Buçaco devido ao esforço grande por parte do dispositivo do incêndio de Anadia”, disse.

Miguel Cruz destacou ainda os fogos em Viana do Castelo, que continuam a preocupar bombeiros em Arcos de Valdevez e Caminha.

Às 08h00, de acordo com a página da Internet da ANPC, estavam ativos 12 incêndios [ocorrências importantes], sendo que o de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, está em fase de resolução. De acordo com a ANPC, “ocorrências importantes”, são aquelas que decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

Previous Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…
Next Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

“Caminhar pela Vida” é o nome da iniciativa que vai decorrer no próximo dia 16 de junho, no âmbito do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra

Informação

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Informação

Inscrição na “12.ª Maratona BTT Lazer” vale uma árvore

A 12.ª Maratona BTT Lazer terá lugar dia 11 de março, a par da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. “À paixão pelo desporto e pela natureza, acresce este

Última Hora

GNR aconselha população em caso de incêndio florestal

A Guarda Nacional Republicana, perante as ocorrências de incêndios florestais que se têm verificado, com maior incidência na região algarvia,…

Destaque

Principais provas do ciclismo nacional passam por Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta tem passagem assegurada pelo concelho de Oliveira do Hospital no dia 14 de agosto. Antes, no dia 29 de junho, …

Região

Carlos Bica é Embaixador de Arganil no Rally de Portugal

A Câmara Municipal de Arganil, no âmbito do regresso do Rally de Portugal à zona centro, após 18 anos de ausência, convidou Carlos Bica a ser o Embaixador de Arganil…

Região

Arganil proporcionou Semana da Juventude repleta de aventura e animação

A Câmara Municipal de Arganil celebrou o Dia Internacional da Juventude, assinalado no dia 12 de agosto, com um programa diversificado, repleto de aventura e diversão, que se estendeu por

Região

Mulher foi colhida mortalmente por comboio em Coimbra

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu ontem, ao final da tarde, quando foi colhida por um comboio em Fornos, Coimbra.

Informação

Arganil assinalou o arranque do ano letivo com iniciativa WELCOME!

Realizou-se no dia 3 de Setembro a atividade WELCOME!, como forma de assinalar o arranque do novo ano letivo 2019-2020, desenvolvida pelo Município de Arganil em parceria…

Última Hora

Oliveira do Hospital: Septuagenários ficaram feridos com gravidade em despiste automóvel

Um homem e uma mulher, com idade na casa dos 70 anos, ficaram feridos com gravidade num despiste ocorrido esta manhã, na estrada que liga Oliveira do Hospital à Bobadela,

Última Hora

Homem detido em Castro Daire por suspeita de homicídio

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Castro Daire, um homem, de 44 anos, suspeito dos crimes de homicídio qualificado, roubo, profanação de cadáver e incêndio.

Última Hora

“Cultura em Movimento” em Oliveira do Hospital

Começa este domingo em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital, mais um programa de descentralização da oferta cultural do município de Oliveira do Hospital, …