Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital. O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração da efeméride que se assinala, anualmente, a 1 de outubro.

Desta forma, 17 grupos culturais acederam ao convite e na primeira noite do mês de outubro respirou-se música um pouco por todo o concelho. A iniciativa envolveu um total 320 músicos que se fizeram ouvir em 14 localidades do concelho. Foram 17 pequenos concertos de diferentes sensibilidades musicais que surpreenderam o público na rua pelas aldeias, vilas e cidade.

Nesta grande celebração do Dia Mundial da Música em Oliveira do Hospital foram participantes os seguintes grupos: Rancho Folclórico Cultural Lagares da Beira; Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical; Grupo Musical Melodias do Campo; Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca OH; Rancho Folclórico de Santo António do Alva; Grupo de Cantares da Associação da Casa do Povo de Nogueira do Cravo; Grupo de Cantares da Associação Melhoramentos Aldeense; Grupo de Concertinas da Ass. Cultural da Freguesia de Seixo da Beira; Rancho Folclórico Estrelas da Manhã; Rancho Folclórico de Vila Franca; Grupo Melodias E Tradições da Beira Serra; Grupo de Concertinistas Montes Hermínios; Grupo de Concertinistas Sons Tradições Do Alva; Tuna Cantares de Avô; Coral de Sant’Ana; Choral Poliphónico do Alva; Grupo de Concertinas Os Oliveirenses & Amigos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que foi uma noite de grande celebração da música e da cultura do concelho de Oliveira do Hospital que teve também o objetivo de contribuir para a divulgação e promoção dos grupos concelhios e do seu trabalho na preservação da música e cantares tradicionais, da música erudita ou outros géneros musicais, que é revelador da diversidade dos grupos culturais.

Esta foi também mais uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital na promoção da cultura concelhia que, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material.

Previous Cerca de 30 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo
Next GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

Artigos Relacionados

Última Hora

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Região

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Sociedade

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Última Hora

Unidade de Controlo Costeiro apreendeu 116 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no dia 7 de janeiro, 116 quilos de pescado por figa à lota, num estabelecimento de

Informação

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Politica

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Última Hora

65 acidentes e 371 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 27 de março a 2 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes e 371 infrações nas estradas do distrito de Coimbra, …

Região

Casimiro Santos, do L’artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo

Casimiro Santos, chef da Pizzaria L’artista, em Catraia de São Paio, pertence à Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, no passado dia 7 de setembro, se sagrou campeã mundial de pizzaiolos.

Informação

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O socialista foi único candidato à liderança da estrutura.

Região

Neve coloca cinco distritos sob Aviso Amarelo

Cinco distritos do continente estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Desporto

Oliveira do Hospital faz o teste ao monte de Colcurinho na Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital é, hoje, palco da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Região

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…