Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

António Fonseca, Comandante Operacional Distrital, adiantou à agência Lusa que “houve o aumento de algumas equipas de sapadores florestais da responsabilidade da tutela, neste caso do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, mas o grande aumento ficou a dever-se à constituição de mais nove Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nos corpos de bombeiros”. Segundo o Comandante Operacional Distrital (CODIS), existiam oito EIP no distrito da Guarda e este ano passaram a existir 17.

Por outro lado, o responsável aponta que se verifica um adicional nos meios disponíveis, por os três helicópteros sediados no distrito “serem guarnecidos com elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS)” da GNR. Segundo o CODIS, o dispositivo deste ano no distrito da Guarda conta com 598 homens, dos quais 322 bombeiros, e 140 veículos operacionais. Verifica-se um aumento de mais 61 elementos do GIPS, de mais 45 bombeiros (devido à criação de nove EIP) e de mais cinco sapadores florestais (com a criação de mais uma equipa).

Ao nível dos meios aéreos disponíveis, o DECIR 2018 inclui três helicópteros estacionados nos Centros de Meios Aéreos (CMA) de Mêda, Seia e Guarda, e dois aviões Canadair sediados no CMA de Seia, na Serra da Estrela.

O CODIS assegura que o distrito está preparado para o combate aos incêndios rurais.

Previous Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares
Next Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

Artigos Relacionados

Informação

Acidente com camião fez dois mortos em Pombal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias provocou, ontem ao final da tarde, duas vítimas mortais – um homem e uma mulher – no IC2, em

Região

Empreitada de requalificação do IP3 lançada na próxima semana

A Empreitada de Requalificação do Troço do Itinerário Principal (IP) 3 vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, pelas 10h20.

Sociedade

“Memórias do fogo” de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira – 1º episódio

O projeto é da autoria de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, oriundos de Oliveira do Hospital e Arganil, respetivamente, que decidiram avançar com a ‘websérie’ documental, feita sem quaisquer apoios,

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Portugal entra em campo no Mundial frente à Espanha

Portugal e Espanha defrontam-se esta sexta-feira pelas 19 horas no primeiro jogo do Grupo B do Mundial da Rússia. O duelo ibérico marca  a estreia das duas seleções neste evento

Educação

Coimbra: Alojamento estudantil com 349 quartos aprovado

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem um empreendimento privado com 349 quartos para estudantes, na Baixa, que em outubro tinha sido chumbado por toda a oposição.

Cultura

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Região

MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) continua no terreno a ajudar as populações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017.

Última Hora

II Ultra Trail do Colcurinho realiza-se a 30 de outubro

No dia 30 de outubro, realiza-se o II Ultra Trail do Colcurinho no âmbito da Festa da Castranha de Aldeia das Dez. O evento desportivo…

Sociedade

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Última Hora

Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

O presidente da Agência Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF) justificou hoje o aumento de meios aéreos para a próxima época de fogos com a possibilidade de um verão difícil

Última Hora

Falecimento de jovem bombeiro é “uma perda muito grande” para corporação de Vila Nova de Oliveirinha

A morte do bombeiro José Marques, o jovem de 25 anos que faleceu esta manhã num acidente de viação em Tábua, é motivo de grande consternação na corporação de Vila