“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

Carlos Conceição foi um dos queimados muito graves do grande incêndio de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital. Ao cair do dia, foi apanhado por uma “língua de fogo”, em Avô, e as hipóteses de sobrevivência eram de apenas 20 por cento.

Quase um ano depois do grande incêndio, foi na sua casa, em Avô, que Carlos Conceição recebeu a Rádio Boa Nova para contar o que lhe aconteceu no fatídico dia 15 de outubro. Em jeito descontraído refere que “é sempre bom um gajo contar a história”. Mas, recuando no tempo, recorda que aquilo por que passou “não foi nada bom, nem nada agradável”. “Mas, se morresse seria bem pior”, conta.

Ao final daquela tarde de 15 de outubro, Carlos Conceição correu em direção à quinta para salvar o trator. Mas, o fogo que parecia estar longe, logo chegou. “Passei a última casa da povoação e passados 10 metros rebenta aquela língua de fogo nas minhas costas e não tive hipótese. Senti o calor… e o barulho que aquilo fazia?! Fazia um remoinho. Aquilo foi uma coisa impressionante. Só quem viu é que sabe explicar. A única coisa que eu dei conta, foi quando cheguei ao pé de duas moças a pedir para me deitarem água, e vi duas unhas a arrancaram-se. De resto, não me apercebi de nada. Quando cheguei a casa, deitei-me num sofá. Dizem que eu senti muito frio, mas adormeci e não me doía nada. Não dei conta de mais nada”.

Esperou 14 horas para ser socorrido. “Fui assistido na tenda provisória, depois fui para Gaia e depois para o Hospital de S. José de helicóptero. Só passado mês e meio é que dei conta que estava vivo”. Carlos Conceição esteve em coma induzido e o diagnóstico inicial fazia temer o pior. “Disseram ao meu genro que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento. Foi este o cenário que apresentaram do estado em que eu estava”.

Carlos Conceição esteve internado no S. José até ao dia 15 de maio de 2018. Regressou a Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, no mês de agosto. “É sempre bom um gajo contar a história. Mas, não foi nada bom, nada agradável”, conta, mostrando o documento que trouxe do S. José e que dá conta de queimaduras de segundo e terceiro grau na face, região cervical, abdómen, membros superiores e inferiores e dorso.

“Todo o corpo tem marcas que ficarão para toda a vida. Quanto a isso não posso fazer nada”. Carlos Conceição usa, diariamente, mangas e luvas de compressão necessárias à recuperação, que o próprio adquiriu. Garante que até agora não recebeu qualquer apoio para fazer face às despesas que já ultrapassam os dois mil Euros. Só em cremes, Carlos Conceição tem uma despesa mensal de mais 100 Euros. Já avaliado medicamente pelo Instituto de Medicina Legal, Carlos Conceição tem procedido ao envio de todas as despesas para a Provedoria da Justiça, mas até agora “nada”.

Carlos Conceição está agora a fazer sessões de fisioterapia no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz. “Isto é uma recuperação muito lenta. Mas, olhando para há três ou quatro meses, está diferente. Para melhor”.

Ao homem não falta a força de vontade para superar o que aconteceu. Aos 67 anos, e com o apoio da família, não se deixa abater. “Eu conto o que aconteceu, mas não penso nisso. Levo isto num à vontade e numa boa. Porque isso não leva a nada, não é?”.

image_pdfimage_print
Previous Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia
Next Sinistralidade: sete detenções, 578 infrações e 72 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Informação

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

IV Torneio Inter-Freguesias com mais de 200 participantes em competição

A 4ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 arranca no próximo domingo, dia 10 de junho, às 10h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no Estádio Municipal de Oliveira

Informação

Federação Portuguesa de Futebol entregou casa a família vítima dos incêndios de Oliveira do Hospital

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deslocou-se hoje a Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, para acompanhar as obras de reconstrução de uma

Informação

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Última Hora

Câmara de Seia amplia incentivo de natalidade e adoção à vacinação infantil

A Câmara Municipal decidiu ampliar o apoio estipulado no Regulamento de Incentivo à Natalidade e Adoção do Município de Seia, criado em 2015, adequando os apoios às necessidades presentes, por

Sociedade

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Sociedade

95 bombeiros combatem fogo no parque da Interecycling em Tondela

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h 00 de hoje um incêndio que deflagrou às 11h50 no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de

Informação

Moimenta da Beira: 16 detidos no Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’

A GNR deteve, no passado sábado, 15 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e 43 anos, por ocasião do Festival Portugal 2018 ‘INFECTED’.

Informação

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.

Informação

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Informação

Cáritas de Coimbra vence prémio BPI Seniores

A Cáritas Diocesana de Coimbra é uma das vencedoras da menção honrosa do Prémio BPI Seniores, com o projeto ReHab que visa “combater o declínio cognitivo e motor, …

Informação

Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes

Uma verba a rondar o meio milhão de euros, destinada à recuperação de habitações consumidas pelo fogo em Pedrógão Grande, em 17 de Junho do ano passado, terá sido desviada

Região

18 detenções, 509 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Município de Seia disponibiliza 100.000€ para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo.

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Sociedade

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

Região

Centro de Saúde de Canas de Senhorim assaltado

O Centro de Saúde de Canas de Senhorim, em Nelas, foi assaltado na madrugada desta quinta-feira, 30 de agosto, onde foi roubado um cofre.

Sociedade

Associação Al-deia promove caminhada em Aldeia das Dez

A Al-deia, Associação de Melhoramentos Aldeense, de Aldeia das Dez, promove no próximo dia 7 de Maio, a III Caminhada AMA, em que a concentração está agendada para as 07h45,

Informação

Piruka presenteou oliveirenses com “boa energia e bom ambiente” (com vídeo)

Ontem à noite foi a vez de Piruka pisar o palco do Parque do Mandanelho, na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, onde não faltou “boa energia e bom

Região

Dezanove concelhos de oito distritos estão em risco máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e Aveiro estão hoje em risco máximo de incêndio, …

Informação

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Informação

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Última Hora

Operação “Travel Arms” da GNR: 14 detenções e 35 autos de contraordenação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, de 18 a 20 de agosto, diversas ações de controlo e fiscalização nas principais fronteiras terrestres,…