Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

image_pdfimage_print

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

por um médico no Centro de Saúde, ao invés de serem encaminhados para Arganil ou para os Hospitais de Coimbra, como garante que está a acontecer desde o início do mês de janeiro.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse já ter solicitado uma reunião com carácter de urgência ao diretor do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para esclarecer o que tem vindo a acontecer. É que segundo o responsável, em caso de situação não urgente, o 112 “encaminha os alunos para os hospitais de Arganil ou de Coimbra e não manda ambulância”. “Temos que telefonar depois para os bombeiros de Lagares da Beira ou Oliveira do Hospital. Só depois é que vêm os bombeiros e seguem as indicações que a linha 112 lhes dá” que, Segundo Carlos Carvalheira, não contempla o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

“Gostaríamos que houvesse aqui um canal aberto para que haja um médico no Centro de Saúde a fazer a primeira triagem”, afirmou o responsável à Rádio Boa Nova, verificando que as orientações são para “ir de imediato para Coimbra ou para Arganil”. Aquela seria também uma forma de o Agrupamento de Escolas “economizar algum dinheiro, porque a ambulância não espera e os assistentes operacionais que acompanham os alunos têm que regressar de Táxi e a escola não tem capacidade de suportar elevados custos”.

Assegurando aos pais dos alunos que, em qualquer situação, o auxílio será sempre prestado, Carlos Carvalheira apela também para que os próprios se dirijam à escola quando são avisados de qualquer tipo de ocorrência, para que possam acompanhar os seus educandos.

Carlos Carvalheira aguarda ainda pela marcação de reunião que solicitou ao coordenador do Centro de Saúde e disse já ter manifestado a sua preocupação à vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva.

A Rádio Boa Nova contactou Álvaro Luís, coordenador do Centro de Saúde Oliveira do Hospital, que não prestou qualquer esclarecimento à Rádio por estar em processo de cessação de funções. O novo coordenador do Centro de Saúde ainda não tomou posse no cargo.

Previous Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego
Next Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

Artigos Relacionados

Última Hora

ADEPTOLIVA aprova Gestão e Contas Positivas de 2018 por unanimidade e com voto de louvor

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o Presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, prestou várias informações…

Informação

Grupo de traficantes apanhado em Seia com droga e armas proibidas

A GNR deteve, ontem, em Seia, 10 pessoas, pelo crime de tráfico de estupefacientes e detenção de armas proibidas. O grupo tem idades entre 22 e 49 anos.

Informação

Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.157 acidentes que provocaram cinco mortos e 18 feridos graves durante os cinco dias da operação Todos os Santos, em que foram detidos 147

Destaque

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

A Câmara Municipal de Seia realiza, no próximo dia 3 de julho, pelas 15h00, as Comemorações do Feriado Municipal de Seia, no auditório …

Última Hora

Concerto “Cruzamentos & Enlaces” no Fórum Romano da Bobadela

Amanhã, 6 de julho, o Fórum Romano da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe o concerto “Cruzamento & Enlaces” …

Última Hora

Sinistralidade: nove detenções, 532 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de novembro a 3 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este domingo, 10 de março, pelas 15h00, disputa-se a 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Destaque

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

“Há Festa na Zona Histórica” adiado para fim de semana de 6 a 8 julho

A iniciativa “Há Festa na Zona Histórica” inicialmente prevista para os dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, na cidade de Oliveira do Hospital, foi adiada devido

Última Hora

Ana Paula Abreu, investigadora na área das microalgas, é a convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem investigadora Ana Paula Abreu…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.