Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

image_pdfimage_print

A diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% dos doentes esteja ainda por diagnosticar. Os números são conhecidos…

…no Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, 14 de novembro.

Apesar de surgirem pequenos avanços no que diz respeito à medicina, a diabetes continua a ser causa de inúmeras mortes. Em Portugal, por dia, morrem mais de dez pessoas.  Segundo um relatório nacional, divulgado hoje, a doença afeta mais de um milhão de pessoas no país. O documento da Direção-geral da Saúde (DGS) revela que, apesar do número elevado de mortes, a taxa de mortalidade causada por esta doença tem vindo a diminuir, sendo que 2015 foi o ano que registou a taxa mais reduzida.

As mulheres têm sido o alvo mais forte. Por ano, mais de 2 200 mulheres morrem, enquanto que os registos face aos homens ficam entre as 1 600 e 1 900 mortes.

Apesar de os centros de saúde efetuatem avaliações do risco de desenvolver diabetes, o Programa Nacional para a doença propõe que haja um aumento de novos diagnósticos precoces.

Para além desses diagnósticos, nos próximos anos a DGS pretende diminuir a mortalidade prematura por diabetes e o desenvolvimento da mesma.

Outra realidade é o facto de a diabetes ser responsável por cerca de três amputações por dia. Em sete anos, foram feitas quase 10 mil amputações a membros inferiores. Apesar de o número de amputações estar em constante diminuição desde 2013, no ano passado ainda foram feitas mais de mil. De acordo com o relatório do Programa Nacional para a Diabetes, 2016 foi o ano com menor número de registos. Ligada aos maus hábitos alimentares, esta doença surge, normalmente, em pessoas com excesso de peso. 55% dos doentes apresenta obesidade.

Neste ano, o Dia Mundial da Diabetes fica também marcado por mais um avanço: crianças até aos 18 anos vão ter bombas de insulina gratuitas. Uma fonte oficial do Ministério da Saúde referiu à Lusa que esta medida, que abrange menores de idade que possuam diabetes tipo 1, vai avançar dentro de dois anos.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Autoridades procuram homem desaparecido em Trancoso
Next Góis entre as Autarquias + Familiarmente Responsáveis

Artigos Relacionados

Informação

CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira

Os CTT apresentaram em Oliveira do Hospital, nas instalações da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE),…

Sociedade

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Destaque

Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

O secretário de Estado da Administração Interna, Sérgio Gomes, garantiu aos bombeiros de Oliveira do Hospital que vai resolver o problema da viatura ardida em  4 de maio de 2016,

Politica

Assembleia Municipal aprecia renúncia de Luís Lagos ao mandato de deputado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne esta sexta-feira em sessão ordinária, pelas 14h30. A apreciação à renúncia de Luís Lagos e a votação…

Última Hora

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Última Hora

Saúde gerou polémica na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado do PSD, João Brito, viu rejeitada a proposta que apresentou em reunião da Assembleia Municipal para reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia.

Informação

Festival Municipal da Canção com inscrições abertas até 16 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 16 de fevereiro, as inscrições para o “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Destaque

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Região

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Informação

António Campos, Paulo Campos e Dulce Pássaro marcaram presença em almoço de apoio a José Sócrates

José Sócrates, ex-secretário geral do PS, esteve ontem num almoço com apoiantes, em Lisboa, onde marcaram presença Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas, e os oliveirenses Paulo Campos, ex-secretário de

Região

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,