Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

image_pdfimage_print

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

por um médico no Centro de Saúde, ao invés de serem encaminhados para Arganil ou para os Hospitais de Coimbra, como garante que está a acontecer desde o início do mês de janeiro.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse já ter solicitado uma reunião com carácter de urgência ao diretor do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para esclarecer o que tem vindo a acontecer. É que segundo o responsável, em caso de situação não urgente, o 112 “encaminha os alunos para os hospitais de Arganil ou de Coimbra e não manda ambulância”. “Temos que telefonar depois para os bombeiros de Lagares da Beira ou Oliveira do Hospital. Só depois é que vêm os bombeiros e seguem as indicações que a linha 112 lhes dá” que, Segundo Carlos Carvalheira, não contempla o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

“Gostaríamos que houvesse aqui um canal aberto para que haja um médico no Centro de Saúde a fazer a primeira triagem”, afirmou o responsável à Rádio Boa Nova, verificando que as orientações são para “ir de imediato para Coimbra ou para Arganil”. Aquela seria também uma forma de o Agrupamento de Escolas “economizar algum dinheiro, porque a ambulância não espera e os assistentes operacionais que acompanham os alunos têm que regressar de Táxi e a escola não tem capacidade de suportar elevados custos”.

Assegurando aos pais dos alunos que, em qualquer situação, o auxílio será sempre prestado, Carlos Carvalheira apela também para que os próprios se dirijam à escola quando são avisados de qualquer tipo de ocorrência, para que possam acompanhar os seus educandos.

Carlos Carvalheira aguarda ainda pela marcação de reunião que solicitou ao coordenador do Centro de Saúde e disse já ter manifestado a sua preocupação à vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva.

A Rádio Boa Nova contactou Álvaro Luís, coordenador do Centro de Saúde Oliveira do Hospital, que não prestou qualquer esclarecimento à Rádio por estar em processo de cessação de funções. O novo coordenador do Centro de Saúde ainda não tomou posse no cargo.

Previous Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego
Next Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

Artigos Relacionados

Desporto

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Informação

Arganil: Eleito pela CDU queixa-se de vandalismo

O deputado da CDU na Assembleia Municipal de Arganil apresentou queixa contra desconhecidos, junto das autoridades policiais, denunciando o facto “de sua viatura ter sido alvo de actos…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Casal morreu após queda de viatura na ria de Aveiro

Um casal despistou-se, ontem à tarde  num veículo automóvel na ria de Aveiro e  foi retirado sem vida pela equipa de mergulhadores. O acidente ocorreu junto…

Informação

Sinistralidade: 21 detenções, 894 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de fevereiro a 4 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Informação

Tábua agendou Feira do Queijo para  3 e 4 de março

O Município de Tábua agendou a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato para os dias 3 e 4

Região

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Destaque

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Última Hora

Infraestruturas de Portugal garante que obras no IP3 começam em maio

A Infraestruturas de Portugal garantiu, ontem, que as obras de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), que faz a ligação entre Coimbra e Viseu, começam em maio.

Informação

Arderam quase 28 mil hectares no Algarve

O incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação

Informação

Covilhã: Detido em flagrante por violência doméstica

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Covilhã, deteve em flagrante delito, na passada quinta-feira, um homem de 46 anos, pelo crime de violência doméstica, no