“Dos Lobos” aposta no queijo, merchandising e outros produtos para repor ovelhas
7 Março, 2018 1661 Views

“Dos Lobos” aposta no queijo, merchandising e outros produtos para repor ovelhas

A poucos dias da Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a queijaria Dos lobos apura a quantidade de queijo com que se vai fazer representar no certame. A certeza é de que o produto vai ser em quantidade reduzida.

“Em novembro de 2016, estávamos a produzir, no fim do mês, 1600 litros de leite. Em novembro de 2017 produzimos um terço disto”, refere Mariana Vaz Patto, que ainda assim tem a agradecer a “solidariedade dos portugueses com palhas e rações” que tem possibilitado alimentar os animais.


Assim acontece depois do trágico incêndio de 15 de outubro que abalou a Queijaria dos Lobos, com a morte de 106 animais, a destruição dos dois ovis, das cercas e das pastagens que já estavam comprometidas devido à seca.

A queijaria Dos Lobos, já medalhada com ouro e prata, regista quebras de 75 por cento na produção do leite. Mariana Vaz Patto adivinha por isso uma participação “diferente” na Festa do Queijo de 10 e 11 de março, com principal aposta no queijo velho, dispondo de menor quantidade de queijo amanteigado. Destaque ainda para o queijo creme “que já vem ganhando bastantes adeptos”, mas também marmeladas, compostas e vinhos.

Os livros alusivos à temática da Serra da Estrela, da autoria do seu pai, António Vaz Patto e artigos de merchandising também deverão marcar presença na banca Dos Lobos, com o objetivo de se conseguir uma “comparticipação” para aquisição de ovelhas necessárias à reposição do rebanhos, que se torna demorada só por via da recria das borregas.

Com prejuízos de mais de meio milhão de Euros na queijaria, floresta, olival, vinha e colmeias, a empresa agrícola de base familiar recorreu até agora aos apoios disponibilizados pela Segurança Social e IEFP. Espera pela aprovação da candidatura a um apoio de 120 mil Euros ao PDR 2020. Apoios que “são insuficientes” para fazer face aos prejuízos e aos custos fixos que se mantêm. “Se efetivamente não houver um apoio maior, não sei como é que vai ser possível sobreviver”, vaticina Maria Vaz Patto que, ainda assim não desarma e espera continuar a trabalhar para que a Queijaria Dos Lobos seja ainda melhor do que já foi.

 

Previous Chuva, trovoada, vento e agitação marítima a partir de hoje Continente
Next Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Nacional

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Destaque

Volta a Portugal do Futuro vai ter subida ao Monte do Colcurinho no dia 6 de setembro

A Volta a Portugal do Futuro, uma competição carismática desde 1992, conta, este ano, com uma chegada ao Monte do Colcurinho, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Pai Natal chega de ambulância da Cruz Vermelha às crianças das zonas atingidas pelos incêndios

A Cruz Vermelha de Coimbra transformou uma ambulância em casa do Pai Natal, que está a chegar com atividades e presentes às crianças de escolas de vários concelhos afetados pelos

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

Mais de 50 concelhos de 12 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desporto

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Cultura

Taíssa Poliakova apresenta recital de piano em Oliveira do Hospital

  Um recital de piano com Taíssa Poliakova é a nova aposta cultural do Município de Oliveira do Hospital e a Associação CulturXis.

Última Hora

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Sociedade

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.

Sociedade

Árvore de Natal feita pela comunidade “pretende dar vida à freguesia” de Seixo da Beira

A freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta, nesta época natalícia, com uma árvore de natal gigante feita de croché, carregada de simbolismo.

Última Hora

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida