DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias
22 Julho, 2016 1070 Views

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

image_pdfimage_print

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e a procurarem zonas de sombra ou climatizadas.
“Estamos preocupados com a população em geral, mas sobretudo com os grupos mais vulneráveis, que podem ter mais suscetibilidade aos efeitos do calor, desinadamente as crianças, as pessoas com mais de 65 anos, os doentes crónicos e quem desenvolve atividade no exterior, sejam estas profissionais ou de lazer”, disse à Lusa Andreia Silva, diretora do serviço de prevenção da doença e promoção da saúde da DGS.
A especialista explicou ainda que este alerta serve sobretudo para a população de risco, mas também para a população em geral, tendo em conta a subida brusca das temperaturas, a manutenção durante alguns dias do tempo muito quente e ao facto de as temperaturas mínimas se manterem igualmente elevadas, levando às chamadas “noites tropicais”, o que não permite o arrefecimento natural das casas.
“Devemos estar atentos a nós, mas também aos que nos rodeiam, a quem sabemos que pode ter mais suscetibilidade aos efeitos do calor, a idosos que vivam isolados, familiares ou vizinhos que sabemos estar dentro deste grupo de risco”, acrescentou.
A DGS aconselha a população a manter o corpo fresco e hidratado, usar roupas largas, procurar sombras e locais frescos ou climatizados com recurso a ar condicionado, usar protetor solar, óculos de sol e chapéus de aba larga.
O tempo quente e seco estará de regresso no fim de semana, com previsão de temperaturas máximas de 39/40 graus e mínimas a rondar os 20, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão subir no sábado e no domingo, ficando próximas dos 20 graus, podendo em algumas regiões ser superiores.

Fonte:Lusa/DGS

Previous L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais
Next O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

Artigos Relacionados

Destaque

Nenhuma lista se candidatou à direção do FCOH

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua sem direção, depois de, ontem à noite, na Assembleia Geral do clube, nenhuma lista se candidatar.

Região

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Nacional

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Região

Maratona Clube Vila Chã distinguiu atletas em dia de aniversário

O Maratona Clube Vila Chã comemorou o seu 7º aniversário na Quinta do Crestelo, em Seia, na presença de atletas, sócios, apoiantes, patrocinadores e amigos.

Informação

Cirurgia adiada justificada com operação “a doente muito prioritário”

A Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou hoje o adiamento de uma cirurgia a um doente oncológico por, no mesmo dia, a máquina de sutura …

Última Hora

Detido homem que ameaçava vizinhos com armas de fogo em Trancoso

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, deteve esta terça-feira, um homem por posse ilegal de armas de fogo, no concelho de Trancoso, distrito da

Última Hora

Encontro sénior juntou 450 idosos em Oliveira do Hospital

Ontem cumpriu-se o habitual encontro sénior em Oliveira do Hospital que juntou perto de milhar de utentes das várias instituições do concelho num “convívio” destinado a assinalar a quadra natalícia.

Região

Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

A Câmara Municipal de Seia realiza, no próximo dia 3 de julho, pelas 15h00, as Comemorações do Feriado Municipal de Seia, no auditório …

Educação

Eptoliva vence concurso nacional “Hidrogénio a Próxima Geração de Energia”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, venceu o concurso “Hidrogénio – A Próxima Geração de Energia” promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração…

Informação

Abertura Solene das Aulas do IPC acontece hoje em Oliveira do Hospital

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinala, com uma cerimónia que se realiza hoje, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, …

Informação

CIM Região de Coimbra presente na BTL com programa “ambicioso”

A CIM Região de Coimbra, que tem vindo a apostar no turismo através da promoção da cultura, do património cultural e natural, preparou para a apresentação no Stand da Turismo

Informação

FCOH mantém luta pela liderança. ADN termina época com derrota mas assegura manutenção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu a 27ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra frente ao Penelense por 1-0. A