Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

… contrafação e passagem de moeda falsa, num negócio que envolveu bens avaliados em meio milhão de euros.

Em comunicado, a PJ informa que a detenção dos dois homens, de nacionalidade estrangeira, foi realizada pela Diretoria do Centro na segunda-feira.

“A vítima do esquema fraudulento foi abordada no decurso do passado mês de novembro por dois suspeitos, fazendo crer que eram empresários residentes em Angola e que se propunham comprar-lhe móveis num valor aproximado de 500 mil euros”, acrescenta.

De acordo com a PJ, os suspeitos de 25 e 32 anos, mantiveram algumas reuniões com a vítima num hotel em Lisboa, fazendo-a acreditar que tinham ligações pessoais e familiares a organizações internacionais.

Nestas conversações, os suspeitos comprometeram-se a pagar os móveis a adquirir em numerário, assim que chegassem a acordo, com a condição de o negócio decorrer de forma sigilosa.

“Num desses encontros em Lisboa os dois suspeitos tinham consigo uma mala, tipo ‘trolley’ , que, segundo afirmaram, continha dois milhões de euros”, refere.

A PJ esclarece ainda que, já em Tondela, os suspeitos escolheram os móveis que supostamente pretendiam adquirir e pagar num valor aproximado de 485 mil euros.

“Usando algumas notas, os suspeitos demonstraram à sua vítima o alegado processo químico que permitiria transformar e limpar as notas que traziam consigo”, aponta.

A detenção viria a ocorrer em flagrante de delito na segunda-feira, em Tondela, quando os dois homens pretendiam finalizar o negócio dos móveis e a transformação química das notas.

“No decurso da operação policial foram apreendidos a mala e o cofre, contendo as hipotéticas notas no montante de dois milhões de euros e os supostos químicos necessários à transformação e limpeza das notas”, lê-se ainda na nota da PJ.

Os dois homens serão presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação adequadas.

Previous Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços
Next Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Artigos Relacionados

Região

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Informação

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Sociedade

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Região

Incêndio em Seia mobiliza nove meios aéreos e mais de 100 bombeiros

Um incêndio que deflagrou esta tarde, em Fontão, Loriga –  Seia, está a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 24 viaturas e nove meios aéreos.

Sociedade

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Sociedade

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Desporto

Sampaense ganha ao FC Porto com 4ª vitória consecutiva

O Sampaense Basket ganhou ao FC Porto por 72-66, ontem,…

Informação

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de

Desporto

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Informação

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabriu ao público

O Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, reabriu no passado dia 18 de maio, assinalando de forma simbólica o Dia Internacional dos Museus.

Educação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …