Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

As regiões norte e centro são as visadas no alerta para perigo de incêndios florestais emitido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na quarta-feira e que vigora até sábado.

De acordo com as informações disponíveis às 06:45 no site da Proteção Civil, estão cinco incêndios ainda ativos, todos no norte do país, o maior em Vila Real e que mobiliza 95 homens e 33 veículos.

Este fogo em Vila Real, na freguesia da Campeã, obrigou ao encerramento do Itinerário Principal 4 (IP4) na quarta-feira à noite devido ao fumo intenso e para ajudar os bombeiros a posicionarem-se para o combate às chamas.

Os 26 concelhos que hoje apresentam risco Muito Elevado de incêndio pertencem aos distritos do Porto, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro. Em risco Elevado de incêndio estão mais de 80 concelhos dos distritos do Porto, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

Para hoje o IPMA prevê para o continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado e com ocorrência de aguaceiros até ao fim da manhã na região Norte e temporariamente durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.

O vento deverá soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 70 km/h no Algarve e forte (40 a 55 km/h) com rajadas até aos 80 km/h nas terras altas.

As temperaturas máximas deverão atingir os 26  graus em Coimbra,  28 em Lisboa e 24 em Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous ABC de Nelas sagra-se Campeão Distrital de Futsal de Infantis da AF de Viseu 2016/2017
Next Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

Artigos Relacionados

Informação

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Informação

Lamego: Criança morre atropelada por trator conduzido pelo pai

Uma criança morreu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de agosto, atropelada por um trator, em Candedo de Baixo, em Lamego.

Última Hora

União Sportiva venceu Taça Nacional de Sub 19 Femininos em Basquetebol

O União Sportiva conquistou, ontem, a primeira Taça Nacional de Sub 19 Femininos da sua história, depois de bater o Galitos por 74-72, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Nacional

Sol dá lugar à chuva neste fim de semana

A chuva regressa hoje a Portugal continental e deverá permanecer pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima…

Região

Maus tratos a idosos aumentaram em Leiria

O aumento do número de casos de maus tratos a idosos levou a Câmara de Leira a apelar a todas as entidades e instituições do concelho para agirem em defesa

Região

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Cultura

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Última Hora

Dramatizando com nova sessão na Casa da Cultura no dia 2 de junho

No próximo dia 2 de Junho, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe mais uma sessão do Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital…

Informação

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Região

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Região

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Informação

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Informação

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Última Hora

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …

Última Hora

17 detenções, 934 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Última Hora

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Informação

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,

Região

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Última Hora

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Última Hora

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Última Hora

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.