“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

Carlos Conceição foi um dos queimados muito graves do grande incêndio de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital. Ao cair do dia, foi apanhado por uma “língua de fogo”, em Avô, e as hipóteses de sobrevivência eram de apenas 20 por cento.

Quase um ano depois do grande incêndio, foi na sua casa, em Avô, que Carlos Conceição recebeu a Rádio Boa Nova para contar o que lhe aconteceu no fatídico dia 15 de outubro. Em jeito descontraído refere que “é sempre bom um gajo contar a história”. Mas, recuando no tempo, recorda que aquilo por que passou “não foi nada bom, nem nada agradável”. “Mas, se morresse seria bem pior”, conta.

Ao final daquela tarde de 15 de outubro, Carlos Conceição correu em direção à quinta para salvar o trator. Mas, o fogo que parecia estar longe, logo chegou. “Passei a última casa da povoação e passados 10 metros rebenta aquela língua de fogo nas minhas costas e não tive hipótese. Senti o calor… e o barulho que aquilo fazia?! Fazia um remoinho. Aquilo foi uma coisa impressionante. Só quem viu é que sabe explicar. A única coisa que eu dei conta, foi quando cheguei ao pé de duas moças a pedir para me deitarem água, e vi duas unhas a arrancaram-se. De resto, não me apercebi de nada. Quando cheguei a casa, deitei-me num sofá. Dizem que eu senti muito frio, mas adormeci e não me doía nada. Não dei conta de mais nada”.

Esperou 14 horas para ser socorrido. “Fui assistido na tenda provisória, depois fui para Gaia e depois para o Hospital de S. José de helicóptero. Só passado mês e meio é que dei conta que estava vivo”. Carlos Conceição esteve em coma induzido e o diagnóstico inicial fazia temer o pior. “Disseram ao meu genro que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento. Foi este o cenário que apresentaram do estado em que eu estava”.

Carlos Conceição esteve internado no S. José até ao dia 15 de maio de 2018. Regressou a Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, no mês de agosto. “É sempre bom um gajo contar a história. Mas, não foi nada bom, nada agradável”, conta, mostrando o documento que trouxe do S. José e que dá conta de queimaduras de segundo e terceiro grau na face, região cervical, abdómen, membros superiores e inferiores e dorso.

“Todo o corpo tem marcas que ficarão para toda a vida. Quanto a isso não posso fazer nada”. Carlos Conceição usa, diariamente, mangas e luvas de compressão necessárias à recuperação, que o próprio adquiriu. Garante que até agora não recebeu qualquer apoio para fazer face às despesas que já ultrapassam os dois mil Euros. Só em cremes, Carlos Conceição tem uma despesa mensal de mais 100 Euros. Já avaliado medicamente pelo Instituto de Medicina Legal, Carlos Conceição tem procedido ao envio de todas as despesas para a Provedoria da Justiça, mas até agora “nada”.

Carlos Conceição está agora a fazer sessões de fisioterapia no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz. “Isto é uma recuperação muito lenta. Mas, olhando para há três ou quatro meses, está diferente. Para melhor”.

Ao homem não falta a força de vontade para superar o que aconteceu. Aos 67 anos, e com o apoio da família, não se deixa abater. “Eu conto o que aconteceu, mas não penso nisso. Levo isto num à vontade e numa boa. Porque isso não leva a nada, não é?”.

image_pdfimage_print
Previous Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia
Next Sinistralidade: sete detenções, 578 infrações e 72 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte

No mês em que se assinala 20 anos após a morte de César de Oliveira, o Município de Oliveira do Hospital promove, na Casa da Cultura, uma exposição de multimédia

Última Hora

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Informação

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Última Hora

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Região

Quatro distritos sob aviso amarelo devido à chuva, granizo e trovoada

Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Deputado do BE, solidário com oliveirenses, defende igualdade no apoio às empresas e à agricultura

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra, escolheu hoje o concelho…

Destaque

Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com “casa cheia”

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu hoje as boas vindas ao cerca de 70 novos alunos dos cursos de desporto, turismo, mecatrónica, design e

Informação

Viseu: Detido homem por tentativa de homicídio

A GNR deteve, na passada segunda-feira, um homem de 26 anos por tentativa de homicídio, no concelho de Viseu.

Última Hora

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, a partir das 14h00, o programa Eptoradio é dedicado aos Benefícios e Malefícios da Internet. Na primeira parte será dado destaque às principais notícias …

Informação

Penacova: 3ª edição da Funny Run garantiu explosão de cor, água e música

Penacova foi, pela terceira vez, o palco da Funny Run, uma iniciativa do Município que associa a cor à água e à música.

Informação

Acidente com três viaturas causou um ferido ligeiro em Oliveira do Hospital

Um acidente com três viaturas causou esta tarde, cerca das 13h30, um ferido ligeiro, um homem de 38 anos que, preventivamente, foi encaminhado para o Centro Hospitalar e …

Última Hora

36 Concelhos em risco máximo de incêndio e temperaturas acima dos 40 graus

Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor

Última Hora

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Informação

Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.

Última Hora

Taça de Portugal: Pampilhosa vs FCOH. Sanjoanense vs ADN

As equipas oliveirenses, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e Associação Desportiva Nogueirense (ADN), disputam, este domingo, 9 de setembro, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

Região

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Sociedade

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Informação

Ficabeira é “o momento alto de Arganil e toda esta vasta região”

Está marcada para as 18h00 desta quinta feira a inauguração da 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,

Última Hora

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Última Hora

FCOH vence primeiro jogo da época frente ao Leiria. ADN perdeu com o Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, em casa, o jogo da primeira jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao União Desportiva de Leiria, por

Última Hora

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Informação

Doze distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).